Pela ordem durante a 90ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cumprimentos à Senadora Damares Alves por seu trabalho na defesa das mulheres no Brasil. Elogios à Sra. Verônica Abdalla Sterman, indicada para exercer o cargo de Ministra do Superior Tribunal Militar.

Autor
Eliziane Gama (PSD - Partido Social Democrático/MA)
Nome completo: Eliziane Pereira Gama Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Mulheres:
  • Cumprimentos à Senadora Damares Alves por seu trabalho na defesa das mulheres no Brasil. Elogios à Sra. Verônica Abdalla Sterman, indicada para exercer o cargo de Ministra do Superior Tribunal Militar.
Publicação
Publicação no DSF de 14/08/2025 - Página 48
Assunto
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Indexação
  • CUMPRIMENTO, SENADOR, DAMARES ALVES, DEFESA, MULHER, ELOGIO, INDICAÇÃO, CARGO, MINISTRO, SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR (STM).

    A SRA. ELIZIANE GAMA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA. Pela ordem.) – Presidente, eu quero cumprimentar a Senadora Damares. Eu inicio cumprimentando a Senadora Damares porque ela mostra exatamente o espírito público e um olhar pela defesa das mulheres no Brasil.

    E eu digo isso, Senadora Damares, porque V. Exa. demonstra, com a sua exposição, fazendo aqui referência a termos aqui, pela primeira vez, metade dos indicados mulheres. Isso significa que V. Exa., para além da questão ideológica, para além da questão partidária, olha as mulheres no Brasil. Por isso eu a aplaudi, por isso eu registro realmente aqui o meu respeito a V. Exa.

    E quero lembrar, Senadora Damares, que eu recebi algumas ligações esta semana pedindo voto contrário a uma mulher, e eu falei: "Não tenho condições de votar contra as mulheres". Quero dizer para você que aqui, mais do que qualquer coisa, é a defesa do empoderamento e da luta pela participação feminina nos espaços de poder.

    Toda vez, Damares, que eu recebo uma mulher no meu gabinete – falei isto nas Comissões e faço questão de registrar isto aqui em Plenário –, toda vez que recebo mulheres indicadas para um órgão de cúpula, para uma agência, para o STJ, para um conselho, para qualquer outro espaço, eu sempre digo para elas: "Vocês são muito boas, vocês são muito qualificadas, porque uma mulher, para ocupar um órgão de cúpula, tem que se superar". Para além de ela ser mulher – às vezes, até ocupando o mesmo cargo público de um homem –, ela precisa se suplantar, mostrar sua competência para superar a exclusão, para superar o preconceito, para superar, infelizmente, essa desigualdade que nós temos na sociedade brasileira.

    Eu quero registrar, Dra. Verônica, primeiro, o meu desagravo, porque V. Exa. hoje, infelizmente, foi destratada na Comissão por um apenas – os demais a elogiaram e a reconheceram como uma mulher de fibra, uma mulher determinada e uma mulher competente. V. Exa. ocupará o espaço outrora dominado por homens – o espaço militar hoje é, predominantemente, liderado por homens –, que terá uma mulher como você, advogada, competente, qualificada.

    Eu quero dizer para você, Verônica, que, no Maranhão, iam chamá-la de rapadura: você é doce, mas você é dura, você é firme. E foi com essa sua firmeza e com a sua doçura e serenidade que V. Exa. respondeu à altura hoje na CCJ. A minha admiração, o meu respeito e a minha certeza de que V. Exa. será aprovada hoje aqui, no Plenário do Senado Federal, ocupando o seu espaço e fazendo valer a sua competência e a defesa pela participação feminina nos espaços de poder, Senador Marcelo.

    O meu voto aberto aqui para Verônica. Eu tenho plena convicção de que todas as mulheres votarão em você, de que a maioria absoluta dos homens votará em você. Teremos você como uma mulher no Superior Tribunal Militar, que é, sim, lugar de mulheres. A mulher pode estar onde ela quiser estar, onde ela deseja estar, porque ela tem competência de sobra para isso.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/08/2025 - Página 48