Presidência durante a 59ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a homenagear as instituições que trabalham pela vida, pela família e pela dignidade humana e celebrar a realização da 18ª Marcha Nacional pela Vida.

Críticas à prática do aborto e a propostas de sua legalização no Brasil. Críticas à OMS, por suspostamente promover o aborto como política pública de controle da natalidade, e ao STF, por suas decisões judiciais sobre o tema.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Sessão Especial destinada a homenagear as instituições que trabalham pela vida, pela família e pela dignidade humana e celebrar a realização da 18ª Marcha Nacional pela Vida.
Crianças e Adolescentes, Mulheres, Saúde:
  • Críticas à prática do aborto e a propostas de sua legalização no Brasil. Críticas à OMS, por suspostamente promover o aborto como política pública de controle da natalidade, e ao STF, por suas decisões judiciais sobre o tema.
Publicação
Publicação no DSF de 10/06/2025 - Página 55
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Política Social > Proteção Social > Crianças e Adolescentes
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Política Social > Saúde
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, TRABALHO, INSTITUIÇÕES, PROMOÇÃO, VIDA, FAMILIA, DIGNIDADE, CELEBRAÇÃO, EVENTO, MES, JUNHO, COMBATE, ABORTO.
  • CRITICA, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAUDE (OMS), APOIO, ABORTO, CONTROLE DA NATALIDADE, PREVENÇÃO, GRAVIDEZ, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), DECISÃO, ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL (ADPF).

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Muito obrigado, muito obrigado, Dr. Raphael!

    Eu até fui surpreendido aqui com a sua fala. O juramento de Hipócrates é muito grande, mas eu não cheguei a essa parte que tocava no aborto. Para mim, era uma coisa para defender a vida no limite das forças, desde a concepção, mas se fala nisso ainda, ainda é uma coisa mais forte.

    Eu peço desculpa a quem está nos assistindo pelo episódio. Não é a primeira vez, já aconteceu, inclusive comigo. Eu espero a capacidade de bom senso, de reflexão, das pessoas, do próprio jornalismo, porque isso é uma coisa... Eu sei que a decisão é alta, que não é da equipe de jornalistas, mas isso é constrangedor, isso é constrangedor! Eu filmei aqui, depois vamos colocar nas redes sociais, ele mostrando apenas como é que se faz isso. É aquela velha história do silêncio dos bons. As pessoas, neste momento, precisam se posicionar, porque isso é uma censura clássica – clássica –, no meu modo de entender.

    Eu não sei se lá na Câmara acontece isso, se você já mostrou o bebezinho. Acontece também? (Pausa.)

    Então, é uma coisa já combinada, mas não era assim, não, viu? No começo do mandato, eu mostrei várias vezes; não era assim não! Incomodou os poderosos depois.

    Deixe-me passar aqui, rapidamente, para agradecer a presença da Maria Angélica, filha do João Rodarte, outro grande líder que já passou para o mundo espiritual, grande líder espírita de Brasília, lá da... Fez um trabalho pró-vida fantástico o João Rodarte.

    Cadê a Angélica? Está aí? Está ali, não é? (Pausa.)

    Angélica, é bom te ver, viu? Satisfação. (Palmas.)

    O movimento de que também o Rodarte fazia parte, o internacional, qual era? O do... (Pausa.) Concrafas. Isso, ele fazia parte. É um movimento que também é muito corajoso nesse aspecto.

    O Allan, que é o Presidente da Adira, está no cantinho ali. (Palmas.) O Allan é outra grande liderança, está de parabéns. Daqui a pouco, nós vamos ter outro encontro pró-vida. É uma semana de luz.

    Então, eu quero encerrar. Posso fazer rapidamente aqui uma leitura? Porque eu prometi que ia colocar a questão das estatísticas pró-vida. É muito importante isso aqui.

    A Madre Teresa de Calcutá foi, talvez, uma das maiores pró-vidas. Nós tivemos muitos, mas a Madre Teresa enfrentou Presidentes, Primeiros-Ministros, em momentos-chave. Inclusive, quando foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz, ela falou sobre o aborto e disse o seguinte... Olhem só o que a Madre Teresa – bem pequenininha, mas uma gigante... Ela dizia o seguinte: "[...] [enquanto houver o aborto, não haverá] a paz na Terra [...]. Porque [o aborto] é uma guerra contra as crianças. Se [...] [uma sociedade permite] que uma mãe mate seu [próprio] filho no [...] ventre, como [...] [é que vai evitar que as pessoas se] matem [...] [umas às outras nas ruas]?". Então, é uma questão de coerência; Madre Teresa dizia isso.

