Discurso durante a 88ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Sessão de premiações e condecorações destinada à entrega da Comenda Santa Dulce dos Pobres. Considerações sobre a atuação humanitária de Padre George, no Estado da Paraíba (PB), direcionada a crianças com microcefalia, bem como a idosos e pacientes terminais. Elogio ao papel do Senado ao valorizar obras solidárias.

Autor
Efraim Filho (UNIÃO - União Brasil/PB)
Nome completo: Efraim de Araújo Morais Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Assistência Social, Atuação do Senado Federal, Homenagem, Religião, Saúde Pública:
  • Sessão de premiações e condecorações destinada à entrega da Comenda Santa Dulce dos Pobres. Considerações sobre a atuação humanitária de Padre George, no Estado da Paraíba (PB), direcionada a crianças com microcefalia, bem como a idosos e pacientes terminais. Elogio ao papel do Senado ao valorizar obras solidárias.
Publicação
Publicação no DSF de 13/08/2025 - Página 17
Assuntos
Política Social > Proteção Social > Assistência Social
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Honorífico > Homenagem
Outros > Religião
Política Social > Saúde > Saúde Pública
Indexação
  • SESSÃO DE PREMIAÇÕES E CONDECORAÇÕES, ENTREGA, COMENDA, IRMÃ DULCE, CANONIZAÇÃO, PAPA, IGREJA CATOLICA, COMENTARIO, ATUAÇÃO, SACERDOTE, INSTITUIÇÃO BENEFICENTE, JOÃO PESSOA (PB), ASSISTENCIA, CRIANÇA, MICROCEFALIA, PESSOA IDOSA, ELOGIO, SENADO, VALORIZAÇÃO, SOLIDARIEDADE.

    O SR. EFRAIM FILHO (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB. Para discursar.) – Que dia abençoado, meu caro Presidente em exercício Eduardo Girão.

    A gente sente esta leveza de espírito, aqui neste Plenário hoje, sem dúvida alguma, com as bênçãos da nossa Santa Dulce dos Pobres e por que não dizer também do Papa Francisco, que comandou a canonização em 2019, a qual – assim como foi citada a presença do Senador Davi Alcolumbre – eu também tive a honra, a alegria e a bênção de poder prestigiar e de participar. À época, como Deputado Federal, eu compunha a Comitiva da Câmara dos Deputados, até pela devoção que eu sempre tive em casa...

(Soa a campainha.)

    O SR. EFRAIM FILHO (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – ... primeiro, pela minha mãe, Ângela Morais, e também pela minha esposa, Carol, que fará a entrega deste título ao Padre George. A gente – o Coronel e a Eleusa também estavam presentes conosco, entre outros – sente essa bênção neste momento.

    E a gente sabe que o Brasil precisa de bênçãos hoje pela nossa nação. E que este momento de uma Casa, que é uma Casa Legislativa, que é o Senado Federal, que é de produção legislativa, mas... Também momentos como este valorizam a sociedade, a solidariedade, a compaixão e o cuidado com o outro.

    E, ao falar de cuidado com o outro, é por isso que o Padre George pela Comunidade Filhos da Misericórdia foi a nossa sugestão para participar da escolha do prêmio e, com o apoio dos demais Senadores, ficou entre os escolhidos.

    Padre George, eu não tenho dúvida de que aqui estamos diante de um homem de persistência e fé inabalável. O trabalho que você faz, cuidando de quem mais precisa na hora em que mais precisa, faz toda a diferença.

    Eu estou falando, Girão, e é um tema que eu sei que o toca, porque é uma das primeiras casas deste país e lá na Paraíba a cuidar de crianças com microcefalia. E há recursos, inclusive, nossos aqui que são enviados para ajudar a que esse cuidado se transforme em realidade.

    E Padre George não cuida apenas da Comunidade Filhos da Misericórdia. Tem também o Amem, que é uma entidade para idosos. Tem o Hospital Padre Zé, que é onde os mais desamparados entre os desamparados acabam sendo recebidos. Aqueles que já estão na fila terminal, de que outros hospitais já dizem que não tem mais como cuidar, é lá no Padre Zé que eles são acolhidos. Então, a Paraíba hoje se sente absolutamente homenageada.

    E aqui fica este registro de uma entidade que leva atendimento médico gratuito a populações carentes, integrando saúde física, atenção espiritual e inclusão social, especialmente em regiões com escasso acesso a serviços públicos. É uma ação, Presidente, que conjuga fé, ciência e compromisso social, inspirada nos ensinamentos do santo italiano e, claro, também da nossa Santa Dulce dos Pobres.

    Já vou concluir nesta cerimônia em que a gente celebra trajetórias que resgataram a esperança onde havia dor, construíram dignidade onde havia abandono e ofereceram cuidado onde antes só havia silêncio. É o exemplo, que o texto da homenagem nos traz, a seguir o caminho de compaixão ativa de saúde como direito e solidariedade como dever.

    E, antes de concluir, faço um aparte, porque também gostaria de registrar como homenagem uma grande coincidência. Lá na Vila de Picotes, zona rural de São Mamede, no Sertão da Paraíba, em 2020, logo depois da canonização, houve a primeira homenagem que foi feita no Lajedo de Santa Dulce dos Pobres. Em nome do amigo Lelo e de todos os amigos do Lajedo de Santa Dulce dos Pobres, em São Mamede, fica também o registro. Estavam assistindo, rezando e orando por todos nós.

    Padre George, que Deus abençoe a sua caminhada, porque ela une fé, ciência e compromisso social. Meus parabéns!

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Que maravilha. Que maravilha! (Palmas.)

    Muito obrigado, Senador Efraim Filho.

    Aliás, Senador, tem um bastidor que eu tenho que contar aqui. No dia da eleição que a gente fez aqui, os Senadores indicavam e os Líderes votavam, o senhor produziu um folder – parabéns à sua equipe e ao senhor –, e a gente via ali muito amor, falando exatamente da Fundação São Padre Pio de Pietrelcina, mostrando o trabalho. Depois, se o senhor puder trazer, eu gostaria de mostrar, se tiver sobrado algum, porque eu sei que o senhor foi entregar...

    O SR. EFRAIM FILHO (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – Eu vou pedir à minha equipe de gabinete ali para mostrar, porque é uma verdadeira boca de urna, no bom sentido. A gente pedindo ali o voto... Eu estou numa Casa política, não deixa de ser. E Carol, que é minha esposa, que é quem... A sugestão... Deixe-me contar um outro bastidor. Na verdade, essa sugestão não foi minha, foi de Carol, minha esposa, porque eu sou daqueles que dizem assim: por que um homem ser mandado pela mulher? Faça antes de ela mandar, não é verdade? É importante. Então a Carol... Quando eu disse: Ah, vai ter o prêmio Santa Dulce dos Pobres, ela disse: Padre George. Foi assim, foi um bastidor, então ela...

    Eu vou pedir, inclusive, que ela possa também – assim como fez Eleusa – me acompanhar na hora da entrega da comenda ao Padre George, que ali nos espera. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/08/2025 - Página 17