Pronunciamento de Teresa Leitão em 13/08/2025
Pela ordem durante a 90ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentários sobre o lançamento do Plano Brasil Soberano, que oferece suporte aos setores econômicos, aos trabalhadores e aos estados afetados pelas tarifas comerciais impostas pelo Governo Trump aos produtos brasileiros.
- Autor
- Teresa Leitão (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
- Nome completo: Maria Teresa Leitão de Melo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Assuntos Internacionais,
Comércio:
- Comentários sobre o lançamento do Plano Brasil Soberano, que oferece suporte aos setores econômicos, aos trabalhadores e aos estados afetados pelas tarifas comerciais impostas pelo Governo Trump aos produtos brasileiros.
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/08/2025 - Página 39
- Assuntos
- Outros > Assuntos Internacionais
- Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços > Comércio
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- COMENTARIO, PLANO, GOVERNO FEDERAL, APOIO, ECONOMIA, EMPRESA, TRABALHADOR, EFEITO, TARIFAS, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), PRESIDENTE, DONALD TRUMP.
A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE. Pela ordem.) – Muito obrigada, Sr. Presidente.
Peço a palavra, pela ordem, para falar sobre um anúncio muito importante, feito no dia de hoje pelo Presidente Lula: o Plano Brasil Soberano, um conjunto de medidas criado para que o nosso país proteja as empresas exportadoras nacionais, bem como o emprego de trabalhadores brasileiros diante do tarifaço americano, um plano de defesa da nossa soberania, que vem sendo atacada pelo Presidente Trump.
Nosso país e nossas instituições não...
(Soa a campainha.)
A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE) – ... serão reféns do desejo de um indivíduo que não quer responder pelos crimes que cometeu perante a lei e a Justiça.
É por isso que o Governo se dedicou a construir este plano, composto por ações em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e diplomacia comercial e multilateralismo.
Entre as ações estão as seguintes: liberação de R$30 bilhões em crédito para as empresas com taxas acessíveis e acesso condicionado à manutenção de empregos; prorrogação da suspensão de tributos para empresas exportadoras; facilitação da compra de gêneros alimentícios por órgãos públicos; e atuação para ampliar e diversificar mercados, reduzindo a dependência das exportações brasileiras em relação aos Estados Unidos...
(Soa a campainha.)
A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE) – ... e gerando acordos que abram novas oportunidades para empresas nacionais.
Sr. Presidente, enquanto uns criam problemas, outros buscam solução, e é isso que o nosso Governo tem se dedicado a fazer.
Muito obrigada.