    Se existe algo que me enche de satisfação é poder falar e agir em nome daquela que eu considero a causa das causas, a defesa da vida desde a concepção. Sonho com o dia em que esse assunto deixará de ser tratado nos Parlamentos, nos tribunais, nas esferas de Governo, para ser objeto apenas das universidades, se tornando capítulos vencidos da nossa história.

    Mas ainda temos um longo e árduo caminho a trilhar apesar de termos o avanço da ciência ao nosso lado como um poderoso aliado, além, é claro, de apoio contínuo e intenso das forças espirituais que atuam na Terra, em nome de Jesus Cristo. Infelizmente, algumas estatísticas de órgãos como a OMS colocam o aborto espontâneo dentro das estatísticas de aborto provocado, o que inflaciona de forma indevida esses números.

    A Dra. Lenise hoje não falou, mas eu aprendi com ela que no Datasus, até poucos anos atrás, tinha mais mortes de mulheres por picada de cobra do que por aborto. E os abortistas sempre inchavam esse número para dizer que o aborto era caso de saúde pública. Mentira. Mentira que o Presidente da República atual foi dizer lá fora.

    Mas a verdade vai triunfar.

    Organizações como a OMS continuam defendendo o chamado aborto seguro, como se fosse possível segurança numa prática que nada mais é que um terrível assassinato de crianças indefesas. Querem... E essa palavra criança é importante, tá? Criança, bebê – parabéns, Dr. Raphael! –, porque, às vezes, a gente traz o assunto feto, nascituro, que são termos jurídicos, biológicos, mas a criança é criança, é bebê. A diferença é o tempo.

    Então, essas instituições, como a OMS, querem, na realidade, promover a instituição de políticas públicas de controle da natalidade em que o aborto funcionaria como mero instrumento de prevenção da gravidez. Ignoram completamente as graves sequelas na saúde da mulher.

    Agora eu peço atenção a vocês. Eu peço atenção aos pró-vidas que aqui estão, aos que estão nos assistindo. Eu aprendi com vocês nesta causa... E terminar o Senado aqui... No ano que vem, termina o meu mandato – sou contra a reeleição, não venho disputar o Senado – e, muito provavelmente... Muito provavelmente, não; com certeza, eu continuarei nos movimentos pró-vida, porque esta causa nos estimula, nos inspira.

    Eu aprendi que a gente sempre deve levar o bebezinho, sempre deve levar e presentear, aonde puder... Não sei quem tem um bebezinho aí. Está ali a minha conterrânea, a Maiara, mostrando um bebezinho. Eu digo para vocês: levem sempre – levem sempre. Onde vocês estiverem, mostrem, porque aquilo já desarma muita gente que não sabe o que é o amor, não tem noção. E ali é a realidade. Já aprendi isso.

    Outra coisa é o seguinte. Digam essas estatísticas aqui, da The British Journal of Psychiatry, uma das maiores revistas, que diz o seguinte: "O aborto aumenta muito a incidência de doenças circulatórias e complicações hepáticas. É 190% maior a possibilidade de se contrair o câncer de mama". Vou repetir: é 190% maior a possibilidade de se contrair o câncer de mama, se você comparar com uma mulher que não faz o aborto em relação à que pratica o aborto – 190% maior a propensão.

    Sabe o que mais? Cinquenta e cinco por cento maior é o risco de doenças mentais naquela que faz o aborto, em relação a que não faz o aborto.

    São 220% a mais de dependência química – envolvimento com álcool e drogas. E 140% de quadros depressivos – cento e quarenta por cento a mais!

    E quer o último número? São 155% a mais de suicídios, que é a pandemia do momento.

    Eu quero deixar muito claro aqui, para quem está nos assistindo, a passagem forte do Evangelho que diz o seguinte: o amor cobre uma multidão de pecados.

    Muitas mulheres não sabiam disso, porque não deixam mostrar o bebezinho, porque essas estatísticas não estão nas primeiras páginas que deveriam estar – nos grandes veículos de comunicação. Escondem isso de você! Escondem isso de você!

    Então, leve esses assuntos para os debates. Mostre o bebezinho. Leve, porque você vai poupar vidas e sofrimento de mulheres; a vida da criança indefesa, e o sofrimento das mulheres que vão ficar com essas sequelas emocionais, mentais, psicológicas.

