Discurso durante a 11ª Sessão Solene, no Congresso Nacional

Sessão solene destinada a celebrar os s 107 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (IEADAM) e os 32 anos da Rede Boas Novas (RBN/AM).

Considerações sobre o papel social e espiritual da Assembleia de Deus no Amazonas, valorizando as mulheres de oração, e relatando testemunhos pessoais de cura e restauração como prova viva do poder de Deus.

Autor
Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
Nome completo: Damares Regina Alves
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem, Religião:
  • Sessão solene destinada a celebrar os s 107 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (IEADAM) e os 32 anos da Rede Boas Novas (RBN/AM).
Homenagem, Religião:
  • Considerações sobre o papel social e espiritual da Assembleia de Deus no Amazonas, valorizando as mulheres de oração, e relatando testemunhos pessoais de cura e restauração como prova viva do poder de Deus.
Publicação
Publicação no DCN de 11/06/2025 - Página 25
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Outros > Religião
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO SOLENE, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, IGREJA EVANGELICA, ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • REGISTRO, IGREJA EVANGELICA, ESTADO DO AMAZONAS (AM), COMENTARIO, ATUAÇÃO, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), DISTRIBUIÇÃO, ALIMENTOS, OBSERVAÇÃO, MULHER, IGREJA.

     A SRA. DAMARES ALVES (REPUBLICANOS - DF. Para discursar. Sem revisão da oradora.) - Presidente, bom dia. Cumprimento a Mesa.

     Quem sobe à tribuna hoje não é a Senadora, é a pastora canelinha de fogo, a pastora apaixonada pela Igreja Assembleia de Deus no Amazonas.

     Eu tenho uma dupla missão aqui. Eu trago comigo o discurso do Senador Magno Malta, que eu vou entregar à Mesa. O Senador Magno Malta foi para o hospital agora de manhã, mas ainda me usa como assessora. Vocês estão vendo isso, irmãos? Está aqui o discurso dele, no qual ele fala, Pastor Jonatas, do amor que tem por essa igreja. No discurso, ele também fala da história dele com a Rede Boas Novas. Ele diz estava lá, quando a Manchete foi comprada por vocês e disseram que não daria certo. Ele diz que ele acreditou. Entrego à Mesa o discurso do Senador Magno Malta.

     Quero me dirigir a todos os pastores e pastoras, missionários e missionárias. Eu estou muito feliz de ver a Pastora Ana Lúcia compondo a Mesa.

     Ai do Estado do Amazonas se não fosse essa igreja! Tentem imaginar o Estado do Amazonas sem a Igreja Assembleia de Deus. Não seria a mesma coisa. E eu sei o que eu estou dizendo. Essa é uma igreja que não somente prega o Evangelho redentor e a volta do Senhor Jesus Cristo, mas também cuida das pessoas.

     Eu tenho experiências incríveis com essa igreja. Durante a pandemia, Presidente Omar Aziz, no momento entre a decretação da pandemia e a busca do auxílio emergencial, enquanto os senhores estavam aqui no Congresso lutando pela aprovação do auxílio e a efetivação disso, transcorreu um tempo, e nesse tempo o povo poderia ficar com fome. Mas, no Estado do Amazonas, aliás, no Norte do País, o povo foi alimentado pela Igreja Assembleia de Deus. (Palmas.)

     Barquinhos foram usados. Os pastores foram de bicicleta entregar cestas básicas. Os pastores andaram pela área rural. Essa igreja alimentou o povo. Essa igreja manteve a esperança do povo viva durante o período de pandemia. Eu era Ministra e tive esse relacionamento com essa igreja.

     Eu estou citando o exemplo da pandemia, mas, ao longo desses 107 anos, essa igreja tem cuidado do povo do Amazonas e tem pregado o Evangelho, mas obras sociais dessa igreja precisam ser destacadas.

     Eu preciso fazer um destaque especial. Com a sua licença, pastores, quero destacar as suas esposas, essas mulheres valorosas. Preciso fazer um destaque das irmãs canelinhas de fogo dos círculos de oração, essas irmãs que acordam de madrugada ou que passam a noite de joelhos, orando pelo Estado do Amazonas, orando pelo País.

