Discurso durante a 53ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a homenagear o Grupo Energisa pelos 120 anos de atividade de energia elétrica no Brasil. Destaque para o trabalho social prestado pela empresa, em especial sua atuação no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Energia, Homenagem:
  • Sessão Especial destinada a homenagear o Grupo Energisa pelos 120 anos de atividade de energia elétrica no Brasil. Destaque para o trabalho social prestado pela empresa, em especial sua atuação no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2025 - Página 25
Assuntos
Infraestrutura > Minas e Energia > Energia
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, GRUPO, EMPRESA, ATIVIDADE, ENERGIA ELETRICA.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Para discursar.) – Bom dia, Senadora Dorinha.

    Eu cumprimento toda a mesa e todos aqueles aqui que vieram prestigiar um evento tão importante.

    Ser empresário no Brasil não é fácil; sobreviver é mais difícil ainda, não é? Por isso eu quero dizer que, como sabemos, na história da Energisa, entrelaçada com o desenvolvimento do Brasil – muitos aqui já até disseram que foi fundada em 1905 –, a empresa evoluiu de uma pequena fornecedora local para um dos maiores grupos privados de energia do país, com capital 100% nacional. Acho que isso é importante destacar – não é, Senadora Dorinha?

    Hoje, essa empresa atende mais de 20 milhões de brasileiros em 24 estados, incluindo o meu querido Mato Grosso, do Senador Jayme Campos, que também está aqui.

    Imaginem como seria mais difícil a vida sem a presença da Energisa, sem energia elétrica confiável?! O agronegócio, a indústria e os serviços essenciais enfrentariam enormes desafios.

    A empresa não apenas fornece energia, mas também gera milhares de empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local e nacional.

    Destaco aqui a liderança do Diretor-Presidente da Energisa Mato Grosso, Marcelo Vinhaes, que, com sua experiência e comprometimento, tem conduzido projetos de modernização e expansão da infraestrutura elétrica no Estado de Mato Grosso e, claro, nos outros estados.

    A nível nacional, o grupo Energisa é liderado pelo CEO Ricardo Perez Botelho, cuja visão estratégica tem sido fundamental para o crescimento sustentável da empresa.

    E eu quero aqui também fazer um parêntese em relação ao trabalho social que a Energisa presta, principalmente quando tivemos os problemas das queimadas no nosso Pantanal. Uma coisa muito simples, mas que teve uma repercussão muito grande – e eu faço aqui questão de lembrar –, foi quando a Energisa reconstruiu ou construiu o ninho do tuiuiú para mostrar o símbolo do nosso Pantanal. Aquilo, claro, toca as pessoas. Às vezes, a empresa, claro, tem que pensar no lucro, tem que pensar no resultado, no atendimento, mas, às vezes, um simbolismo mostra o humanismo da empresa. Então, esse aspecto eu quero destacar.

    A Energisa já fez, no Pantanal do Mato Grosso do Sul, o Ilumina Pantanal, e temos agora o projeto para o Mato Grosso, Senador Jayme, que é o Pantanal Iluminado. Estamos trabalhando – V. Exa. foi Governador e trabalhou muito, inclusive – também na extensão dos linhões para o Nortão de Mato Grosso, em que praticamente não existia nada.

    Então, todos nós queremos, sim, essa parceria com uma empresa tão importante, e já fizemos alguns workshops lá em Cuiabá envolvendo todo o setor de energia.

    Por isso eu quero aqui parabenizar, em nome de todos os mato-grossenses, esses líderes e todos os colaboradores da Energisa, que, com seriedade e dedicação, garantem o fornecimento de energia de qualidade, contribuindo para o progresso do nosso estado e também do Brasil.

    Eu sei que aqui estamos para fazer os elogios. Eu sei que não é fácil você atender 100% em estados, principalmente, como o nosso Mato Grosso, grandioso, Senadora, um estado em expansão, com uma população relativamente pequena, com todas as suas complexidades, principalmente as do Pantanal, atender comunidades isoladas; isso não é fácil. Por isso eu estou aqui não para reclamar, mas sim para parabenizar por tudo de benfeito que a empresa fez e, claro, para estar junto para os novos desafios.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2025 - Página 25