    E um detalhe: muitas mulheres que podem estar nos assistindo agora, e que fizeram o aborto, lembrem-se disso, vocês... a maioria total não tinha ideia, porque isso foi negado a vocês nas escolas, nas universidades, nas TVs da vida, nos debates – essas estatísticas e mostrar o bebezinho. Então, nada de remorso.

    Muitas vezes, foi o homem que exigiu, que ameaçou abandonar, e muitas vezes a mulher, pressionada, resolveu fazer o aborto. Então, a gente tem que ter um olhar de humanidade para essas mulheres, e não de julgamento, e não de punição.

    Então, é muito importante que a gente continue firme nessa causa. E as mulheres que estão nos assistindo: não fiquem com a consciência por eventual... algo que fizeram, com o peso de um aborto, porque vocês não sabiam, isso foi negado a vocês.

    Hoje é diferente. Por isso que esse assunto a gente tem que falar: é para evitar mais sofrimento, mais mortes.

    A Elba Ramalho – e está aqui uma amiga da Elba que vai nos presentear com o encerramento da sessão agora, a Zezé Luz, que tem um trabalho belíssimo pró-vida, roda este país –, a Elba Ramalho disse publicamente. É uma grande cantora nordestina, faz parte do nosso movimento pró-vida. Já esteve nas marchas com a gente aqui, em Brasília, no Ceará, onde a gente faz, e em outros lugares: Rio de Janeiro, São Paulo e outros.

    A Elba Ramalho disse publicamente que fez um aborto – se eu não me engano, em 1973 – e que ela ficou com aquilo na cabeça durante muito tempo, machucando.

    Ela, quando ia ao shopping center e via uma mãe com a criança andando, dizia: “Poxa...”. Acabava o dia dela. Porque ela via: "Esse filho dessa senhora era para ter a idade da minha filha". Então, aquilo acabava com o dia dela, ela teve problemas com isso e ela revelou a superação através do perdão, do autoperdão; pediu perdão também a Deus.

    Ela teve uma transformação muito grande lá em Medjugorje, com o Padre Pedro Stepien, grande pró-vida que está na Polônia. A conversão ali da Elba foi muito importante para isso, e a Elba... Vocês não têm ideia da quantidade de vidas que a Elba já salvou depois disso. Ela saiu do eventual remorso para ir para a reparação, e eu tenho certeza de que, assim como o Dr. Bernard Nathanson, um médico que fez milhares de abortos e que depois teve a coragem de se redimir, mostrando o que era o aborto... Ele se converteu no momento que estava fazendo um aborto para os seus alunos e, com o bebê fugindo do instrumento cortante, ali, ele foi tocado de compaixão. A partir daquele momento, ele salvou milhares, talvez milhões de vidas, porque ele mostrou para o mundo, fez palestras mostrando o que era o aborto. Ele se redimiu, um grande médico abortista.

    Então, a gente não tem que desistir de ninguém, da capacidade de reflexão... O Dr. Bernard, assim como a Elba, salvou muitas vidas e continua salvando.

    Como não podemos contar com organizações internacionais, e muitas delas financiam abortos – essas grandes corporações, Rockefeller, George Soros, estão aí abastecendo milhões, bilhões de dólares –, essas pautas de destruição, infelizmente. Nós precisamos cada vez mais fortalecer o trabalho das instituições que atuam na defesa da vida desde a concepção, levando a verdade para tantas pessoas que ainda ignoram as dramáticas consequências da prática do aborto.

    Meu despertamento pessoal para a necessidade de me dedicar a essa causa ocorreu em 2005, época em que nem de longe eu pensava na possibilidade de um dia estar aqui, exercendo um mandato eletivo. Naquela época, todos os defensores da vida espalhados pelo Brasil foram surpreendidos com o risco da legalização do aborto, através da rápida tramitação do PL 1.135, de 1991, assinado por inúmeros Deputados Federais do PT. Graças a Deus e à mobilização dos pró-vida, foi possível impedir esse brutal retrocesso civilizatório.

    Uma das minhas primeiras medidas legislativas ao assumir este mandato de Senador, em 2019, foi articular no Senado a tramitação nas Comissões da PEC da Vida, o sonho dos movimentos pró-vida, que é simplesmente acrescentar o óbvio ao art. 5º da nossa Constituição: que a proteção do direito à vida deve acontecer desde a concepção –, mas bastaram uma ou duas reportagens em revistas feministas, abortistas para que houvesse o recuo de parte dos Parlamentares que não gostam de polêmica, embora sejam pró-vida.

