Orientação à bancada durante a 69ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Orientação à bancada, pelo Bloco Parlamentar Vanguarda, sobre o Requerimento (RQS) n° 451, de 2025, que "Requer urgência para o Projeto de Lei Complementar nº 177/2023, nos termos do art. 336, III, e 338,III, do Regimento Interno do Senado Federal."

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Orientação à bancada
Bloco Parlamentar Vanguarda: Não
Resumo por assunto
Poder Legislativo:
  • Orientação à bancada, pelo Bloco Parlamentar Vanguarda, sobre o Requerimento (RQS) n° 451, de 2025, que "Requer urgência para o Projeto de Lei Complementar nº 177/2023, nos termos do art. 336, III, e 338,III, do Regimento Interno do Senado Federal."
Publicação
Publicação no DSF de 26/06/2025 - Página 37
Assunto
Organização do Estado > Poder Legislativo
Matérias referenciadas
Indexação
  • ORIENTAÇÃO, BANCADA, PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR (PLP), CRIAÇÃO, LEI COMPLEMENTAR, FIXAÇÃO, QUANTITATIVO, DEPUTADO FEDERAL, AMBITO, CAMARA DOS DEPUTADOS, ACRESCIMO, MEMBROS, NORMAS, DISTRIBUIÇÃO, VAGA, ESTADOS, DISTRITO FEDERAL (DF), GARANTIA, PROPORCIONALIDADE, POPULAÇÃO, CENSO DEMOGRAFICO, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), DADOS, AUDITORIA, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), METODOLOGIA, REVISÃO.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Para orientar a bancada.) – Muito obrigado, Sr. Presidente.

    Eu queria apenas justificar por que...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... este assunto não é urgente para a sociedade brasileira. Não tem urgência...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... nenhuma. A prioridade do povo brasileiro é outra, é conseguir um caminho para sair, para colocar a cabeça de fora e respirar com tantos impostos. Esse tipo de projeto faz é afundar mais ainda, Senador Cleitinho, a população brasileira.

    O objetivo nosso com relação à urgência, para que seja negada essa urgência, é que se possa ter Parlamentares na Casa para debater o assunto, para colocar suas posições. A gente vê aqui uma Casa esvaziada hoje, você conta os gatos pingados aqui, os Senadores que estão hoje na Casa, e a gente entende, porque foi deliberada a sessão virtual, a sessão remota. Então, para que a gente possa ter os Senadores aqui para votar uma matéria que vai impactar gerações e gerações... Nós estimamos R$1 bi de custo para o Brasil...

(Interrupção do som.)

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Fora do microfone.) – ... essa questão...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... essa deliberação que está sendo feita hoje.

    Por isso, Sr. Presidente, é aquela coisa que a gente aprende em casa: prudência e canja de galinha... a gente precisa ter paciência, precisa ter serenidade para fazer. Essa matéria é uma matéria que é impopular, já está demonstrado com pesquisas de opinião, vai repercutir por décadas, e o Senado não pode, absolutamente, passar por mais uma situação de saia justa com relação a uma matéria como essa, que aumenta o número de Deputados.

    Eu estava conversando com os Senadores aqui, há pouco tempo, que nós temos até músicas no Brasil falando de 513 Deputados, já dizendo o absurdo que é; você imagine a gente aumentar isso, quando a gente deveria diminuir.

    Então, o pedido é esse e a orientação é "não".


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/06/2025 - Página 37