Discurso durante a 71ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Sessão Especial destinada à entrega da Comenda de Incentivo à Caridade Chico Xavier. Destaque para a atuação da Dra. Mércia Maria de Almeida de Carvalho na fundação de instituições beneficentes no estado do Rio Grande do Norte.

Autor
Zenaide Maia (PSD - Partido Social Democrático/RN)
Nome completo: Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Assistência Social, Crianças e Adolescentes, Homenagem:
  • Sessão Especial destinada à entrega da Comenda de Incentivo à Caridade Chico Xavier. Destaque para a atuação da Dra. Mércia Maria de Almeida de Carvalho na fundação de instituições beneficentes no estado do Rio Grande do Norte.
Publicação
Publicação no DSF de 02/07/2025 - Página 18
Assuntos
Política Social > Proteção Social > Assistência Social
Política Social > Proteção Social > Crianças e Adolescentes
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • SESSÃO DE PREMIAÇÕES E CONDECORAÇÕES, ENTREGA, Comenda de Incentivo à Caridade Chico Xavier, INSTITUIÇÃO BENEFICENTE, ASSISTENCIA SOCIAL.
  • HOMENAGEM POSTUMA, MERCIA MARIA ALMEIDA DE CARVALHO, MEDICO, ATUAÇÃO, INSTITUIÇÃO BENEFICENTE, CRIANÇA CARENTE, FUNDAÇÃO, ESCOLA PUBLICA, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN).

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - RN. Para discursar.) – Bom dia a todos e a todas aqui presentes.

    Eu já quero cumprimentar o meu colega Girão, que está presidindo esta sessão; nada mais justo, porque a ideia da entrega da Comenda de Incentivo à Caridade Chico Xavier foi de autoria dele. Parabéns, Girão!

    Quero, aqui, cumprimentar meu colega Veneziano Vital do Rêgo, a Senadora Damares, e dizer o seguinte: eu tive o privilégio de conviver com a Dra. Mércia durante bastante tempo, que é médica como eu – certo? – e fazia esse trabalho magnífico, como foi falado, com esse lado cristão, humano, como se falou aqui.

    A gente vive momentos difíceis, de muito extremismo, e, na verdade, o que a gente precisa é fazer aquilo que Cristo dizia, seja em qual religião for – seja qual for o Deus, é uma coisa só –: "Amai-vos uns aos outros". Fé com obras: não adianta só orar e, na hora, não olhar para o seu irmão e para as suas necessidades.

    Eu queria dizer que é com imensa alegria e honra que estamos aqui para celebrar a generosidade e o compromisso com o próximo, valores tão caros ao nosso querido Chico Xavier. Hoje, temos a alegria de homenagear a Dra. Mércia Maria Almeida de Carvalho com a Comenda Chico Xavier de Incentivo à Caridade, uma pessoa cuja vida foi um verdadeiro exemplo de dedicação e de amor ao próximo.

    Mércia, mesmo após a sua partida, continua a nos inspirar com o seu legado, Sra. Margarida, que veio aqui representá-la e que a está substituindo nesta instituição. Ela foi Diretora da Federação Espírita do Rio Grande do Norte – é por isso que eu acho que você a conhece, Girão – e fundadora do reconhecido Centro Espírita Adolfo Bezerra de Menezes, que transformou, e ainda transforma, a vida de muitas pessoas, oferecendo apoio, espiritualidade e esperança.

    Tem algo que a gente não pode perder: a esperança por dias melhores. Isso é o que faz com que a gente... Eu costumo dizer: fé é a gente insistir, persistir e nunca desistir, ou seja, esperançar por dias melhores para todos, em defesa da vida. Em um mundo onde, muitas vezes, somos desafiados a manter nossas esperanças, pessoas como a Dra. Mércia nos lembram da importância de nunca desistir de fazer o bem. O seu trabalho, muitas vezes silencioso, mas sempre impactante, é um testemunho de que cada gesto de carinho e cada ação de apoio podem transformar vidas.