    Essa experiência serviu para comprovar que não há nenhuma possibilidade de ocorrer qualquer avanço de pautas abortistas no Congresso Nacional; quanto a isso, vocês fiquem tranquilos. Aqui, no Congresso Nacional, não tem perigo de passar o aborto, nesta legislatura, com os Senadores ou na Câmara dos Deputados, com os Deputados Federais. Por isso, é importante a população continuar mobilizada, os movimentos continuarem mobilizados para trazer a expressão da população brasileira que é pró-vida para cá, para continuar trazendo para o Congresso Nacional.

    Por causa disso, o Psol, que junto com o PT continuam sendo os partidos mais abortistas, eles deram entrada, no STF, em 2017 – na verdade o Psol –, com a ADPF 442, que visa a legalizar o aborto até a 12ª semana de gestação.

    A Relatora, Ministra Rosa Weber, depois de promover uma única audiência pública, resolveu se aposentar do Tribunal, na pior forma possível, ao colocar a ADPF em pauta através de um julgamento virtual, para que ela pudesse deixar seu lamentável voto favorável à legalização do aborto.

    Graças a Deus e ao trabalho incansável de conscientização em favor da vida, o julgamento, com muita pressão, foi suspenso – porque a sociedade se levantou naquele momento. Foi no dia 12 de setembro de 2023 – foi isso?

    E falando em tribunal, não podemos deixar de realçar a importância da Suprema Corte dos Estados Unidos, ao fazer a revisão do fatídico julgamento Roe versus Wade, que foi uma fraude, depois foi provado. O aborto foi legalizado nos Estados Unidos através de uma fraude – de uma pessoa que disse que foi estuprada, e não foi bem assim – que, em 1973, legalizou o aborto em todo o país.

    Cinquenta anos depois... E eu digo para vocês, quem puder ir aos Estados Unidos, uma vez na vida, participar da Marcha pela Vida, lá em Washington, sempre no mês de janeiro, é embaixo de neve, é dia 18, 19, 20 de janeiro, embaixo de nevasca muitas vezes, mas você vai ver quase um milhão de pessoas nas ruas, a maioria jovem.

    Por isso que eles reverteram lá a mobilização, principalmente dos católicos, das universidades, dos colégios, foi um trabalho muito bonito lá.

    A Corte finalmente refez, em 2023, o julgamento agora em defesa da vida, contrário à prática do aborto, colocando para os estados, e muitos estados revertendo.

    Muitos poderiam dizer que essa importante mudança, depois de 50 anos, se deu em função dos avanços da ciência, que, graças a Deus, vem evoluindo a nosso favor, quanto à definição da origem da vida física ocorrer exatamente no momento da fecundação – mas não foi só isso. Também pesou muito a persistência e força dos movimentos pró-vida. Prova disso é a magnífica marcha anual, como eu falei, em Washington.

    Quero, com isso, parabenizar todos os organizadores de nossa marcha anual aqui, em Brasília, que vai ocorrer amanhã.

    Atenção, você que é de Brasília, que está nos ouvindo, nos assistindo, você que tem parente, que tem essa causa, que é a causa das causas, participe conosco amanhã, persevere nessa manifestação pacífica da vida contra o aborto, porque esse grito ecoa aqui, dentro do Congresso Nacional, sempre, e de outras instituições.

    Então, eu quero desejar vida longa ao Movimento Pró Vida, vida longa e digna a todas as crianças que têm respeitado o seu direito fundamental de nascer.

    E eu quero sugerir um minuto de silêncio antes de fazer as homenagens finais às entidades que eu vou ler e vão receber um certificado daqui, do Senado. Eu queria fazer um minuto de silêncio, eu queria pedir para vocês, para a gente se levantar e fazer um minuto de silêncio pelas crianças abortadas no Brasil, milhares de crianças que foram abortadas pela cultura da morte.

    Então, vamos começar um minuto de silêncio. (Pausa.)

    Um minuto de silêncio.

(Faz-se um minuto de silêncio.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Muito obrigado. (Palmas.)

    É por elas que o nosso trabalho – porque elas não têm o grito, não é? – deve ser motivado.

