Pela Liderança durante a 68ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa do crescimento da economia brasileira, que tem superado as expectativas, e da atuação do Governo Federal em crises internacionais, como no resgate de brasileiros em regiões de conflito.

Lamento pelo acidente na Indonésia envolvendo a brasileira Juliana Marins e esclarecimentos sobre a conduta do Governo Lula ao acionar as autoridades locais.

Repúdio às acusações de que o Presidente Lula seja antissemita, reafirmando seu compromisso com a paz e a defesa dos direitos de israelenses e palestinos.

Autor
Jaques Wagner (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Jaques Wagner
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
Economia e Desenvolvimento, Governo Federal:
  • Defesa do crescimento da economia brasileira, que tem superado as expectativas, e da atuação do Governo Federal em crises internacionais, como no resgate de brasileiros em regiões de conflito.
Assuntos Internacionais, Governo Federal:
  • Lamento pelo acidente na Indonésia envolvendo a brasileira Juliana Marins e esclarecimentos sobre a conduta do Governo Lula ao acionar as autoridades locais.
Conflito Bélico, Governo Federal, Relações Internacionais:
  • Repúdio às acusações de que o Presidente Lula seja antissemita, reafirmando seu compromisso com a paz e a defesa dos direitos de israelenses e palestinos.
Publicação
Publicação no DSF de 25/06/2025 - Página 28
Assuntos
Economia e Desenvolvimento
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Outros > Assuntos Internacionais
Outros > Conflito Bélico
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
Indexação
  • DEFESA, CRESCIMENTO, ECONOMIA, AUMENTO, RENDA, FAMILIA, MOVIMENTAÇÃO, COMERCIO, DADOS, PESQUISA, AGENCIA ESPECIALIZADA.
  • SOLIDARIEDADE, FAMILIA, MULHER, MORTE, PAIS ESTRANGEIRO, INDONESIA, DEFESA, ATUAÇÃO, ITAMARATI (MRE), EMBAIXADA DO BRASIL, JACARTA, COBRANÇA, RESGATE, GOVERNO ESTRANGEIRO, REGISTRO, AUSENCIA, ESPECIALIZAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, AÇÕES, VULCÃO.
  • REPUDIO, ACUSAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, OPOSIÇÃO, POVO JUDEU, DEFESA, DIREITO, EXISTENCIA, ESTADO, ISRAEL, PALESTINA, CRITICA, VIOLENCIA, RESPOSTA, MILITAR, HAMAS, ENFASE, MORTE, CIVIL, CRIANÇA, MEDICO, REGISTRO, PAZ, REJEIÇÃO, INVASÃO ESTRANGEIRA, RUSSIA, UCRANIA, CONDENAÇÃO, ARMAMENTO NUCLEAR.

    O SR. JAQUES WAGNER (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - BA. Pela Liderança.) – Eu queria só, não contestar, mas fazer alguns esclarecimentos sobre a fala do nobre Senador Magno Malta.

    Em primeiro lugar, a economia brasileira não está na bancarrota, ao contrário, ela tem crescido acima de todas as expectativas. Temos a inflação um pouco fora da meta, mas eu creio que vamos reposicioná-la; as famílias estão com um nível de renda superior ao que tinham, e isso movimenta o comércio, a gente está vendo aí os resultados – não sou eu que estou falando, essas são pesquisas feitas por órgãos especializados.

    Segundo, em relação ao trágico acidente com essa brasileira lá na Indonésia...

    Eu só queria lembrar a V. Exa. que, quando eclodiu, a partir do ataque terrorista do Hamas, o pânico naquela região, o primeiro Governo a colocar lá alguns aviões e transportar brasileiros que queriam voltar foi o Governo brasileiro, que depois até ajudou outros brasileiros que estavam na Faixa de Gaza e que queriam voltar. Então, esse não é um Governo que se omite.

    Em relação ao trágico acidente com essa brasileira lá na Indonésia, a Chancelaria provocou na embaixada brasileira em Jacarta os diplomatas, que foram cobrar do Governo – porque nós não temos vulcões aqui e seguramente quem é responsável, na Indonésia, por cuidar desse tipo de acidente seguramente têm muito mais tarimba do que nós – mas, infelizmente, o resgate foi feito já com a jovem sem vida, e eu me solidarizo com a família, assim como, imagino, todo o povo brasileiro, porque isso comoveu todo mundo.