     Ai do Estado do Amazonas se não fossem as minhas irmãs do cocó, as minhas irmãs canelinhas de fogo, que fazem tanto por aquele Estado.

     Eu tenho que aplaudir as irmãs da Assembleia de Deus no Amazonas, irmãs abençoadas! (Palmas.)

     Antes de ir para o fim do meu discurso, Senador Omar Aziz, vou confessar um pecado: estou morrendo de inveja de V.Exa., porque V.Exa. foi o autor do requerimento de realização desta sessão, mas tinha que ter sido eu. Estou morrendo de inveja. Deus me abençoa tanto por meio dessa igreja, Ministro André. Eu vou contar apenas dois testemunhos.

     Alguns anos atrás, eu estava no gabinete da Pastora Ana Lúcia, num momento difícil da minha vida, o momento em que meu marido foi embora. Irmãos, meu marido foi embora! Acho que ele não foi muito inteligente. Ele foi embora. Era um momento de tristeza, de pavor, de medo do futuro. Um divórcio aos 50 anos de idade não é fácil. As irmãs sabem do que eu estou falando. E, naquele gabinete, na hora em que eu mais precisava, porque a depressão batia, a Pastora Ana Lúcia disse: “Tenho aqui uma taça com óleo ungido. Faça um pedido”. Eu fiz um pedido e, naquele dia, Deus me ergueu. Olhem eu aqui! Olhem eu aqui! (Palmas.)

     No ano passado, Deus, na sua infinita graça, dirigiu-me a um evento, ao qual fui levada pelo Pastor Silas; eu estou sempre lá com os irmãos. Era um evento mais de mulher para mulher, um evento político, mais voltado para nossas ações aqui. E a Pastora Ana Lúcia disse: “Vá ao meu gabinete”. Era uma sexta-feira, e ela não sabia que, na segunda-feira seguinte, eu faria uma biópsia para avaliação de um câncer. Todos os laudos anteriores eram de câncer agressivo e perspectiva de morte. Ela não sabia disso. E, novamente, eu vou ao gabinete dela. Havia lá um grupo de mulheres que não sabiam de nada e que decidiram orar por mim. Eu me lembro de que a pastora disse assim: “Deixe-me segurar a sua mão”. Pastor Jonatas, eu acho que o senhor nem sabe disso. Ela segurou a minha mão. E, porque Jesus Cristo é vivo nessa igreja, e os milagres acontecem nessa igreja, eu sei disso, ela orou e disse: “Deus está dando um milagre a você hoje”. Eu saí de lá chorando, mas antes disse no ouvido dela: “A senhora não sabia, mas eu estou com um diagnóstico de morte”.

     Quando eu fui fazer a biópsia, na segunda-feira, minha querida Deputada Lúcia, não havia nada. (Palmas.)

     Vejam como Deus é extraordinário comigo. Eu precisava voltar à igreja para dar esse testemunho, mas Deus quis que ele fosse dado da tribuna do Senado, porque não é a Senadora que está falando, é a pastora, e eu precisava que o Brasil soubesse disso. Eu não tinha uma forma de contar esse testemunho para que chegasse a todo o País, senão aqui, na tribuna do Senado, com transmissão ao vivo para o Brasil.

     Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente! Jesus Cristo salva, cura, batiza e voltará! E essa igreja prega o Evangelho vivo!

     Parabéns, Igreja Assembleia de Deus!

     Parabéns, pastores!

     Parabéns, pastoras, missionárias, esposas de pastores, obreiras que trabalham lá na ponta!

     Que Deus os abençoe e que a Rede Boas Novas continue pregando as boas novas no nosso País!

     Amo vocês, pastores, e amo muito essa igreja! Que Deus os abençoe! (Palmas.) (Durante o discurso da Sra. Damares Alves, o Sr. Omar Aziz deixa a cadeira da Presidência, que é ocupada pelo Sr. Silas Câmara.)


Este texto não substitui o publicado no DCN de 11/06/2025 - Página 25