Pronunciamento de Eduardo Girão em 12/08/2025
Fala da Presidência durante a 88ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal
Abertura de sessão de premiações e condecorações destinada à entrega da Comenda Santa Dulce dos Pobres, premiação instituída pela Resolução nº 25/2020.
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
Assistência Social,
Homenagem,
Religião:
- Abertura de sessão de premiações e condecorações destinada à entrega da Comenda Santa Dulce dos Pobres, premiação instituída pela Resolução nº 25/2020.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/08/2025 - Página 13
- Assuntos
- Política Social > Proteção Social > Assistência Social
- Honorífico > Homenagem
- Outros > Religião
- Indexação
-
- ABERTURA, SESSÃO DE PREMIAÇÕES E CONDECORAÇÕES, ENTREGA, COMENDA, IRMÃ DULCE.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Fala da Presidência.) – Paz e bem a todos vocês!
Declaro aberta a sessão.
Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.
Esta sessão destina-se à entrega da Comenda Santa Dulce dos Pobres, premiação instituída pela Resolução do Senado Federal nº 25, de 2020, que tem como finalidade homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham prestado relevantes serviços na área social da saúde.
Esta Presidência informa que serão agraciadas com a Comenda Santa Dulce dos Pobres, primeira edição... Olhem de que momento histórico nós estamos podendo aqui participar, a primeira edição, e quem vai receber essa Comenda Santa Dulce dos Pobres são as seguintes personalidades e instituições...
Como é de praxe, na primeira edição – nós tivemos aqui, há cerca de um mês, em 1º de julho, também a Comenda Chico Xavier, do grande mineiro Chico, Francisco Cândido Xavier, e o representou aqui o seu filho adotivo, esteve representado –, a gente sempre faz a primeira comenda, in memoriam, a da Santa Dulce dos Pobres, e a gente tem aqui a presença ilustre da sobrinha da Irmã Dulce, da Santa Dulce dos Pobres, que vai receber a comenda em nome dela, que é a Sra. Maria Rita de Souza Britto Lopes Pontes.
Então, muito obrigado pela sua presença. É uma honra, uma alegria muito grande! (Palmas.)
Será a primeira agraciada.
Também um outro grande brasileiro, de que eu tive a oportunidade de conhecer o seu trabalho pessoalmente e que foi uma indicação do Presidente desta Casa, Davi Alcolumbre...
Eu quero aproveitar e parabenizar o Presidente Davi Alcolumbre, porque essas duas iniciativas dele, tanto a Comenda Chico Xavier como essa, da Santa Dulce dos Pobres, são atividades práticas para pacificar e reconciliar o Brasil, um passo importante, porque é cultura de paz, é realmente se estimular a caridade, o entendimento, a tolerância e estimular o bem.
Então, Dr. Henrique Prata, aqui presente, que é o Presidente do Hospital de Amor, da Fundação Pio XII, muito obrigado pela sua presença – é outro que será agraciado aqui hoje. (Palmas.)
A Comunidade Filhos da Misericórdia – Fundação São Padre Pio de Pietrelcina, na Paraíba, uma honra os estar recebendo aqui. Da mesma forma, foi uma indicação aqui do Senador Efraim, que contactou Senador a Senador – eu me lembro bem aqui da dedicação dele. É muito justo e todos aqui concordaram.
(Intervenção fora do microfone.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – O Padre George, que está aqui, vai receber a comenda, daqui a pouco, das mãos do Senador Efraim Filho.
Também, a Obra Social Dona Meca, do Rio de Janeiro, que faz um trabalho belíssimo.
Eu estava conversando há pouco tempo, e a Rosângela – foi uma indicação do Senador Romário – é quem vai receber a comenda da Dona Meca aqui, vai ser exatamente a Sra. Rosângela Chacon Pereira.
A Fundação Altino Ventura, de lá de Pernambuco, uma indicação do Senador Fernando Dueire, que também fez um trabalho muito pessoal, mostrando todos.
A gente já conhecia, mas o senhor foi muito fundamental para que conseguíssemos emplacar a Sra. Liana Ventura, aqui presente. Muito obrigado pela participação. (Palmas.)
O Frei Hans Stapel, que é o frade franciscano da Ordem dos Frades Menores, da Fazenda da Esperança, que faz um trabalho pelo Brasil encantador, veio pessoalmente aqui também, foi uma indicação do Presidente desta Casa, Davi Alcolumbre.
Meus parabéns. Também vai receber daqui a pouco o Frei Hans. (Palmas.)
Também a Associação Peter Pan, de lá do Ceará, da minha terra. Tive o prazer de conhecer o trabalho há algumas décadas. Não tem como você não se emocionar com o trabalho que é referência no cuidado, no tratamento do câncer infantil. Foi considerada a melhor ONG do Brasil por alguns anos consecutivos, e a Olga Espindola Freire está presente aqui para receber também essa homenagem. (Palmas.)
Compõem a mesa desta sessão o Senador Angelo Coronel, da terra da nossa querida Irmã Dulce, Santa Dulce dos Pobres, ele, que também foi um entusiasta dessa ideia, dessa comenda que nós pudemos aprovar aqui, por unanimidade, no Senado Federal; Senador Efraim Filho; Senador Fernando Dueire; quero registrar a presença também do Senador Eduardo Gomes, de Tocantins; passou por aqui, há pouco tempo, a Senadora Teresa Leitão; o Senador Dr. Hiran também está aqui conosco. E eu convido para compor a mesa o ex-Deputado e ex-Ministro do Meio Ambiente José Sarney Filho, por favor. (Palmas.)
Também eu queria uma cadeirinha para o nosso querido Dr. Hiran, se ele puder aqui compor a mesa conosco, e, se o Senador Eduardo Gomes puder vir, é muito importante que a Secretaria-Geral da Mesa possa providenciar.
Eu convido a todos para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional brasileiro.
(Procede-se à execução do Hino Nacional.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Vou passar a palavra para o Senador Angelo Coronel, que, como falei há pouco, é entusiasta desta comenda e, desde o início, vem apoiando.
E outro detalhe: como é bom promover a cultura da paz, não é, Senador? Hoje nós estamos aqui fazendo a primeira edição da Comenda Santa Dulce dos Pobres, uma promoção de cultura de paz direta.
E nós vamos terminar a semana com outro baiano. E eu quero aproveitar para convidar o senhor e sua senhora, que aqui está. Na sexta-feira, às 14h, nós vamos fazer aqui a homenagem a Divaldo Pereira Franco, outro grande humanista, pacifista, que passou para o mundo espiritual este ano. (Palmas.)
Nós vamos fazer uma homenagem. Está vindo gente do Brasil e de também fora para o homenagear.
Com a palavra o Senador Angelo Coronel, pelo Estado da Bahia.