Pronunciamento de Damares Alves em 23/06/2025
Discurso durante a 67ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão Especial destinada a Celebrar o Dia do Policial Civil.
- Autor
- Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
- Nome completo: Damares Regina Alves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Segurança Pública,
Servidores Públicos:
- Sessão Especial destinada a Celebrar o Dia do Policial Civil.
- Publicação
- Publicação no DSF de 24/06/2025 - Página 22
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
- Administração Pública > Agentes Públicos > Servidores Públicos
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, DIA, POLICIAL CIVIL, POLICIA CIVIL, DISTRITO FEDERAL (DF).
A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Para discursar.) – Permita-me falar sentada, mas não tem como a gente ficar em silêncio diante da fala da Dra. Cláudia.
A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) – É.
A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF) – Hoje é dia de coração, e, quando o Dr. Saulo trouxe números que nos impressionaram, vem a Cláudia e fala do sofrimento. Quero só dizer uma coisa para os senhores – temos dois sindicatos na mesa e uma confederação –: da importância da representatividade de vocês aqui dentro, para não nos deixar errar. Então, às representatividades: não baixem a guarda! Nós, Senadores, somos ecléticos, nós temos que pensar em tudo. Se vocês não estiverem com as nossas assessorias... E a Leila fala muito daquela assessora dela, mas ela é assessora de todos nós, tá? Ela ajuda toda a bancada. Então, é a representatividade, senhores que estão aqui. Às vezes vocês questionam: "Por que o nosso representante está há tanto tempo lá?". Se não estiverem aqui, a gente se perde nos assuntos. Então, Dra. Cláudia, conte com toda a bancada na PEC 24, em todas as demandas, mas não nos deixe errar, e nos mantenha no curso, nos mantenha na linha, nos traga elementos, nos traga dados.
E quero só lembrar o seguinte: a polícia civil de todo o país depende muito da atuação de vocês. Vocês estão aqui do lado, pertinho, corram para cá. Contem conosco, porque depois não é só vindo do Governo para cá, pois tem um outro problema que ninguém lembra: é o convencimento dos colegas. Lembra no arcabouço, Leila, que você teve que andar, eu e você tivemos que andar de gabinete em gabinete para convencer.
A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) – E no fundo constitucional também. Estava falando aqui com o Dr. Saulo, de como a gente perde o sono defendendo esse fundo constitucional. (Risos.)
A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF) – Sim, para a gente convencer o colega de que a gente precisa daquele fundo constitucional. Não é só vir do Governo como uma boa proposta, é depois fazer o convencimento aqui. Ou vocês acham que todo mundo tem o coração na área da segurança? Ou vocês acham que todo Parlamentar ama a polícia? – desculpem-nos, vamos ser sinceros.
Então, tem o dia a dia, mas saibam que, pelo menos no DF – e vamos ser justos aos Deputados Federais também –, nós temos uma bancada que tem um coração voltado para a segurança, tanto aqui como lá. Mas eu quero cumprimentar é a representatividade. Vocês precisam estar cada vez mais aqui com a gente e fazendo esse trabalho sério. E podem contar com a gente.
Parabéns, Dra. Cláudia, Saulo, sindicato, a confederação, a representatividade! Eu defendo muito a participação social e as representatividades de categorias, e vocês estão dando um show aqui na Casa.
Deus abençoe vocês!