Pela ordem durante a 47ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Celebração da estreia do filme 'O agente secreto', de Kleber Mendonça Filho, no Festival de Cannes, em maio de 2025, com destaque para o apoio do Fundo Setorial do Audiovisual e a valoização da cultura pernambucana e brasileira no cenário internacional.

Autor
Teresa Leitão (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Maria Teresa Leitão de Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Cultura:
  • Celebração da estreia do filme 'O agente secreto', de Kleber Mendonça Filho, no Festival de Cannes, em maio de 2025, com destaque para o apoio do Fundo Setorial do Audiovisual e a valoização da cultura pernambucana e brasileira no cenário internacional.
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/2025 - Página 61
Assunto
Política Social > Cultura
Indexação
  • CELEBRAÇÃO, LANÇAMENTO, PRODUÇÃO CINEMATOGRAFICA, ENFASE, APOIO, FUNDO FINANCEIRO, PRODUÇÃO AUDIOVISUAL, VALORIZAÇÃO, CULTURA, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), AMBITO INTERNACIONAL.

    A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE. Pela ordem.) – Muito obrigada, Presidente.

    Como a Comissão é de Educação e Cultura, não poderia deixar de fazer este pela ordem, agradecendo a V. Exa., por rememorar uma rádio de grande audiência que diz isso que o senhor disse: "De Pernambuco, falando para o mundo."

    Peço a palavra, Presidente, para fazer um registro sobre a participação, orgulhosamente pernambucana e brasileira, da equipe do filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, em sua estreia mundial no Festival de Cannes.

    O longa, que teve apoio do Fundo Setorial do Audiovisual, no cenário de retomada de investimentos em cultura, está competindo à Palma de Ouro, principal prêmio da competição, e foi aplaudido de pé, por 13 minutos, em sua primeira exibição feita para uma plateia muitíssimo qualificada e diversa. Além disso, as imagens da chegada do elenco no evento emocionaram todo o país. O tapete vermelho foi transformado em um belíssimo e verdadeiro baile de frevo, com a apresentação dos Guerreiros do Passo e ao som da Orquestra Popular do Recife.

    Ressalto, portanto, o compromisso de Kleber Mendonça Filho com a nossa gente e a nossa cultura. Um pernambucano que é reconhecido em todo o mundo por ter se tornado, ao longo da sua trajetória, um símbolo reconhecido da valorização do cinema produzido além do eixo Rio-São Paulo. São grandes obras que carregam o nosso sotaque, as nossas dores, o talento dos nossos artistas, as nossas questões humanas, sociais e políticas.

    Viva o Brasil, viva o cinema brasileiro, viva Kleber Mendonça Filho!

    Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/2025 - Página 61