Pronunciamento de Plínio Valério em 27/05/2025
Pela ordem durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da manifestação de S. Exa. em defesa do respeito às mulheres e repúdio às acusações de machismo, em resposta a críticas na audiência com a Ministra Marina Silva. Reafirmação do compromisso com o respeito à população do Amazonas.
- Autor
- Plínio Valério (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
- Nome completo: Francisco Plínio Valério Tomaz
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Atuação do Senado Federal,
Desenvolvimento Sustentável,
Imprensa,
Transporte Terrestre:
- Registro da manifestação de S. Exa. em defesa do respeito às mulheres e repúdio às acusações de machismo, em resposta a críticas na audiência com a Ministra Marina Silva. Reafirmação do compromisso com o respeito à população do Amazonas.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/05/2025 - Página 71
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
- Meio Ambiente > Desenvolvimento Sustentável
- Outros > Imprensa
- Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Terrestre
- Indexação
-
- REGISTRO, MANIFESTAÇÃO, ORADOR, DEFESA, RESPEITO, MULHER, AUDIENCIA PUBLICA, Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), PARTICIPAÇÃO, SENADO, MARINA SILVA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA.
- REPUDIO, ACUSAÇÃO, MACHISMO, DEBATE, Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), SENADO, PARTICIPAÇÃO, MARINA SILVA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA.
- REPUDIO, CENSURA, MANIFESTAÇÃO, PENSAMENTO, OPINIÃO, PLENARIO, COMISSÃO, SENADO, DEFESA, LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
O SR. PLÍNIO VALÉRIO (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - AM) – Presidente, dê-me três minutos...
O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – Concedo a palavra ao Senador Plínio Valério.
O SR. PLÍNIO VALÉRIO (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - AM. Pela ordem.) – ... três minutos.
O que me fez descer e vir aqui foi a palavra do Senador Randolfe: machismo. Novamente, essa coisa de lacrar. Eu fiz questão de começar dizendo que eu respeito a mulher. Caramba, e deixei isso gravado, que é para não ter lacre de novo!
Quando eu continuei, a Ministra Marina interrompeu. Ela já tinha puxado o braço do Presidente, ela tinha calado todo mundo, ela me interrompeu e, daquela forma, me perguntou por que eu dizia aquilo. Eu falei que sim, mulher eu respeito e haverei de respeitar sempre, como dever e com prazer; agora, uma Ministra que não respeita uma população inteira não tem o meu respeito, caramba.
Pergunte a ela, Randolfe, o respeito que ela tem por mim. Pergunte a esses Ministros qual o respeito que eles têm pelo Senado. Nenhum! Respeito é um conceito, uma atitude. Ela me chamou de... Foge-me o nome agora, sei lá, vou já me lembrar do nome. Chamou e eu não vi nada disso...
(Soa a campainha.)
O SR. PLÍNIO VALÉRIO (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - AM) – ... porque é uma opinião dela!
Pergunte aos eleitores do meu amigo Braga ou dos outros o que eles acham de mim? Que eu não presto. Isso é conceito! Eu não sou obrigado a respeitar quem não respeita a população.
O Omar foi perfeito hoje. O Omar agiu como Senador amazonense. O Marcos Rogério foi desrespeitado o tempo todo. E eu só fiz dizer: "Que bom reencontrá-la, Ministra, mas eu devo dizer que eu estou olhando aqui não para a mulher, eu vou olhar para a Ministra". Aí ela me interrompeu. Quando voltou, e ela perguntou por que, eu disse: "Porque a Ministra eu não respeito". Querem o quê? Judicializar? Querem o quê? Cassar mandato? Que seja! É um conceito. Eu não posso respeitar quem ironizou a minha população dizendo que a gente quer uma estrada para passear – como se passear não fosse um direito! Ela nos tira esse direito. Então, é isso aí.
Mais uma vez, às mulheres que aqui estão... Meu amigo Randolfe, a palavra machismo não cabe, irmão. Eu falei... Daquela vez foi porque eu desrespeitei a mulher, agora foi porque eu elogiei as mulheres. Querem me colocar no olho do furacão? Beleza. Não vou mais me defender. Eu tinha prometido não me defender, porque eu não fui eleito Senador para me defender, eu fui eleito Senador para defender o Amazonas. Não tem defesa minha, não vou me defender e vou defender o Amazonas sempre. Quem quiser que lacre, quem quiser que me acuse. Ainda vão tolerar um ano e meio e, se for pela vontade de Deus, por mais oito anos.