Pela ordem durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de solidariedade de S. Exa. à Ministra Marina Silva, diante dos episódios ocorridos em audiência pública no Senado Federal. Defesa da manutenção do decoro parlamentar e do aprimoramento do processo de discussão política na Casa.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Imprensa, Mulheres:
  • Registro de solidariedade de S. Exa. à Ministra Marina Silva, diante dos episódios ocorridos em audiência pública no Senado Federal. Defesa da manutenção do decoro parlamentar e do aprimoramento do processo de discussão política na Casa.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2025 - Página 68
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Outros > Imprensa
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, MARINA SILVA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA, PARTICIPAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), SENADO.
  • DEFESA, APERFEIÇOAMENTO, DECORO PARLAMENTAR, PROCESSO, DISCUSSÃO, NATUREZA POLITICA, AMBITO, SENADO.

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE. Pela ordem.) – Sr. Presidente, é na mesma linha dos que já se manifestaram aqui os Senadores Jaques Wagner e Randolfe Rodrigues.

    Eu não estava presente àquela sessão em que estava aqui a Ministra Marina Silva, naquela audiência pública, mas tive a oportunidade de acompanhar depois a reprodução dos fatos pela própria TV Senado. E eu concordo com a visão de que todos nós temos o direito de ter opiniões divergentes, devemos respeitar as opiniões divergentes, mas, acima de tudo, nós temos o dever e a responsabilidade de tratar com o máximo respeito quem quer que seja: os Senadores entre si, alguém que venha para uma audiência pública, sendo do lado da oposição ou sendo do lado do Governo, mais ainda quando se trata de uma mulher, uma mulher que é respeitada mundialmente pela sua coerência, pela firmeza das suas posições, pelo fato de abraçar as causas mais importantes para a humanidade, ontem, no passado, e hoje, na condição em que ela está como Ministra do Meio Ambiente.

    Eu quero aqui externar a minha absoluta solidariedade à Ministra Marina Silva e dizer, Sr. Presidente, que nós aqui precisamos, inclusive, aperfeiçoar o processo de debate e discussão política. Nós não podemos reproduzir o que acontece em outras Casas Legislativas, onde muitas vezes se parte até para agressão física, onde há pronúncia de impropérios e palavrões. Enfim, nós temos que dar a esta Casa a continuidade àquilo que tem sido a sua história: uma Casa de debate, uma Casa de discussão, uma Casa onde as divergências são respeitadas, onde, acima de tudo, as mulheres, sejam elas quem forem, precisam ser respeitadas na sua condição de mulher. Por isso, eu externo aqui a minha solidariedade à Ministra Marina Silva.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2025 - Página 68