    Eu peço a relação das entidades, para a gente citar, uma a uma, as entidades homenageadas hoje. (Pausa.)

    Está aqui.

    Então, neste momento, nós realizaremos aqui as homenagens às instituições que vão receber o certificado. É ali na saída? (Pausa.)

    No final, a gente vai bater uma foto com todas as entidades que vão receber aqui.

    Só dando o nome, que eu prometi, do Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, que teve a coragem, pela Justiça, de colocar um pró-vida naquele debate lá que aconteceu... debate, não; naquele evento que aconteceu na Defensoria Pública de São Paulo, que queria legalizar o aborto...

    E um detalhe, viu, pessoal? Um dos palestrantes dizia o seguinte: "Ó, pelo Congresso não tem jeito" – ele falou, está gravado, era um cientista político. Ele dizia: "Pelo Congresso, esqueçam vocês aí [a plateia ficou calada]. Esquece, não adianta o Congresso brasileiro. Só tem um jeito de a gente legalizar o aborto: é através do Supremo Tribunal Federal". E eles colocaram todo o esforço lá – nesse evento, estratégias para a legalização do aborto.

    Então, o Dr. Ivan Ricardo Sartori, que foi Presidente entre 2012 e 2013 – quem nos levou lá foi o Vereador Rubens Calvo, de São Paulo, da cidade de São Paulo –, nos atendeu e conseguiu que o Bassuma fosse. Ele acabou não falando, mas foi muito emblemático para a gente mostrar a intolerância daqueles que se dizem democratas.

    Então, eu quero ler aqui...

    Neste momento, realizaremos a homenagem às instituições e personalidades que lutam pela defesa da vida e da família no Brasil – uma parte delas, a gente sabe que tem muitas outras. Mas a gente, neste ano, está fazendo aqui essa homenagem.

    Os representantes das instituições e personalidades que estiverem presentes neste Plenário deverão, ao final desta sessão, dirigir-se aqui, à frente da mesa, para a entrega dos certificados e para uma foto oficial.

    Então, hoje é um dia muito especial, um dia que este Parlamento se reveste de dignidade para reconhecer e agradecer, porque há batalhas que não aparecem nas manchetes, mas que sustentam as colunas mais profundas da nossa sociedade. A defesa da vida, desde a concepção, e da família, que é a base de uma sociedade, é uma dessas ações silenciosas, muitas vezes invisíveis, mas absolutamente essenciais.

    Vivemos tempos em que os valores mais fundamentais da civilização são colocados à prova, em que o respeito à dignidade da vida humana, desde o ventre materno até o seu ocaso natural, tem sido relativizado, em que o sagrado papel da família como o berço do amor, da identidade e da formação moral, tem sido atacado por narrativas que desejam desconstruí-la. Mas é justamente nesses tempos de sombra que a luz da coragem brilha com mais força. E essa luz tem nomes, tem rostos, está nas instituições e nas pessoas que hoje homenageamos, em seus líderes voluntários, profissionais, mães, pais, jovens, homens e mulheres, que escolheram nadar contra a corrente para proteger o que há de mais precioso: a vida humana, desde a concepção, e o laço familiar que a sustenta.

    São instituições e pessoas que acolhem e não condenam, que defendem com firmeza e com amor, que não se calam diante da cultura da morte, que oferecem alternativas reais para a gestante em crise, apoio para a família ferida, orientação para a juventude desorientada, que não desistem de proclamar que as duas vidas importam – a da criança e a da mãe.

    Hoje o Senado Federal se curva. O Senado Federal se curva hoje diante desses testemunhos e o faz com profundo sentimento de gratidão. Que esta sessão seja mais do que uma simples cerimônia. Que seja o reconhecimento público e um compromisso político de que este Parlamento jamais fechará os olhos para a defesa da vida e da família no Brasil.

    Com o coração cheio de respeito e admiração, faremos uma singela homenagem a algumas dessas instituições e pessoas.

    Vamos lá ao nome delas:

    Associação Amor de Mãe, representada pela Sra. Ivanilda Ramos de Neiva.

(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Ivanilda Ramos de Neiva.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Associação Brasileira das Famílias Numerosas, representada pelo Sr. Richard Denis Ceschini Dias.

(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. Richard Denis Ceschini Dias.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas do DF, representada pelo Sr. José Miranda de Siqueira.

(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. José Miranda de Siqueira.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Associação Guardiões da Infância e da Juventude, representada pela Sra. Luciana Haas Leivas Laboissiere.

