Pela ordem durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Necessidade de que seja comprovada a autenticidade das provas apresentadas na CPI das “Bets”.

Autor
Eduardo Braga (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/AM)
Nome completo: Carlos Eduardo de Souza Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal:
  • Necessidade de que seja comprovada a autenticidade das provas apresentadas na CPI das “Bets”.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2025 - Página 119
Assunto
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Indexação
  • DEFESA, AUTENTICIDADE, COMPROVAÇÃO, PROVA DOCUMENTAL, VIDEO, APRESENTAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), SENADO, INVESTIGAÇÃO, CASA DE APOSTA ESPORTIVA.

    O SR. EDUARDO BRAGA (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - AM. Pela ordem.) – Eu fico surpreso. Eu acabei de receber, aqui pelo WhatsApp...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO BRAGA (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - AM) – ... o texto em que o eminente Senador Izalci denuncia esse vídeo. É um vídeo que não apresenta uma prova, sobre o qual não tem nenhuma análise de autenticidade.

    Eu pediria a atenção de V. Exa., Presidente, porque, veja, é grave. É uma denúncia que não apresenta uma prova. Nós não temos nenhuma autenticidade sobre o vídeo, se o vídeo é verdadeiro, se é falso. Ninguém tem a origem. É um fato – trazido aqui ao Plenário pelo Senador Girão – que foi apresentado hoje na CPI das Bets.

    Agora, eu me pergunto: há alguma prova? Há alguma verossimilidade no vídeo? O vídeo é autêntico? Quem é esse cidadão que apresenta essa denúncia? – se é que ele apresentou se esse vídeo é verdadeiro, se é falso.

    Eu quero aqui deixar a V. Exa. uma pergunta: como é que o Senado se comporta diante de um fato como este, que faz uma acusação tão grave, de uma forma tão – não quero adjetivar, mas na minha opinião – leviana? Porque não tem nenhuma comprovação apresentada nesse vídeo que eu acabei de ver.

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO BRAGA (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - AM) – A CPI, que permitiu que esse vídeo fosse apresentado, deveria dizer à Mesa se esse vídeo é verdadeiro, se é autêntico, se tem verossimilidade, se tem alguma procedência para que possa haver alguma deliberação da Mesa, sob pena de nós estarmos baseando uma decisão em cima de uma fake news. Aí é um absurdo, Sr. Presidente, que o Senado da República esteja sujeito a esse tipo de comportamento.

    Eu não estou aqui colocando nenhuma dúvida sobre a boa-fé da CPI, a boa-fé do colega Senador Izalci, do colega Senador Girão, mas estou aqui alertando para o fato de que nós podemos estar sendo induzidos a um gravíssimo erro de fazer afirmações de uma fake news diante da Câmara Alta do país.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2025 - Página 119