Pronunciamento de Magno Malta em 21/05/2025
Discussão durante a 47ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Críticas ao suposto ambientalismo ideológico e à atuação do IBAMA. Defesa do desenvolvimento regional e do agronegócio, exaltando a importância de colocar o ser humano acima de barreiras ambientais.
- Autor
- Magno Malta (PL - Partido Liberal/ES)
- Nome completo: Magno Pereira Malta
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
Administração Pública Indireta,
Desenvolvimento Regional,
Licenciamento Ambiental,
Meio Ambiente:
- Críticas ao suposto ambientalismo ideológico e à atuação do IBAMA. Defesa do desenvolvimento regional e do agronegócio, exaltando a importância de colocar o ser humano acima de barreiras ambientais.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/05/2025 - Página 93
- Assuntos
- Administração Pública > Organização Administrativa > Administração Pública Indireta
- Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
- Meio Ambiente > Licenciamento Ambiental
- Meio Ambiente
- Indexação
-
- ACUSAÇÃO, INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVEIS (IBAMA), OBSTACULO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, COMENTARIO, AUSENCIA, ASFALTAMENTO, LARANJAL DO JARI (AP), PROTEÇÃO, MEIO AMBIENTE, IDEOLOGIA, GOVERNO ESTADUAL.
O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Para discutir.) – Sr. Presidente, hoje, Senadora Tereza, Senador Davi Alcolumbre...
(Soa a campainha.)
O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES) – ... hoje é o dia em que o bom senso venceu a insanidade.
Senador Davi Alcolumbre, o senhor é do Amapá. Eu tenho uma história para lhe contar.
Eu fui ao Amapá fazer uma palestra em Laranjal do Jari. Desci no aeroporto, já fomos direto. Entramos numa estrada de chão, Senadora Tereza, e começamos a andar numa estrada de chão. Eu disse: "Venha cá, esse município é longe e não tem asfalto?". O motorista me disse, Senador Jayme: "Senador, não tem asfalto, porque o Governador é de esquerda e, no meio da estrada, tem uma árvore – o senhor vai ver – e, no pé dessa árvore, tem um formigueiro que é de formiga rara".
(Soa a campainha.)
O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES) – Formiga rara? Eu falei: "Mamãe, me acode! Formiga rara!"
Então não pode tirar o formigueiro do lugar para poder asfaltar a ligação da capital com Laranjal do Jari.
Não era, Senador Davi?
Uma árvore, porque tinha uma formiga... Sei lá como é o nome daquela desgrama, mas não se podia matar aquelas formigas. Em nome de um sentimento – não sei se isso é sentimento ou é doença... Uma ideologia que chega a esse ponto!
Eu sempre me perguntei, mesmo antes de ter mandato, Senadora Tereza: por que alguém luta tanto para ser Presidente da República e, quando chega na Presidência da República, ele não tem autoridade sobre o Ibama?
Nenhum Presidente toca no Ibama. O Ibama é intocável, Senadora Damares. O atraso que produziu no Brasil... E eu estou no Parlamento desde 1997, quando cheguei como Deputado Federal. Essa discussão rola, rola, rola, rola.
E hoje o Brasil, diante de tudo isso, vê um momento histórico. O país não pode ser penalizado por ideologias e por eternizados funcionários do Ibama, que são intocáveis e dão carteirada: "Eu sou concursado; sou ambientalista".
Como você desenvolve um país com um atraso, onde um Presidente da República... O problema é: se ele toca no Ibama, ele vira notícia negativamente. Com todo o respeito que eu tenho àqueles que vão votar contra, o dia de hoje é histórico! O relatório é histórico!
As Casas de lei costumam errar muito quando dão a relatoria de algumas matérias para quem não é do meio, para quem não pertence ao meio, para quem não está militando no meio.
V. Exa. é do agronegócio. V. Exa. é do campo. V. Exa. entende. V. Exa. sabe e tem a capacidade do entendimento.
Nesses meses e meses e meses, junto com o Senador Confúcio, com quem também quero me congratular nesta ocasião...
E não sei se Laranjal do Jari já recebeu asfalto.
Senador Davi, já tem? Já tiraram aquela árvore?
O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – Ainda não.
O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES) – Mas agora vão tirar! Veja só, Laranjal do Jari vai ser asfaltado agora, porque, neste momento histórico, o ser humano passa a ser mais importante do que o formigueiro.
Muito obrigado, Sr. Presidente.