Pela ordem durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimento, por parte de S. Exa., sobre sua presença na Comissão de Infraestrutura durante a fala da Ministra Marina Silva, contestando informações veiculadas na imprensa.

Autor
Jaques Wagner (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Jaques Wagner
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação da Câmara dos Deputados, Atuação do Senado Federal:
  • Esclarecimento, por parte de S. Exa., sobre sua presença na Comissão de Infraestrutura durante a fala da Ministra Marina Silva, contestando informações veiculadas na imprensa.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2025 - Página 65
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação da Câmara dos Deputados
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, PRESENÇA, ORADOR, Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), PERIODO, DISCURSO, MARINA SILVA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA.

    O SR. JAQUES WAGNER (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - BA. Pela ordem.) – Presidente, é só para esclarecer um episódio que está tendo repercussão na imprensa e que envolveu também meu nome, que foi a presença da Ministra Marina Silva hoje na Comissão de Infraestrutura.

    Ao contrário do que alguns veículos de imprensa estão veiculando, eu cheguei à sessão da Comissão de Infraestrutura, depois de uma reunião da bancada, exatamente às 9h, e acompanhei toda a falação da Ministra Marina e as respostas que ela deu a vários Senadores que fizeram as suas indagações. Na minha opinião, até o momento em que eu estava lá – depois tive que sair para ir à Comissão de Assuntos Econômicos, porque havia projetos sobre os quais eu precisava conversar com o Presidente da Comissão, Senador Renan Calheiros, e, por isso, saí e depois voltei e continuei acompanhando a Ministra Marina – na minha opinião ela estava muito bem, respondendo a todas as perguntas e esclarecendo as questões.

    Obviamente, em um momento ou outro, um ou outro sobe um pouco a temperatura, mas não vi nada. Infelizmente, eu saí e ficou o Líder do PT, Rogério Carvalho, que é o Vice-Líder do Governo. Eu saí, porque tinha outra tarefa da Liderança do Governo, e ele esteve lá e defendeu a Ministra Marina Silva de um episódio que aconteceu com um Senador que disse que a respeitava como mulher, mas não a respeitava como Ministra.

    Eu, pessoalmente, não concordo, evidentemente, com esse comportamento e não quero fazer aqui cavalo de batalha, mas eu acho que qualquer pessoa que é convidada ou convocada para estar em uma Comissão do Senado, mesmo que a gente discorde, merece o nosso respeito.

    Ela reagiu a isso, e o Senador Rogério Carvalho disse que, se ela se sentiu ofendida, ela tinha o direito de se retirar. Eu não estava lá, como já disse, porque estava em outra missão da Liderança do Governo, e eu sei que houve, vamos dizer, uma confusão, um desentendimento, e parece que, depois, o Senador Marcos Rogério, que preside a Comissão, fez a convocação dela.

    Eu, pessoalmente, entendo que ela cumpriu o convite, ela esteve aqui e respondeu a diversos Senadores – eu estava lá na maior parte do tempo –, e, portanto, eu não vejo por que fazer uma convocação. Ela, na verdade, se retirou no momento em que um Senador – e, de novo, eu não estou atrás de culpados aqui – disse que a respeitava como mulher, mas não a respeitava como Ministra.

    O Senador Rogério Carvalho entrou em sua defesa, e foi criado um ambiente não positivo na Comissão, o que não corresponde ao conjunto da sessão, porque, durante a sessão, todos os Senadores se dirigiram à Ministra e fizeram perguntas. O Senador Omar está aqui e foi um dos que a inquiriram. Evidentemente, cada um fala de um jeito. A Ministra também falou uma coisa com a qual o Senador Omar se sentiu ofendido, que era a questão do trabalho com técnica e ética, mas eu acho que isso é do calor do debate. O que eu acho que não pode acontecer é ser dito claramente a um convidado de uma Comissão: "Não a respeito como Ministra".

    Então, quero esclarecer, porque às vezes alguns órgãos de imprensa dizem: "Não, o Líder do Governo não estava lá". Eu não estava lá, mas ficou o Vice-Líder Rogério Carvalho; e eu só não estava lá, apesar de ter ficado em uma boa parte da sessão da Comissão de Infraestrutura, porque eu tinha outras tarefas da Liderança do Governo.

    Então, é só para esclarecer isso e externar a minha solidariedade à Ministra Marina por esse episódio, que eu considero que foi um episódio isolado. Todos os Senadores fizeram perguntas mais duras, inclusive, e debateram com ela, e não aconteceu problema nenhum. Infelizmente, houve esse episódio, que acabou criando um clima ruim na Comissão.

    Mas eu quero ponderar, e depois vou ponderar diretamente com o Senador Marcos Rogério, porque eu não vejo por que convocar, se, por um acordo comigo, ela foi convidada e lá estava respondendo às questões.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2025 - Página 65