Pronunciamento de Jussara Lima em 11/06/2025
Comunicação inadiável durante a 61ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Celebração dos 90 anos do Município de Fronteiras-PI, destacando os avanços e investimentos realizados pelo Governo Federal. Elogios à promoção da inclusão social pelo Presidente Lula com auxílio do Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
- Autor
- Jussara Lima (PSD - Partido Social Democrático/PI)
- Nome completo: Antônia Jussara Gomes Alves Sousa Lima
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Comunicação inadiável
- Resumo por assunto
-
Governo Federal,
Governo Municipal,
Homenagem:
- Celebração dos 90 anos do Município de Fronteiras-PI, destacando os avanços e investimentos realizados pelo Governo Federal. Elogios à promoção da inclusão social pelo Presidente Lula com auxílio do Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/06/2025 - Página 19
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
- Outros > Atuação do Estado > Governo Municipal
- Honorífico > Homenagem
- Indexação
-
- CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO, MUNICIPIO, FRONTEIRAS (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), DESTAQUE, CRESCIMENTO, INVESTIMENTO, REALIZAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL (MDS), WELLINGTON DIAS, COMPROMISSO, JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO SOCIAL, DADOS, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), AUMENTO, EMPREGO, RENDA.
A SRA. JUSSARA LIMA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - PI. Para comunicação inadiável.) – Boa tarde.
Exmo. Sr. Presidente, Sras. Senadoras, Srs. Senadores, subo hoje a esta tribuna movida por razões que se entrelaçam. Na segunda-feira passada, estive nas celebrações dos 90 anos da minha querida cidade e terra natal, Fronteiras, um município no Sertão piauiense, distante 410km da capital, divisa com Pernambuco e com Ceará, uma típica cidade do Semiárido nordestino, com suas lutas históricas e conquistas de um povo bravo.
Junto com o Prefeito Eudes Ribeiro e meus conterrâneos, neste 9 de junho, comemoramos a entrega ao povo de Fronteiras de uma quantidade significativa de inaugurações e investimentos transformadores, obras históricas em saúde, educação, cultura e empreendedorismo, como o ponto de atendimento virtual da Receita Federal, a Sala do Empreendedor, a nova sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, as reformas e modernizações do Hospital Municipal Norberto Ângelo Pereira, da Unidade Básica de Saúde José Alves de Sousa, do Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho e da escola de tempo integral Hermínio José Ribeiro.
Os estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima agora contam com uma quadra de esportes coberta, salas de aula climatizadas, cantina e banheiros reformados, câmeras de monitoramento e salas de atendimento especializado para crianças neurodivergentes.
O ponto alto de todas essas conquistas foi a inauguração da base descentralizada do Samu, que será um marco no atendimento emergencial dos fronteirenses, garantindo-lhes socorro médico rápido e eficiente.
Esses avanços que minha terra natal experimenta são reflexos da dedicação dos agentes públicos que por ela trabalham e do esforço do Governo Federal, do Presidente Lula, para promover justiça social para todos.
O Brasil voltou a crescer e voltou a crescer com inclusão social. De acordo com os dados do IBGE, a renda dos 40% mais pobres da população cresceu 10,7% em 2024, o maior avanço já registrado nesse segmento. Combater a desigualdade dá resultado. E esse crescimento tem impacto direto na redução da fome, da pobreza e na melhoria de qualidade de vida de milhões de brasileiros. Esse resultado passa diretamente pelo trabalho comprometido do Ministro Wellington Dias à frente da pasta do desenvolvimento social e reflete a prioridade do Governo do Presidente Lula em reconstruir o país com justiça social, dignidade e oportunidades para todos.
Sinto-me honrada em ser parte dessas mudanças, trabalhando por Fronteiras e por todo o Piauí, ajudando a implantar políticas públicas e carrear recursos que garantam a transformação da realidade do nosso povo.
Seguimos firmes na luta por um Brasil mais igualitário.
Muito obrigada.