Presidência durante a 76ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre os problemas enfrentados pela previdência social no Brasil, como o má administração, privilégios, desoneração, fiscalização, dívidas não cobradas e golpes.

Autor
Chico Rodrigues (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco de Assis Rodrigues
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Previdência Social:
  • Considerações sobre os problemas enfrentados pela previdência social no Brasil, como o má administração, privilégios, desoneração, fiscalização, dívidas não cobradas e golpes.
Publicação
Publicação no DSF de 09/07/2025 - Página 22
Assunto
Política Social > Previdência Social
Indexação
  • COMENTARIO, PROBLEMA, PREVIDENCIA SOCIAL, BRASIL, FRAUDE, DESVIO, PRIVILEGIO, INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), PREJUIZO, TRABALHADOR, APOSENTADO.

    O SR. PRESIDENTE (Chico Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR) – Parabéns a V. Exa. pelo pronunciamento sobre esse tema que é extremamente atual e que está mexendo com a sociedade brasileira. Os veículos de comunicação, todos eles, escritos, falados, televisados, têm diariamente se referido a essa questão da previdência social, sobre esse desvio absurdo, profundo de que a sociedade, a população brasileira tomou conhecimento nos últimos meses e que precisa, obviamente, ser acompanhado e fiscalizado, sendo, acima de tudo, identificados todos os culpados. Hoje já se fala em mais de R$5 bilhões de desvio. De quem? De quem mais precisa. V. Exa. aqui falou com muita propriedade sobre a questão das dificuldades da previdência, como má administração, privilégios, desoneração, fiscalização, dívidas não cobradas, golpes recentes, como é o caso do INSS dos mais de R$5 bilhões. Portanto, as maiores vítimas são os trabalhadores e, em tese, os mais pobres, aqueles que dependem quase que exclusivamente da sua aposentadoria ou da sua pensão para sobreviver. V. Exa., sempre de uma forma certeira, foca num tema que é de conhecimento público. Cada vez que a V. Exa. faz, com essa precisão cirúrgica, um detalhamento dos motivos pelos quais ocorrem todas essas questões com a previdência social, dizendo que é inviável, etc., traz um rosário de informações que demonstram, na verdade, a incompetência para poder bem gerir aqueles recursos que são fruto do suor e, muitas vezes, até das lágrimas dos trabalhadores, que recolhem ao longo de toda a sua vida. Parabéns a V. Exa. pelo pronunciamento.

    Convido agora, para fazer o seu pronunciamento, o Senador Eduardo Girão, do Novo, do Ceará. V. Exa. dispõe de dez minutos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/07/2025 - Página 22