    Agora, não é verdade... pode não ter mandado o avião, mas isso não era a coisa mais importante, o mais importante era resgatar essa jovem de onde ela tinha caído. Pelo visto, ela caiu de uma altura muito grande, por isso já foi encontrada... já estava há 72 horas sem comida – não sei se tinha alguma água com ela na hora que caiu, mas, com aquela queda, eu acho que não deve ter segurado nada – e, infelizmente, ela estava sem vida. É uma fatalidade que ocorre com uma pessoa que deve conhecer e tem aquele espírito de fazer trilha – estava com famílias, inclusive, fazendo a mesma trilha –, e o Governo foi lá, o Governo da Indonésia, repito, que tem expertise muito maior do que a nossa para resgatar de um vulcão, que nós não temos, mesmo um vulcão que já não emitia mais lava, etc.

(Soa a campainha.)

    O SR. JAQUES WAGNER (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - BA) – Portanto, só para esclarecer a V. Exa. que toda vez que um brasileiro está em apuros fora do país... Por isso eu fiz questão de citar o caso de Israel depois do ataque terrorista, em que nós colocamos mais de um avião e fomos o país que muito mais rapidamente... o avião estava lá estacionado, quando ainda nem se conseguia sair, no caso da Faixa de Gaza, para os brasileiros que lá estavam para sair. Então, é só para...

    Eu conheço a vossa veemência, a vossa paixão, como eu também sou apaixonado por Israel, e quero insistir em dizer o seguinte: o Presidente Luiz Inácio, em hipótese nenhuma, é um antissemita, senão não teria, como Líder do Governo dele, um judeu; como não teria, no primeiro Governo, um assessor de imprensa judeu; como tem uma pessoa, que é praticamente uma sombra dele, Clara Ant, judia.

    Isso não quer dizer, é até o contrário...

(Soa a campainha.)

    O SR. JAQUES WAGNER (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - BA) – ... que nós concordemos com o atual Governo de Israel, porque é abominável o crime do Hamas, mas eu creio que a resposta acabou sendo tão violenta, que não é o Presidente Lula...

    Eu tenho filha que vive nos Estados Unidos, na Califórnia, que é um lugar tido de "cabeças abertas", vamos dizer assim, no entanto, o banheiro feminino da escola dela está todo pichado de suástica. Se a gente conhece a história – e V. Exa. seguramente conhece – de Davi contra Golias, querendo ou não, é a imagem que o mundo tem pelo fato de o Estado de Israel ser muito mais organizado e ter forças militares muito mais organizadas, até porque ele é cercado por países que não aceitam até hoje, como V. Exa. disse, a existência do Estado de Israel.

    Eu sou daqueles que...

(Soa a campainha.)

    O SR. JAQUES WAGNER (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - BA) – ... defendo a existência do Estado, como defendo a existência de um Estado para os palestinos. Essa convivência é a que eu defendo para que a gente possa ter paz.

    Então, só para esclarecer: o Governo, de pronto, acionou seus Embaixadores lá em Jacarta, que foram cobrar do Governo de Jacarta, até porque a gente não teria como mandar uma equipe de salvamento daqui, que seguramente não teria provavelmente a mesma expertise que eles têm lá, porque lá está cheio de vulcão.

    Então, é só para esclarecer isto, respeitando o seu pronunciamento: o Presidente Lula não é um antissemita – se ele fosse antissemita, eu não estaria lá nem estaria aqui se eu reconhecesse nele um antissemita – e ele sofre de ver inocentes, que não são do Hamas, são crianças, são médicos e até diplomatas que foram atingidos pela reação.

    Quanto à questão...

(Soa a campainha.)

    O SR. JAQUES WAGNER (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - BA) – ... de o Presidente americano fazer o combate, fazer o ataque, mesmo que ele tenha sido cirúrgico em cima de instalações que são boas de serem controladas, porque nós não queremos muitos países tendo bomba atômica, etc, etc, mas quem defende a paz prefere não apoiar, como não apoiou, a invasão da Rússia na Ucrânia. Então, é uma questão de posição política que o Presidente sempre conduz e tem coerência nela.

    Era só isso.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/06/2025 - Página 28