Pronunciamento de Izalci Lucas em 28/05/2025
Pela ordem durante a 55ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apelo para a valorização dos servidores terceirizados do Senado Federal, e equiparação salarial entre os servidores do Congresso Nacional.
- Autor
- Izalci Lucas (PL - Partido Liberal/DF)
- Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Atuação do Senado Federal,
Trabalho e Emprego:
- Apelo para a valorização dos servidores terceirizados do Senado Federal, e equiparação salarial entre os servidores do Congresso Nacional.
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/05/2025 - Página 33
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
- Política Social > Trabalho e Emprego
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, VALORIZAÇÃO, SERVIDOR PUBLICO CIVIL, TERCEIRIZAÇÃO, SENADO, EQUIPARAÇÃO SALARIAL, CONGRESSO NACIONAL.
O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF. Pela ordem.) – Presidente, eu gostaria de ter a atenção de V. Exa. nesse assunto que eu vou dizer agora.
Quando terminar o Senador Girão de falar, eu faço... Pode terminar, Senador Girão. É porque o assunto é muito sério aqui, e eu precisava da atenção do Presidente.
Presidente, aqui no Congresso, e no Senado em especial, a gente busca resolver todos os problemas dos estados, municípios, dos servidores públicos.
Eu fiz um encaminhamento para a Primeira-Secretaria de algumas reivindicações aqui, Presidente, com relação aos terceirizados.
Quando fui Deputado, Presidente, nós aprovamos uma resolução na Câmara e depois aqui no Senado também aprovamos, e o Tribunal de Contas fica questionando isso. Quer dizer, basta o Supremo já fazer o que faz; agora o Tribunal. A Câmara e o Senado podem pagar um pouco mais para os servidores aqui terceirizados em função da resolução. Então, tem essa pendência do Tribunal em que eu gostaria de pedir a V. Exa. que interferisse também, porque nós não podemos admitir as decisões nossas serem questionadas.
Mas tem vários outros problemas, Presidente. Por exemplo, tem empresas aqui que, quando era ponto facultativo, nunca descontaram, por exemplo, o ticket alimentação. Agora entrou uma que desconta o ticket. Para os servidores aqui, três dias de ticket faz diferença. Então, a gente precisa ter uma atenção especial para esses terceirizados.
Eu sei que V. Exa. é um Senador muito sensível a essa causa, mas vamos cuidar um pouquinho da nossa Casa para dar uma certa atenção para os terceirizados.
Tem muitos problemas com relação ao salário diferenciado, a Câmara pagando mais do que aqui em algumas coisas. Assim para gente poder realmente... Eu recebi a resposta jurídica, mas a gente precisa ter uma resposta política.
Então, é um apelo que eu faço a V. Exa.