Discurso durante a 74ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a celebrar os 200 anos da Confederação do Equador.

Autor
Jussara Lima (PSD - Partido Social Democrático/PI)
Nome completo: Antônia Jussara Gomes Alves Sousa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Cultura, Data Comemorativa, Educação, Homenagem, Movimento Social, Organização Federativa { Federação Brasileira , Pacto Federativo }:
  • Sessão especial destinada a celebrar os 200 anos da Confederação do Equador.
Publicação
Publicação no DSF de 08/07/2025 - Página 8
Assuntos
Política Social > Cultura
Honorífico > Data Comemorativa
Política Social > Educação
Honorífico > Homenagem
Outros > Movimento Social
Organização do Estado > Organização Federativa { Federação Brasileira , Pacto Federativo }
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO, CONFEDERAÇÃO, EQUADOR, MOVIMENTO POLITICO, FEDERAÇÃO, REVOLUÇÃO, OPOSIÇÃO, AUTORITARISMO, IMPERADOR, COMENTARIO, ATUAÇÃO, Comissão Temporária Interna em Comemoração aos 200 (duzentos) anos da Confederação do Equador (CTI200CONFEQ), ENFASE, PARTICIPAÇÃO, MOVIMENTO SOCIAL, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ESTADO DO CEARA (CE), ESTADO DA PARAIBA (PB), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), ESTADO DO PIAUI (PI), REGISTRO, TRABALHO, PESQUISADOR, INSTITUTO FEDERAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI (UFPI).

    A SRA. JUSSARA LIMA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - PI. Para discursar.) – Bom dia.

    Quero cumprimentar a Presidente desta Comissão, a brava Senadora Teresa Leitão, uma mulher que representa muito bem o seu estado, o Pernambuco. Quero cumprimentar a todos que fazem parte da mesa e cumprimentar o Senador Humberto Costa, que hoje está de aniversário. Que Deus o abençoe! (Palmas.)

    Como Vice-Presidente da Comissão do bicentenário da Confederação do Equador no Senado Federal, muito me honra participar desta solenidade.

    Quero parabenizar, especialmente, a minha colega, Presidente desta Comissão, minha amiga Senadora Teresa Leitão, pela condução exitosa dos trabalhos.

    A Confederação do Equador é um dos episódios mais relevantes da luta republicana no Brasil. Por esse motivo, é muito valorosa a realização deste evento.

    Os livros de história do Brasil dão destaque, merecidamente, às personagens de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. No entanto, a então província do Piauí teve uma participação significativa. À época, não houve uma adesão uniforme à causa revolucionária, como natural reflexo das tensões políticas e sociais da região.

    A versão historiográfica oficial realça o apoio da elite piauiense ao Governo imperial. No entanto, há inúmeros estudos que evidenciam a participação de figuras de relevo do Piauí no movimento confederado.

    De um modo geral, os proprietários de terra alinharam-se com o Governo de D. Pedro I, ao passo que os comerciantes penderam para o movimento republicano. Por fim e ao cabo, o que interessa é que a semente do ideal republicano deitou raízes em nosso estado.

    Nesse sentido, inúmeros pesquisadores da Universidade Federal e do Instituto Federal do Piauí como o Profs. Johny Santana de Araújo, que aqui está presente – a quem eu quero agradecer por ter vindo, por ter aceito o nosso convite, é uma honra muito grande para todos nós –, Francisco Oliveira e João Paulo Costa, têm publicado livros e artigos com uma descrição mais bem fundamentada da Confederação do Equador. Os seus trabalhos têm contribuído especialmente para que compreendamos todos, piauienses e brasileiros, que os confederados republicanos e o seu ideário não estavam concentrados exclusivamente nos Estados de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

    Muito obrigada. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/07/2025 - Página 8