Pronunciamento de Teresa Leitão em 27/05/2025
Pela ordem durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro de solidariedade de S. Exa. à Ministra Marina Silva, diante dos episódios ocorridos em audiência pública no Senado Federal.
- Autor
- Teresa Leitão (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
- Nome completo: Maria Teresa Leitão de Melo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Atuação do Senado Federal,
Mulheres:
- Registro de solidariedade de S. Exa. à Ministra Marina Silva, diante dos episódios ocorridos em audiência pública no Senado Federal.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/05/2025 - Página 68
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
- Política Social > Proteção Social > Mulheres
- Indexação
-
- SOLIDARIEDADE, MARINA SILVA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA, PARTICIPAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), SENADO.
- REPUDIO, MANIFESTAÇÃO, MACHISMO, AUDIENCIA PUBLICA, Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), MARINA SILVA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA.
A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE. Pela ordem.) – Obrigada, Presidente.
Eu também quero neste debate me posicionar. Apesar de não ter estado presente na audiência, já todo mundo sabe o que aconteceu nessa audiência, no espaço do Senado.
E quero me deter em uma frase que foi dita e que é muito dita a nós mulheres por homens que têm atitudes machistas e perspectiva misógina – parece-me que é o caso de alguns que lá estavam. Dizer a uma mulher "ponha-se no seu lugar, volte para o seu lugar", Senador Contarato, é a imagem do machismo. Quem é o homem que sabe qual é o nosso lugar? Qual desses políticos aqui e de alhures sabe o que nós sofremos para estar aqui com os mesmos direitos de qualquer um que está aqui?! Sabem por quê? Porque a política para os homens é uma dádiva, os homens nasceram para a política, os homens nasceram para a vida pública. É isso o que está escrito na estruturação da sociedade capitalista e machista, em que o patriarcado reinou por muito tempo, o que ainda tem suas heranças na postura, infelizmente, de alguns Senadores. Graças a Deus, não é a postura do Senado como Casa, mas isso termina por respingar sobre nós como Casa. Na hora em que uma Ministra vem a convite responder às indagações duras que lhe foram feitas... E não é problema ser duro com uma mulher, o problema é ser desrespeitoso com uma Ministra. E esta expressão usada, Senador Humberto, é o suprassumo do machismo: "Volte para o seu lugar". Que lugar?! Quem é que sabe? Ou quem é que quer...? Ou é como alguns querem: que o nosso lugar seja no privado, no doméstico, sem disputar espaço público, sem formular políticas públicas?! Não passarão! Foi duro chegar até aqui! E nós chegamos até aqui com poucas abrindo o caminho para nós e ficaremos aqui abrindo o caminho para as que virão depois de nós! Quem estiver incomodado com isso engula, porque nós não vamos ficar caladas!
Toda a solidariedade à Ministra Marina.