Pronunciamento de Fabiano Contarato em 27/05/2025
Pela ordem durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro de solidariedade de S. Exa. à Ministra Marina Silva, diante dos episódios ocorridos em audiência pública no Senado Federal. Repúdio às manifestações de cunho machista dirigidas à Ministra Marina Silva.
- Autor
- Fabiano Contarato (PT - Partido dos Trabalhadores/ES)
- Nome completo: Fabiano Contarato
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Atuação do Senado Federal,
Mulheres:
- Registro de solidariedade de S. Exa. à Ministra Marina Silva, diante dos episódios ocorridos em audiência pública no Senado Federal. Repúdio às manifestações de cunho machista dirigidas à Ministra Marina Silva.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/05/2025 - Página 69
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
- Política Social > Proteção Social > Mulheres
- Indexação
-
- SOLIDARIEDADE, MARINA SILVA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA, PARTICIPAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), SENADO.
- REPUDIO, MANIFESTAÇÃO, MACHISMO, AUDIENCIA PUBLICA, Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), MARINA SILVA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA.
O SR. FABIANO CONTARATO (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - ES. Pela ordem.) – Pela ordem, Sr. Presidente. Pela ordem.
Sr. Presidente, eu também quero aqui fazer coro à voz dos colegas, porque o Senado Federal é uma Casa de representação. E o que eu sempre tenho aqui presenciado, em qualquer Comissão, é uma coisa que é regra nesta Casa que é o respeito. A gente pode ter divergência em qualquer campo político ou partidário, mas o respeito se impõe.
Eu não poderia, Senadora Teresa Leitão, deixar de lembrar que, durante a CPI da Covid, vários Senadores homens se exaltavam, e nenhum foi chamado de descontrolado, mas a Senadora Simone Tebet o foi. Quando ela foi chamada de descontrolada, ali estava explícito um comportamento sexista, misógino, porque, infelizmente, falar que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações está apenas deitado eternamente em berço esplêndido na Constituição Federal desde os dia 5 de outubro de 1988.
Eu quero aqui também me solidarizar com a com a Senadora, com a Ministra de Estado, com a Ministra Marina Silva...
(Soa a campainha.)
O SR. FABIANO CONTARATO (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - ES) – ... que sempre teve um protagonismo nessa pauta ambiental. Em que pese haver divergência, e que bom que há divergência, que ela seja no âmbito da respeitabilidade, que seja no âmbito da serenidade, da sobriedade. Então, eu espero que...
Infelizmente, a gente tem que tirar dos fatos que ocorrem nesta Casa algo positivo para que jamais possa se reproduzir e repetir o que hoje aconteceu com a Ministra Marina Silva naquela Comissão. Que isso sirva de um momento de reflexão para o Senado, porque não foi uma imagem positiva que passamos para a população brasileira.
Meu total apoio à Ministra Marina Silva.
Obrigado, Sr. Presidente.