Discurso durante a 71ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Sessão Especial destinada à entrega da Comenda de Incentivo à Caridade Chico Xavier. Destaque para a instituição Instituto do Carinho, especializada no acolhimento de crianças portadoras de doenças raras.

Autor
Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
Nome completo: Damares Regina Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Assistência Social, Crianças e Adolescentes, Homenagem:
  • Sessão Especial destinada à entrega da Comenda de Incentivo à Caridade Chico Xavier. Destaque para a instituição Instituto do Carinho, especializada no acolhimento de crianças portadoras de doenças raras.
Publicação
Publicação no DSF de 02/07/2025 - Página 15
Assuntos
Política Social > Proteção Social > Assistência Social
Política Social > Proteção Social > Crianças e Adolescentes
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • SESSÃO DE PREMIAÇÕES E CONDECORAÇÕES, ENTREGA, Comenda de Incentivo à Caridade Chico Xavier, INSTITUIÇÃO BENEFICENTE, ASSISTENCIA SOCIAL, ACOLHIMENTO, CRIANÇA, CRIANÇA CARENTE, PORTADOR, DOENÇA RARA.

    A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Para discursar.) – Sr. Presidente, querido colega Senador Veneziano, todos os convidados, as pessoas que estão nos assistindo, hoje é um dia histórico para o Senado, e eu vou fazer parte dessa história – a primeira edição dessa comenda tão especial que leva o nome de um brasileiro tão especial.

    Eu quero cumprimentar todos os agraciados e vou dizer uma coisa: não foi fácil a escolha, porque os Senadores indicaram as mais incríveis instituições do país – as mais incríveis –, e vocês cinco foram selecionadas, mas todas as indicadas são vitoriosas, porque, quando a gente foi conhecer a história das instituições indicadas, das pessoas indicadas, a gente chorava, a gente chorava ao ler as histórias! E, claro, eu fiz a minha indicação, o Instituto do Carinho, aqui do Distrito Federal, uma instituição incrível. A todas as pessoas que eu convido para conhecer o instituto eu falo: "Leve um lencinho" – uma instituição que acolhe crianças e acolhe, Senador Veneziano, aquelas crianças que ninguém quer. Quando a gente chega lá, a gente encontra as crianças do Carinho, mas tem um prédio em que há as crianças do supercarinho: são as crianças com doenças raras, em aparelhos, com múltiplas deformidades, crianças para que pessoas não querem nem olhar. Elas estão ali acolhidas, amadas.

    Quando a gente sai do Instituto do Carinho, a gente sai extremamente diferente. Eu costumo falar que a minha vida tem marco: antes e depois que eu entrei no Instituto do Carinho. Eu estou muito feliz de vocês serem um dos cinco agraciados da primeira edição.

    Eu já abracei todo mundo que está aqui. Já estou apaixonada pela nossa Freira lá do Ceará. Eita que eu vou ter que ir para o Ceará, Senador Girão! Os nossos irmãos da Paraíba: vou ter que ir lá, Veneziano! Vou ter que ir lá dar um abraço nesse povo, passar um dia lá em Campina Grande com eles.

    Nós temos dois homenageados in memoriam, e as famílias que estão aqui recebam o nosso carinho.

    E com este prêmio de incentivo à caridade é exatamente isto que a gente quer: que o Brasil seja um país que lá na ponta todo dia as pessoas estejam exercendo a caridade, porque, sem a caridade, esta nação vai entrar em colapso.

    E quero dizer a vocês: obrigado. Quando a gente conhece vocês, a gente descobre que a gente aqui não está fazendo absolutamente nada, que quem está fazendo, quem está mudando o Brasil são vocês. Que Deus os abençoe ricamente! Todas as homenagens que a gente fizesse aqui hoje para vocês seriam pequenas – seriam muito pequenas!

    Que Deus abençoe os dirigentes. Eu sei que não é fácil. Eu também já fundei instituições, tenho as minhas instituições. Sei que às vezes vocês não dormem de noite, porque não tem o dinheiro para pagar a conta no outro dia, sei dos desafios, sei dos enfrentamentos, mas obrigada por nunca baixarem a guarda. E obrigada por nunca desistirem dos acolhidos e das pessoas de que vocês cuidam. Que Deus os abençoe! O Brasil agradece a todos vocês.

    E eu estou muito feliz de fazer parte deste dia histórico.

    Obrigada. Obrigada pela caridade que vocês fazem.

    Obrigada. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/07/2025 - Página 15