    Com profundo respeito e emoção, rendemos esta homenagem à memória da querida Dra. Mércia Maria Almeida de Carvalho, cuja presença iluminou tantas vidas no Rio Grande do Norte e cuja partida deixa não só um vazio imenso, mas também um legado eterno de sabedoria, caridade e fé.

    Dra. Mércia nasceu em 23 de agosto de 1941, na cidade de Caxias, no Estado do Maranhão. Em 1958, mudou-se para a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, para estudar na tradicional Escola Doméstica, onde iniciou sua trajetória de amor ao conhecimento e de compromisso com o bem.

    Foi em Natal, num momento de lazer com familiares – eu estou contando a história e, mais uma vez, digo que eu tive o privilégio de conviver com a Dra. Mércia –, que conheceu aquele que se tornaria seu esposo e companheiro de uma jornada, o então Capitão Maurício Caminha de Carvalho. Ele era militar, mas ele a seguia. Eu só via a Dra. Mércia ao seu lado. A gente o chamava de Coronel Caminha, e ele estava nessa ajuda, mesmo quando ela se aposentou como médica e resolveu se dedicar a essa casa de caridade.

    Desde jovem, Mércia foi uma mulher à frente do seu tempo, determinada em perseguir seus sonhos e vocações. Já madura, ela já era desafiada: aos 43 anos, ela resolveu se formar em Medicina, tornando-se uma médica obstetra, profissão que ampliou ainda mais a sua dedicação ao próximo, agora com o toque técnico e humano da ciência médica.

    Mércia sempre trabalhou na saúde pública. Mércia nunca fez medicina privada. Ela era obstetra, era citopatologista e fazia questão desse atendimento humanizado que ela tinha, mas sua alma generosa ansiava por algo mais, um espaço de trabalho assistencial, espiritual, onde pudesse canalizar sua fé espírita e sua vocação para servir.

    Junto ao esposo, encontrou esse lugar na comunidade de Maçaranduba, em São Gonçalo do Amarante. Eu sou a Primeira-Dama desse município, é um município que faz parte da Grande Natal. E ali, sob cajueiros, mangueiras e nos alpendres das casas, começou a atender voluntariamente, como médica, os moradores da região, oferecendo cuidado, escuta, afeto e orientação, encontros que rapidamente se tornaram parte de sua rotina e da vida daquela comunidade.

    Em 1985, cerca de dois anos após o início dessas ações, fundou na varanda de sua casa, ao lado de amigos igualmente comprometidos com o bem, a Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes. A iniciativa cresceu com o apoio da solidariedade de muitos. Em 1987, a instituição recebeu, por doação, um terreno para sede própria em Natal, e, em 1992, foi adquirido o primeiro terreno para a instalação do Núcleo Avançado, de Maçaranduba, que é um distrito na zona rural de São Gonçalo do Amarante, expandido ao longo dos anos, graças à generosidade de moradores e à credibilidade conquistada pelo seu trabalho sério e amoroso da Dra. Mércia e seus colaboradores.

    Em 2006, a sede da instituição em Natal foi concluída e solenemente inaugurada. Com o crescimento das atividades assistenciais e espirituais, Dra. Mércia optou por aposentar-se da medicina formal e dedicar-se integralmente à sua obra de caridade e fé.

    No movimento espírita potiguar, sua atuação foi firme, serena, inspiradora. Em cada palestra, estudo ou gesto de auxílio transmitia uma paz profunda e um amor genuíno ao próximo, refletindo a essência dos ensinamentos de Allan Kardec e do Evangelho de Jesus. Viveu e exemplificou os pilares do espiritismo: fé raciocinada, com caridade ativa e esperança na imortalidade da alma. Essa era a Dra. Mércia.

