Pela ordem durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo ao Sr. Presidente do Senado Federal para a prorrogação do prazo da CPI das “Bets”.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal:
  • Apelo ao Sr. Presidente do Senado Federal para a prorrogação do prazo da CPI das “Bets”.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2025 - Página 118
Assunto
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, PRORROGAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, CASA DE APOSTA ESPORTIVA.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Muito obrigado, Sr. Presidente.

    Eu não sei se o senhor estava aqui, se já tinha chegado – acho que estava chegando –, quando o Senador Izalci Lucas fez uma denúncia muito grave do que aconteceu hoje. É um fato novo.

    Quero fazer um apelo. O senhor disse que a CPI das Bets deve terminar daqui a duas semanas, mas o fato que o Senador Izalci trouxe e mostrou para o Brasil hoje, ao vivo, na CPI das Bets, com vídeo, é grave, porque envolveria uma declaração forte de um influencer que estava convocado hoje para participar da CPI das Bets. Ele não veio; o Presidente Dr. Hiran acertadamente fez, de forma coercitiva, a vinda dele.

    E o que eu queria colocar para o senhor é o seguinte: segundo a denúncia, supostamente envolve R$3,5 bi, que é o que ele fala no vídeo, o Sr. Luan, para o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

    Esse é um vídeo apresentado hoje. Não podemos encerrar essa CPI das Bets sem ouvir esse senhor. Inclusive, foi uma deliberação aprovada por todos, de forma coercitiva, para ele voltar. Então, eu faço um apelo ao senhor. É um fato superveniente, um fato novo que a gente precisa ouvir, além de lobistas; além de outros requerimentos de compartilhamento de informações; além de quebra de sigilo que a gente precisa fazer.

    Então, eu lhe faço esse apelo, porque o brasileiro está morrendo. Nunca foi visto tanto suicídio coletivo, inclusive, no Brasil, a partir dessa coisa de aposta esportiva.

    Então, eu quero fazer um apelo. O Senador Portinho tem uma votação importantíssima...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... amanhã na Comissão de Esporte. Mas nós precisamos disto, Sr. Presidente: não podemos terminar essa CPI sem ouvir pessoas-chave, porque os Senadores têm requerimentos aprovados, reapresentados, para que a gente possa concluir.

    Eu lhe agradeço e faço um apelo para uma renovação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2025 - Página 118