Pronunciamento de Carlos Viana em 07/08/2025
Pela Liderança durante a 85ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Pela Liderança sobre o destaque para votação em separado constante do Requerimento nº 591, de 2025, (Requer, pela Liderança do PODEMOS, destaque para votação em separado da Emenda nº 13 ao Projeto de Lei nº 2.692/2025.) ao Projeto de Lei (PL) n° 2692, de 2025, que "Altera a Lei nº 11.482, de 31 de maio de 2007, a fim de modificar os valores da tabela progressiva mensal do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF); e revoga a Medida Provisória nº 1.294, de 11 de abril de 2025”.
- Autor
- Carlos Viana (PODEMOS - Podemos/MG)
- Nome completo: Carlos Alberto Dias Viana
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela Liderança
- Resumo por assunto
-
Imposto de Renda (IR):
- Pela Liderança sobre o destaque para votação em separado constante do Requerimento nº 591, de 2025, (Requer, pela Liderança do PODEMOS, destaque para votação em separado da Emenda nº 13 ao Projeto de Lei nº 2.692/2025.) ao Projeto de Lei (PL) n° 2692, de 2025, que "Altera a Lei nº 11.482, de 31 de maio de 2007, a fim de modificar os valores da tabela progressiva mensal do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF); e revoga a Medida Provisória nº 1.294, de 11 de abril de 2025”.
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/08/2025 - Página 9
- Assunto
- Economia e Desenvolvimento > Tributos > Imposto de Renda (IR)
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- LIDERANÇA, DESTAQUE, VOTAÇÃO EM SEPARADO, PROJETO DE LEI, REVOGAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, NORMAS, DEDUÇÃO, BASE DE CALCULO, IMPOSTO DE RENDA, LIMITAÇÃO, OPÇÃO, DESCONTO, SIMPLIFICAÇÃO, ATUALIZAÇÃO, TABELA, ALIQUOTA PROGRESSIVA, PESSOA FISICA, AUMENTO, FAIXA.
O SR. CARLOS VIANA (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - MG. Pela Liderança.) – Muito obrigado, Presidente Davi. Obrigado aos Senadores.
Meu bom dia a todos da Casa, Senadores e Senadoras que nos acompanham.
O motivo da emenda, ilustre Relator, Senador Jaques Wagner, é exatamente o que V. Exa. já colocou: o compromisso que foi divulgado e que foi colocado e esperado pela sociedade – o que nós concordamos com a votação – é de que a isenção vá até R$5 mil.
Na votação anterior que fizemos aqui da tabela, eu deixei muito claro o meu posicionamento em relação a nós ampliarmos isso, pois, no momento que estamos vivendo, de juros a 15%, de problemas na economia, principalmente na dificuldade de investimentos para novos empregos, essa isenção vai ajudar uma massa muito grande de milhões e milhões de trabalhadores. E a emenda destacada para que cheguemos a R$5 mil, se aprovada em Plenário hoje, a Câmara dos Deputados tem sessão. Eles podem votar isso lá já de imediato, hoje ainda, para que a gente possa dar essa resposta o quanto antes à classe trabalhadora brasileira. Porque o senhor sabe muito bem o meu posicionamento, a gente tem conversado bastante... A quantidade de impostos que o Governo que a V. Exa. representa vem aumentando desde o início. É um negócio impressionante. Só o ano passado, foram oito majorações de taxas e impostos no Brasil. Isso vem sobrecarregando e muito a sociedade brasileira.