(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Luciana Haas Leivas Laboissiere.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Associação Nacional Pró-vida e Pró-família, representada pelo Sr. Paulo Fernando Melo da Costa.

(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. Paulo Fernando Melo da Costa.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Associação Virgem de Guadalupe, representada pela Sra. Mariângela Consoli de Oliveira.

(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Mariângela Consoli de Oliveira.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Ato de Amor Materno, representada pela Sra. Emanuela Cardoso dos Reis Sena.

(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Emanuela Cardoso dos Reis Sena.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Brazil 4 Life International, representada pela Sra. Dulci Santos Souza.

(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Dulci Santos Souza.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Casa Transitória Amor de Mãe, representada pela Sra. Marisete Ferreira Dias.

(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Marisete Ferreira Dias.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Centro de Reestruturação para a Vida (Cervi), representado pela Sra. Rose Santiago.

(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Rose Santiago.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Sr. Raphael Câmara Medeiros Parente, Conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM).

(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. Raphael Câmara Medeiros Parente.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Sr. Deputado Distrital João Cardoso Alves.

(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. João Cardoso Alves.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Sr. Deputado Estadual do Estado do Espírito Santo Wellington Callegari. Muito obrigado.

(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. Wellington Callegari.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Sr. Marco Antônio Martins Leite, Diretor da Vida e Família da Federação Espírita Brasileira.

(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. Marco Antônio Martins Leite.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Educar para o céu, representada pela Sra. Cristina Almeida Bueno e Silva Vilela.

(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Cristina Almeida Bueno e Silva Vilela.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Gerar Vidas, representada pela Sra. Edna Abadia da Silva.

(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Edna Abadia da Silva.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Instituto Isabel, representado pela Sra. Andrea Fabrino Hoffmann Formiga.

(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Andrea Fabrino Hoffmann Formiga.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Instituto Pró-Vida do Espírito Santo, representado pela Sra. Fátima Christina Miguel.

(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Fátima Christina Miguel.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Lar Assistencial Maria de Nazaré, representado pela Sra. Kelly de Oliveira de Carvalho.

(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Kelly de Oliveira de Carvalho.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Missão Duas Vidas, representada pela Sra. Aline Hipólito Pires.

(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Aline Hipólito Pires.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Movimento de Valores pelo Brasil (Mova Brasil), representado pelo Sr. Samuel Lúcio Araújo Silveira Ataíde.

(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. Samuel Lúcio Araújo Silveira Ataíde.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Movimento Focolares, representado pela Sra. Walkyria Aranha.

(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Walkyria Aranha.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Movimento Mães Direitas, representado pela Sra. Erika Roberta Nacif Monteiro.

(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Erika Roberta Nacif Monteiro.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo – O Lar de Eurípedes, representado pelo Sr. Joaquim Pedro Levino da Silva.

(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. Joaquim Pedro Levino da Silva.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Obras Sociais do Centro Espírita O Consolador – Creche Escola León Denis, representado pelo Sr. Marco Aurélio de Macedo.

(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. Marco Aurélio de Macedo.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Obras Sociais Jerônimo Candinho – Colégio Allan Kardec, representado pelo Sr. Hernandez Miranda.

(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. Hernandez Miranda.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Programa em Defesa da Vida (veiculado pela Rádio Rio de Janeiro), representado pela Sra. Jane Chantre Timoteo de Menezes.

    Um abraço para o meu amigo João também.

(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Jane Chantre Timoteo de Menezes.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Projeto Bityah – Núcleo de apoio a gestantes em vulnerabilidade social, representado pela Sra. Isabela Mazoni Pentagna Guimarães Arges Correia.

(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Isabela Mazoni Pentagna Guimarães Arges Correia.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Promotores da Vida, representado pela Sra. Cristiane Dias de Souza.

(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Cristiane Dias de Souza.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Rede Nacional em Defesa da Vida e da Família, representada pela querida Zezé Luz.

(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Zezé Luz.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Instituição Salvamos Vidas, representada pelo Sr. Nicholas Phillip Taves Costa.

(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. Nicholas Phillip Taves Costa.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Sociedade de Divulgação Espírita Auta de Souza – Lar Maria de Nazaré, representada pela Sra. Lana Lucia Levino de Araújo.

(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Lana Lucia Levino de Araújo.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Sound of Freedom Foundation, representado pelo Sr. Jonathan Hall.

