Pronunciamento de Laércio Oliveira em 27/05/2025
Discurso durante a 53ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão Especial destinada a homenagear o Grupo Energisa pelos 120 anos de atividade de energia elétrica no Brasil. Destaque apara a atuação da empresa no Estado de Sergipe.
- Autor
- Laércio Oliveira (PP - Progressistas/SE)
- Nome completo: Laércio José de Oliveira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Energia,
Homenagem:
- Sessão Especial destinada a homenagear o Grupo Energisa pelos 120 anos de atividade de energia elétrica no Brasil. Destaque apara a atuação da empresa no Estado de Sergipe.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/05/2025 - Página 24
- Assuntos
- Infraestrutura > Minas e Energia > Energia
- Honorífico > Homenagem
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, GRUPO, EMPRESA, ATIVIDADE, ENERGIA ELETRICA, DESTAQUE, ATUAÇÃO, ESTADO DE SERGIPE (SE).
O SR. LAÉRCIO OLIVEIRA (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SE. Para discursar.) – Muito bom dia, minhas senhoras, meus senhores. É uma alegria muito grande...
Saí agora de duas Comissões... Inclusive, Senadora Dorinha, estavam procurando V. Exa. lá, e foi muito bem justificado que a senhora estaria aqui, porque tem um projeto de relatoria de V. Exa.
Mas eu saí das Comissões porque eu não podia deixar de estar presente num momento muito especial. Talvez muitos de vocês não saibam, mas este momento desta sessão especial aqui no Senado Federal enche meu coração de muita alegria, porque o objeto deste momento tem tudo a ver com a realidade e o momento de transformação que o meu Estado de Sergipe passou a viver.
Mas, antes da minha fala breve, eu queria cumprimentar a Senadora Professora Dorinha Seabra, parabenizá-la por esse requerimento para a realização desta sessão especial. Quero cumprimentar o Deputado Federal Antonio Andrade, Toninho, que acabou de usar da tribuna aqui. Quero cumprimentar o Deputado Federal Ricardo Ayres, também aqui presente. Saiu daqui, há poucos instantes, o Ministro José Múcio, que certamente veio trazer na sua fala o reconhecimento que ele tem pela Energisa. Eu quero cumprimentar também, com muita alegria, o Diretor-Presidente da Energisa, Ricardo Botelho, muito prazer em revê-lo. E quero cumprimentar, com muita honra, o Presidente do Conselho de Administração da Energisa, Dr. Ivan Botelho. E é exatamente na figura do Dr. Ivan Botelho que eu quero começar a minha fala aqui breve.
Na verdade, a minha fala é um testemunho, testemunho de reconhecimento, de valoração e de crença. Em um determinado dia, em um determinado ano, eu não sei precisar qual, chega Dr. Ivan Botelho em Sergipe e, depois de várias conversas com o Governo do estado, ele faz uma reunião com o querido amigo que já foi tudo no nosso estado – é uma figura extremamente respeitada, se tivesse saúde, certamente estaria aqui orgulhoso, sentado em uma dessas cadeiras –, chamado Albano Franco. A partir daquele momento, eles selam uma parceria e a Energisa assume o controle da distribuição de energia em praticamente todo o Estado de Sergipe.
Naquele tempo, eu não era político, eu exercia – como exerço, estou afastado – a minha atividade empresarial no meu estado, mas eu celebrei aquele momento, Dr. Ivan, com muita alegria, porque eu sabia que, a partir daquele momento, a prestação dos serviços para os sergipanos seria feita de modo diferente, por tudo que Dr. Albano me falava naquele momento. E isso, de fato, aconteceu.
A distribuição de energia no Estado de Sergipe hoje, senhoras e senhores, é um motivo de muito orgulho para todos os sergipanos. Todo mundo é feliz com a prestação de serviços que a Energisa faz todos os dias, de domingo a domingo, de sol a sol. A gente não encontra, ou raramente encontra, alguma insatisfação por parte de algum consumidor. Mas, mesmo que ele esteja insatisfeito por algum motivo, ele carrega consigo a consciência de que a prestação de serviço chega com excelência, com responsabilidade e com atenção. E é claro que isso é fruto de uma gestão competente desenvolvida pela Energisa durante todos esses anos lá.
E, antes de ser Senador, antes de ser empresário, eu sou consumidor. Esse testemunho reflete exatamente o pensamento do meu povo e da minha gente. E creia, Dr. Ivan Botelho, aquilo que aconteceu há tantos anos melhorou muito a vida do meu povo e da minha gente. A minha presença aqui é para reconhecer esse esforço que a Energisa fez. Eu sei que foi um grande esforço. O Dr. Albano falava Cataguases-Leopoldina. Então, valeu muito a pena.
Eu não posso, ao final da minha fala aqui, deixar de trazer a memória pessoas muito queridas, que passaram a fazer parte do meu relacionamento pessoal e fazem até hoje. O primeiro Presidente que chegou lá foi uma pessoa chamada Marcelo Rocha, que perdemos há poucos dias. Ele fez um relacionamento grande na nossa cidade, levou a marca da Energisa para todos os cantos. E, a partir da Energisa, houve um fato que marcou profundamente a vida de todos os sergipanos, com muito orgulho, que virou até um quadro de obra de arte e um cartão postal: foi a árvore de Natal da Energisa, celebrando a cidade de Aracaju, celebrando o Natal. Aquele momento foi um momento maravilhoso. E as pessoas... Quando se anunciava a hora em que iria ser ligada a árvore de Natal, a cidade de Aracaju, a Avenida Beira-Mar ficava lotada de gente, de sergipanos e sergipanas que queriam ver aquela maravilha que enchia os olhos de todos nós. E ela permanecia acesa por muito tempo. Então, eu quero celebrar esse Presidente Marcelo Rocha, que passou por lá.
Mas eu encontrei aqui, com muita alegria, o Eduardo Mantovani, que foi Presidente lá também e que está sentado ali. É meu amigo querido também.
E quero cumprimentar também o Presidente atual, Roberto Carlos, que está aqui presente, que não é o Rei, mas que lá em Sergipe é quase rei, pelo belo trabalho, pela continuidade do trabalho que ele que ele faz acontecer. (Risos.)
Não existe tempo ruim. Em qualquer dificuldade que haja, se ligar para Roberto Carlos, vai ter uma solução.
E essa é a marca da Energisa. Isso passa pela relação institucional da Energisa aqui no Senado Federal – antigamente na Câmara, não era Fernanda? E agora aqui no Senado. E eu sempre digo: é da Energisa, tem passe livre; pode entrar, porque a Energisa me faz muito bem.
Então, parabéns pela celebração deste momento, dos 120 anos da Energisa.
Obrigado.