Discurso durante a 77ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Município de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, pelos 135 anos de fundação, com destaque à sua referência nacional em políticas voltadas ao cuidado com a primeira infância. Prestação de contas da atuação de S.Exa. na destinação de investimentos para as obras e serviços públicos em Boa Vista. .

Autor
Chico Rodrigues (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco de Assis Rodrigues
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Governo Municipal, Homenagem:
  • Homenagem ao Município de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, pelos 135 anos de fundação, com destaque à sua referência nacional em políticas voltadas ao cuidado com a primeira infância. Prestação de contas da atuação de S.Exa. na destinação de investimentos para as obras e serviços públicos em Boa Vista. .
Publicação
Publicação no DSF de 10/07/2025 - Página 25
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Governo Municipal
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • HOMENAGEM, MUNICIPIO, BOA VISTA (RR), ESTADO DE RORAIMA (RR), ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, DESTAQUE, REFERENCIA, POLITICA, ATENÇÃO, Mês da Primeira Infância, PRESTAÇÃO DE CONTAS, ORADOR, DESTINAÇÃO, INVESTIMENTO, OBRAS, SERVIÇOS PUBLICOS.

    O SR. CHICO RODRIGUES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR. Para discursar.) – Meu caro Presidente, Senador Confúcio Moura, colegas Senadores e Senadoras, ocupo hoje esta tribuna para falar de um tema que é recorrente no dia de hoje, 9 de julho.

    Hoje, eu me dirijo a esta tribuna, com imensa alegria, para celebrar o aniversário da nossa querida Boa Vista, capital do Estado de Roraima, cidade que completa seus 135 anos e, ao longo de sua história, consolidou-se como símbolo da diversidade e desenvolvimento da Região Norte do nosso querido país.

    Fundada em 9 de julho de 1890, Boa Vista é mais do que um centro administrativo. É uma cidade viva, marcada pela miscigenação cultural, pela resiliência do seu povo e pelo potencial de crescimento, hoje a passos largos, nos últimos dez anos. É a única capital brasileira totalmente ao norte da Linha do Equador e a única capital planejada na Amazônia Legal, o que lhe confere uma identidade única.

    O Rio Branco, majestoso e sereno, corta a cidade como uma artéria vital, carregando em suas águas história, cultura e vida. Desde os tempos mais antigos, ele foi fundamental para o desenvolvimento urbano e econômico da região, servindo como via de transporte, fonte de sustento e espaço de convivência para a população de Boa Vista e do Estado de Roraima.

    Boa Vista avança com responsabilidade. A cidade tem se destacado nacionalmente, em áreas como educação infantil, gestão pública e acolhimento humanitário, além do crescimento econômico, com um setor agropecuário promissor e um comércio se organizando, já estabelecendo vários núcleos de desenvolvimento na área comercial em vários pontos da nossa cidade.

    Recentemente, nossa capital ganhou protagonismo nacional em políticas públicas voltadas à primeira infância, com investimentos em creches, saúde e educação, que merecem reconhecimento e inspiração para outras cidades brasileiras.

    Com a chegada de energia agora mais estável e limpa, por meio do Linhão de Tucuruí, novas possibilidades se abrem para a atração de investimentos, industrialização e desenvolvimento sustentável.

    Hoje, mais do que palavras, elenco aqui o meu compromisso com a nossa querida capital Boa Vista e com a sua gente. Já são mais de R$421 milhões em recursos federais garantidos por meio de emendas de minha autoria para investimentos em saúde, educação, obras de infraestrutura e aquisição de maquinários agrícolas, levando melhorias e resultados à população boa-vistense.

    Esses recursos foram destinados para a construção de novas escolas; para a construção da nova sede da Secretaria de Educação, um verdadeiro templo, que nós viabilizamos através de emendas de minha autoria para a Secretaria de Educação estadual, que fica na nossa capital Boa Vista; para UTI neonatal e fortalecimento da atenção básica de saúde; para a construção das praças do João de Barro e da Pedra Pintada; para obras de asfaltamento e drenagem pluvial; para a duplicação da RR-205, no Cidade Satélite, que vai na direção de Alto Alegre, um marco de mobilidade urbana e integração; e também para a iluminação pública e incentivos a nossa crescente produção agrícola.

    Boa Vista é cidade jovem, dinâmica, pulsante. É a porta de entrada para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. É capital de um povo que acredita no progresso com justiça social, na preservação ambiental com responsabilidade e na construção de um Brasil mais equilibrado regionalmente.

    Neste aniversário, parabenizo cada boa-vistense – nesses 135 anos da nossa capital Boa Vista –, cada homem e mulher que constrói, com trabalho e esperança, essa cidade vibrante, cidade de todos nós. E reafirmo meu compromisso com as políticas públicas que melhorem a qualidade de vida, ampliem oportunidades e garantam dignidade à população de Boa Vista e de todo o Estado de Roraima.

    Eu não poderia aqui deixar também de fazer o registro, meu caro Presidente, do trabalho que foi empreendido, como já falei aqui no curso do meu pronunciamento, em relação a Boa Vista ser a Capital da Primeira Infância. É interessante entender isso. E aí, independentemente das questões políticas, eu não poderia deixar de fazer referência aqui à ex-Prefeita do estado, Teresa Surita, que por cinco vezes governou o nosso município, a nossa capital Boa Vista, e teve uma dedicação enorme pela nossa cidade. E não poderia deixar de citá-la, novamente, pela educação, pelo acompanhamento, pelo envolvimento de uma forma extremamente ampla e positiva dos nossos jovens, transformando Boa Vista na Capital da Primeira Infância.

    E cito também o atual Prefeito, que tem feito um trabalho magistral. Apesar da sua juventude, neste seu segundo mandato tem feito um trabalho que tem nos ajudado muito a melhorar mais ainda a nossa capital para os boa-vistenses e para os brasileiros que ali chegam. O Prefeito Arthur Henrique, esse jovem, na verdade tem levado para Boa Vista instrumentos sociais que beneficiam todos os nossos mais de 400 mil habitantes.

    Portanto, meu caro Presidente Confúcio Moura, meus colegas Senadores e Senadoras, fica hoje este registro, no dia 9 de julho de 2025, dos 135 anos de aniversário da nossa querida cidade de Boa Vista.

    Este é o registro, e gostaria, Presidente, que fosse divulgado em todos os órgãos de comunicação da nossa Casa, do Senado da República, para que possa reverberar por todos os recantos de Roraima e do Brasil, para conhecerem essa cidade maravilhosa que é a nossa capital Boa Vista.

    Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/07/2025 - Página 25