(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. Jonathan Hall.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Sr. Uner Augusto de Carvalho Alvarenga, Vereador na Câmara Municipal de Belo Horizonte e membro fundador do Mova Brasil (Movimento de Valores pelo Brasil).

(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. Uner Augusto de Carvalho Alvarenga.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Fundação Vila do Pequenino Jesus, representada pelo Sr. Jorge Eduardo Deister, o Jorginho.

(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. Jorge Eduardo Deister.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – World Youth Alliance, representada pelo Sr. Antonio Renato Salviano dos Santos Montes de Almeida.

(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. Antonio Renato Salviano dos Santos Montes de Almeida.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Conselho Federal de Medicina, representado pelo Sr. José Hiran Gallo.

(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. José Hiran Gallo.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Instituição Nenhuma Criança Deixada para Trás, representada pela Sra. Andressa Alcântara.

(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Andressa Alcântara.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Então, a foto oficial pegando aqui a mesa do Senado; não sei se dá para pegá-la nessa foto. Dá para pegá-la? Acho que tem que ir lá para trás para pegar a mesa. (Pausa.)

    Mas tem nada não, é porque o movimento é grande, faz parte.

    Vamos só, pessoal, liberar o corredor para ter essa foto, que vai ser batida lá atrás. A gente vai ouvir a música. Uma das pessoas que está recebendo o prêmio vai cantar ali para a gente. A Zezé Luz vai cantar a música Deixou Viver.

    Então, antes de começar, espere só um minutinho.

    É para juntar um pouco mais?

    Às pessoas que estão na plateia peço para se sentarem. Agora acho que vai dar para todo mundo... (Pausa.)

    Opa! Perdão.

    Faltou chamar aqui dois. Eu não entendi.

    Sr. Washington, Presidente da Capelania, por favor.

(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. Washington Luiz da Silva.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Deputado Distrital Thiago Manzoni também.

(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. Thiago Manzoni.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Enquanto é feita essa foto, a Deputada Chris Tonietto, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida, vai fazer um convite especialíssimo para todos vocês.

    Vamos olhar para frente, para essa foto.

    A SRA. CHRIS TONIETTO (Para discursar.) – Queridos, eu quero aproveitar a oportunidade para fazer um convite especial: amanhã, às 8h30, nós teremos o nosso 2º Grande Encontro em Defesa da Vida, que vai acontecer no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. Estão todos convidadíssimos; aliás, convocadíssimos.

    Então, seria muito importante contar com a presença de cada um de vocês, representantes de entidades e representantes dos movimentos pró-vida. Vai ser mais uma oportunidade de nós juntos elevarmos a nossa voz.

    Então, amanhã, às 8h30, no Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados.

    Após esse evento, nós teremos a nossa Marcha pela Vida, que se dará às 14h, com concentração em frente à Catedral. Não é isso, Lenise?

    A SRA. LENISE APARECIDA MARTINS GARCIA (Fora do microfone.) – Isso.

    A SRA. CHRIS TONIETTO – É isso mesmo.

    Muito obrigada.

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Muito bem!

    Então, a foto oficial está tirada.

    Muito obrigado.

    Eu convido a todos para se sentarem só mais uns cinco minutinhos para a gente ouvir a nossa Zezé Luz.

    Informo para quem quiser conhecer mais sobre esse assunto que, além do site do Brasil Sem Aborto, www.brasilsemaborto.com.br, uma das entidades aqui referência, tem também o filme Blood Money.

    Você vai ao YouTube, porque está de graça esse filme – Blood Money - Aborto Legalizado –, que mostra o que está por trás da indústria de abortos – tem dinheiro; follow the money. Você vai entender por que há essa ânsia de legalizar o aborto.

    E esse filme a gente trouxe para o Brasil há 15 anos, lançamos em todo o país, e também ajudou a levantar esse movimento – está, inclusive, no Brasil Paralelo. Quero agradecer ao pessoal do Brasil Paralelo, que colocou esse vídeo gratuitamente lá na sua plataforma, para quem quiser assistir também.

    Então, Zezé, você vai fechar o evento. Muito obrigado pela sua presença. Leve o nosso abraço à nossa querida Elba Ramalho. Quero também dizer da alegria em ter, mais uma vez, você conosco aqui.

    Deus abençoe.

    Fique na paz.

(Procede-se à execução da música Deixou Viver.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/06/2025 - Página 55