    Hoje, sua partida é sentida com dor e saudade, mas também com a certeza da vida espiritual plena, à qual ela tão bem se preparou. Dra. Mércia, certamente, seguiu amparada pelos bons espíritos, sendo acolhida com a mesma ternura que dedicava aos que aqui permanecem. Seu legado permanece vivo na Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes, nos lares que ela tocou com sua presença, nos corações que ela confortou com suas palavras e nas vidas que ajudou a transformar com o seu exemplo. Que a sua trajetória siga sendo um farol para todos nós, lembrando-nos do poder do amor, da fé e da ação.

    "A vida é sempre um hino de luz quando o espírito se eleva à compreensão de Deus", Chico Xavier.

    Dra. Mércia, gratidão eterna! Que sua alma siga em paz, envolvida pela luz e pela alegria do bem comum que semeou! Que o exemplo de Dra. Mércia nos inspire a sermos mais humanos, mais generosos e mais solidários!

    Mas eu queria dizer aqui de minha experiência. Eu era Secretária de Saúde do Município de São Gonçalo, e a gente tinha uma grande parceria com a Dra. Mércia. Ela fundou essa casa, que oferecia uma educação pública de qualidade em tempo integral. A formatura daquelas mais de 200 crianças de que faziam parte, era, assim, uma coisa maravilhosa.

    Todos que conheceram Mércia... Porque a gente sabe que tem gente que é meiga, serena, naturalmente, certo? Às vezes, a gente, meio acelerada, não chega a isso. Eu conversava muito com a Dra. Mércia, e, na época, a educação... Porque a gente sabe que educar é diferente de ensinar. Ensinar é você preparar um aluno para passar num processo seletivo. Educar é educar o cidadão como um todo, para a vida, para o respeito ao próximo. E isso Dra. Mércia fazia com maestria.

    Então, lá tinha sempre esse convênio com a prefeitura: técnicas de enfermagem, ela conseguiu um equipamento, seus alunos tinham assistência odontológica. Então, ela oferecia uma educação pública de qualidade em tempo integral para aquelas mais de 200 crianças ali.

    Então, eu agradeço a Deus ter tido o privilégio de conviver com essa mulher grande, maravilhosa. Ela transmitia muita paz para a gente também. E como o Girão falou aqui, o Deus é um só. A gente tem que seguir um exemplo desses, de Dra. Mércia. Chamava-se Dra. Mércia, porque era colega médica, e ela usou o curso médico... Primeiro ela desafiou. Como o esposo era militar, eu acho que era muito transferido, ela não tinha oportunidade. Quando ela se firmou, Girão, aos 43 anos, ela se formou em Medicina. Era obstetra e era uma mulher maravilhosa. Pense na Dra. Mércia. Quando eu vi o prêmio, aí eu disse: "Gente, ninguém... Todos se enquadram, como eu vi. A história de cada um aqui é linda".

    E quero dizer o seguinte: a Dra. Mércia, todos os familiares... Ela tem filha médica também. Tem, ela tem filha médica; tem filhos, que eu acho que são quem dirige lá. E a gente tem esse prazer. Eu, novamente, voltei a ser Primeira-Dama de São Gonçalo, e não tenha dúvida de que eu vou procurar, porque lá é um exemplo, em Maçaranduba, de que é possível, sim, se tiver vontade política, fazer, oferecer um ensino público de qualidade em tempo integral. Isso é o que Dra. Mércia mostra de exemplo para a gente.

    Eu quero agradecer a Girão, a meus colegas Veneziano, Damares... Estou vendo ali meu amigo Deputado Federal, que é médico também, o Perondi, que foi meu colega Deputado.

    Quero dizer o seguinte: que Dra. Mércia sirva, mais do que nunca, de exemplo para este país, para cada um, homem, mulher, criança e jovem deste país, como um exemplo de que você pode ter fé, esperança, mas com obra também.

    Muito obrigada. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/07/2025 - Página 18