Pronunciamento de Zequinha Marinho em 25/06/2025
Discurso durante a 69ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Voto de pesar pelo falecimento do Sr. Deusdedith Septímio Ramos, Pastor Evangélico da Igreja Assembleia de Deus, com homenagem à sua trajetória à frente de trabalhos e missões religiosas no Município de Xinguara-PA.
- Autor
- Zequinha Marinho (PODEMOS - Podemos/PA)
- Nome completo: José da Cruz Marinho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Religião:
- Voto de pesar pelo falecimento do Sr. Deusdedith Septímio Ramos, Pastor Evangélico da Igreja Assembleia de Deus, com homenagem à sua trajetória à frente de trabalhos e missões religiosas no Município de Xinguara-PA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/06/2025 - Página 12
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Outros > Religião
- Indexação
-
- VOTO DE PESAR, HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, PASTOR, IGREJA EVANGELICA, HOMENAGEM, TRABALHO, MISSÃO, MUNICIPIO, XINGUARA (PA).
O SR. ZEQUINHA MARINHO (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - PA. Para discursar.) – Muito obrigado, Presidente.
Eu venho aqui à tribuna, neste primeiro momento, para trazer um requerimento que jamais gostaria de apresentar nesta Casa.
Requeiro, nos termos do art. 221, inciso I, do Regimento Interno do Senado Federal, inserção, em ata, de voto de pesar pelo falecimento do Pastor Deusdedith Septímio Ramos, bem como a apresentação de condolências à viúva, Missionária Dejanira Sampaio Ramos, e a seus filhos Delurdes, Damares e Diarney.
Faleceu ontem, dia 24 de junho, aos 85 anos, o Pastor Deusdedith Septímio Ramos, um dos principais nomes da Assembleia de Deus no Brasil.
Reconhecido por sua longa trajetória à frente da igreja em Xinguara, no Estado do Pará, no sul do Estado do Pará, ele foi Presidente da Assembleia de Deus, esta igreja, por mais de 48 anos.
Foi um dos fundadores do Serviço de Evangelização dos Rios Tocantins e Araguaia e ocupava o cargo de Presidente de Honra da Confradespa (Convenção Fraternal Interestadual dos Ministros das Assembleias de Deus Seta, no Estado do Pará). Também era Presidente de Honra da Assembleia de Deus em Xinguara.
Em janeiro de 2025 – deste ano, portanto –, foi reconhecido pela CGADB (Convenção Geral dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Brasil) como o decano da denominação no país, homenagem feita pelo Presidente da entidade, pastor José Wellington Júnior, em razão do seu tempo ininterrupto de liderança no mesmo campo.
O Pastor Deusdedith foi um verdadeiro exemplo de liderança e dedicação à fé e à comunidade.
Além do seu compromisso espiritual e pastoral, ele também foi um homem de família, tendo formado um lar sólido e amoroso ao lado de sua esposa, Missionária Dejanira Sampaio Ramos, com quem compartilhou 63 anos de um casamento feliz, sólido e frutífero, que serviu como exemplo ou serve como exemplo para muita gente.
Dessa união, nasceram três filhos: Delourdes, Damares e Diarney, que seguem o exemplo de integridade e os valores morais e espirituais dos pais.
O Pastor Deusdedith era avô de 14 netos e bisavô de dez bisnetos, demonstrando o legado duradouro de construção, com muita oração, deixando a marca inestimável para as futuras gerações.
Em reconhecimento à sua trajetória de fé, dedicação e serviço, solicito que este voto de pesar seja encaminhado à família, à Convenção Geral, à Convenção Confradespa, no Estado do Pará, como também à população de Xinguara, através do Governo municipal, cujo Prefeito é membro daquela igreja.
Quero dizer aqui, ainda, que o Pastor Deusdedith era uma pessoa da nossa convivência desde muitos anos. Ainda era adolescente, quando o conheci como um homem de Deus, íntegro, dedicado e trabalhador.
Começou junto com Xinguara. Xinguara é uma cidade muito nova, de quarenta e poucos anos. Antes da sua emancipação, o Pastor Deusdedith já estava lá e tomou conta daquela geração de moradores, de pioneiros, de pessoas que foram para lá e que muitas vezes precisavam de um conselho e de um encaminhamento, e o Pastor Deusdedith nunca se negou a esse ministério de aconselhamento pastoral e de liderança espiritual, enfim...
Mas a vida aqui na Terra é curta – não é? –, e a gente tem que conviver com isso.
Estava enfermo já há algum tempo, passando muitas dores e necessidades, e Deus achou por bem fazer com que todas essas dores do corpo material, físico, cessassem.
Conversando com o Pastor Djarley, seu neto, que hoje é o grande líder da igreja em Xinguara, ele me disse desse sofrimento e dessa sua luta e que ele mesmo, com muito dó, com muita pena do seu pastor e avô, pediu a Deus que desse um descanso tranquilo a ele. E, na verdade, isso aconteceu nos primeiros minutos do dia de ontem.
Portanto, eu quero aqui, da tribuna desta Casa, me congratular com toda a família, com todos os filhos, com todos os netos, com todos os membros da Assembleia de Deus do Ministério da Confradespa de AD-Seta; quero aqui me congratular com todas as lideranças evangélicas de Xinguara e de toda a região sul do Pará, onde ele tinha influência e era tão querido; e me congratular também com toda a Convenção Geral, que tinha, na pessoa do Pastor Deusdedith, um fiel líder naquela região.
Que Deus possa consolar todos os nossos corações e que a gente possa continuar avançando, trabalhando, lutando, sem nunca nos esquecer do legado deixado pelo Pastor Deusdedith Septímio Ramos, que hoje já está morando e descansando na eternidade.
Muito obrigado, Presidente, pela oportunidade.