Presidência durante a 60ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comunicação à Casa de recebimento do Prêmio Abel 2025, da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo; e do prêmio Conexão Inova, criado pelo Interlegis.

Autor
Davi Alcolumbre (UNIÃO - União Brasil/AP)
Nome completo: David Samuel Alcolumbre Tobelem
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Homenagem:
  • Comunicação à Casa de recebimento do Prêmio Abel 2025, da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo; e do prêmio Conexão Inova, criado pelo Interlegis.
Publicação
Publicação no DSF de 11/06/2025 - Página 51
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • INFORMAÇÃO, RECEBIMENTO, PREMIO, SENADO, ESCOLA, LEGISLATIVO, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – Só um minutinho. (Pausa.)

    Nós atingimos o quórum mínimo necessário...

    Mas pode votar no outro, Hiran.

    Temos vários embaixadores para deliberar na reunião de hoje.

    Encerrada a votação.

    Determino à Secretaria-Geral da Mesa que mostre no painel o resultado.

(Procede-se à apuração.)

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – Votaram SIM 40 Senadores; NÃO, 1 Senador.

    Está aprovada a indicação da Sra. Maria Clara de Abreu Rada para exercer o cargo de Embaixadora do Brasil na República da Sérvia e, cumulativamente, em Montenegro.

    Será feita a devida comunicação à Presidência da República.

    Mensagem nº 10, de 2025...

    Eu gostaria de solicitar às Senadoras e aos Senadores, Presidente Rodrigo Pacheco, que fiquem no Plenário. Nós teremos a deliberação de várias autoridades na tarde de hoje e carece da votação nominal de cada Senadora e de cada Senador. Então, eu gostaria de pedir a V. Exas. que permaneçam no Plenário, para que a gente possa fazer a deliberação de todos os indicados.

    Mensagem nº 10, de 2025, que submete à apreciação do Senado Federal a escolha do Sr. Bernard Jörg Leopold de García Klingl, Ministro de Primeira Classe – se eu tivesse um nome desse... – da Carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores, para exercer o cargo de Embaixador do Brasil na República do Azerbaijão.

    Parecer nº 16, de 2025, da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

    O Relator da matéria na Comissão foi o Senador Carlos Viana.

    Solicito à Secretaria-Geral da Mesa que abra o painel para o início da deliberação.

    As Senadoras e os Senadores já podem votar.

(Procede-se à votação.)

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP. Fala da Presidência.) – Gostaria de fazer um comunicado.

    Enquanto nós estamos em processo de votação e de deliberação, gostaria de fazer um comunicado às Senadoras e aos Senadores.

    É com satisfação que comunico à Casa duas distinções relevantes concedidas ao Senado Federal na última semana, que reafirmam o compromisso desta Casa com a promoção da cidadania, da equidade e da sustentabilidade institucional.

    Em primeiro lugar, recebemos o Prêmio Abel 2025, da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo, na categoria Publicação, pelo trabalho Cartilha da Vereadora, lançado em março do ano passado, na gestão do Presidente Rodrigo Otavio Soares Pacheco.

    A publicação foi elaborada pelo ILB/Interlegis, com a colaboração do Comitê de Gênero e Raça do Senado e também da Procuradoria da Mulher.

    Trata-se de um manual prático para fortalecer a atuação das Vereadoras do Brasil e também – por que não dizer? – dos Vereadores no enfrentamento à violência de gênero e na promoção de maior representatividade feminina nos Parlamentos municipais.

    A iniciativa foi lançada em sintonia com o esforço do Tribunal Superior Eleitoral nas eleições de 2024, para incentivar as candidaturas femininas e combater práticas que fragilizam as cotas de gênero.

    Também recebemos o primeiro lugar no 5º Prêmio Conexão Inova, na categoria Ambiental, Social e Governança (ESG), com o projeto Oficina de Gestão Pública Sustentável, criado pelo programa Interlegis.

    Essas oficinas, fruto da experiência do Núcleo de Coordenação de Ações de Responsabilidade Social do Senado Federal, têm promovido, com bastante sucesso, boas práticas de sustentabilidade junto às assembleias legislativas e às câmaras municipais em todo o país.

    Realizada sob demanda de Senadoras e Senadores, as oficinas vêm ampliando o alcance do reconhecido trabalho que aqui desenvolvemos na área ambiental.

    Ambas as premiações destacam iniciativas que conjugam conhecimento técnico, responsabilidade social e compromisso com o aprimoramento da gestão pública. Por isso, e com justificado orgulho, registro mais esse reconhecimento externo ao trabalho desta Casa, colaborativo, que realizamos no Senado da República.

    Em nome do conjunto de Senadoras e Senadores, os nossos agradecimentos, que divido com V. Exas. Também, ao tempo, quero cumprimentar o Presidente Rodrigo Pacheco, que iniciou esse processo no Senado Federal. (Pausa.)

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – As Senadoras e os Senadores já podem votar.

    Eu vou continuar e fazer uma consulta às Senadoras e aos Senadores sobre, enquanto nós estamos em processo de votação, de deliberação de autoridades, chamar a lista de Senadores inscritos.

    Senadora Zenaide Maia, V. Exa. deseja fazer uso da palavra?

(Intervenção fora do microfone.)

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – Com certeza.

    V. Exa. tem a palavra.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/06/2025 - Página 51