Discurso durante a 88ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Sessão de premiações e condecorações destinada à entrega da Comenda Santa Dulce dos Pobres. Homenagem à Fundação Altino Ventura, referência em oftalmologia, que realiza 400 mil atendimentos anuais e 30 mil cirurgias. Destaque para o acolhimento como parte do processo de cura. Leitura de carta de apoio do Cardeal Sérgio da Rocha, Arcebispo de Salvador (BA), que parabenizou a criação da Comenda Santa Dulce dos Pobres.

Autor
Fernando Dueire (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PE)
Nome completo: Fernando Antonio Caminha Dueire
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Assistência Social, Educação, Homenagem, Religião, Saúde Pública:
  • Sessão de premiações e condecorações destinada à entrega da Comenda Santa Dulce dos Pobres. Homenagem à Fundação Altino Ventura, referência em oftalmologia, que realiza 400 mil atendimentos anuais e 30 mil cirurgias. Destaque para o acolhimento como parte do processo de cura. Leitura de carta de apoio do Cardeal Sérgio da Rocha, Arcebispo de Salvador (BA), que parabenizou a criação da Comenda Santa Dulce dos Pobres.
Publicação
Publicação no DSF de 13/08/2025 - Página 24
Assuntos
Política Social > Proteção Social > Assistência Social
Política Social > Educação
Honorífico > Homenagem
Outros > Religião
Política Social > Saúde > Saúde Pública
Indexação
  • SESSÃO DE PREMIAÇÕES E CONDECORAÇÕES, ENTREGA, COMENDA, IRMÃ DULCE, HOMENAGEM, INSTITUIÇÃO BENEFICENTE, RECIFE (PE), ATENDIMENTO, OFTALMOLOGIA, REABILITAÇÃO, REDUÇÃO, CEGUEIRA, ATUAÇÃO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, SAUDE, LEITURA, CARTA, APOIO, CARDEAL, ARCEBISPO, IGREJA CATOLICA, SALVADOR (BA).

    O SR. FERNANDO DUEIRE (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PE. Para discursar.) – Presidente desta sessão, amigo Senador Eduardo Girão, meu querido amigo Senador Angelo Coronel, sempre Deputado e Ministro, que aqui representa também o Senador José Sarney, o Presidente José Sarney, Sarney Filho; um registro que já foi feito, mas aqui repito, a dois Prefeitos de duas grandes cidades do meu estado, o Prefeito de Jaboatão dos Guararapes, que é a segunda cidade do Estado de Pernambuco – a primeira é a capital, é Recife; a segunda é Jaboatão dos Guararapes –, o Prefeito Mano Medeiros. Também uma saudação à maior cidade do Sertão pernambucano; o Prefeito aqui está, Simão. Aqui vieram render homenagem ao reconhecimento que nós aqui fazemos. Também um registro à D. Terezinha, inspiração, como também é inspiração do casal Liane e Marcelo, Dr. Altino Ventura.

    Meus amigos, eu estava prestando muita atenção a cada um que aqui chegava e dava o seu depoimento, sobretudo ouvindo as pessoas e entidades agraciadas que subiram aqui ao púlpito, para também usar da palavra. Sem dúvida nenhuma, toca-nos, comove-nos e nos dá esperança. Cada um que aqui ocupou esta tribuna e cada um dos Senadores que aqui fizeram as indicações foi tocado pela sensibilidade do trabalho, da caridade e da compaixão, do compromisso com o próximo. Essa é uma lição que eu tive em casa, através de minha mãe, ainda menino.

    No caso da Fundação Altino Ventura, que nos encanta, para o ano, Dr. Marcelo e Dra. Liana, estará fazendo 40 anos de um trabalho notável, distribuído, começou em Recife, mas distribuído em oito cidades-polos do Estado de Pernambuco, que traz, imagine, luz, porque quem traz a condição do olhar, da recuperação, do tratamento, traz luz, luz para as pessoas.

    É um trabalho maravilhoso, é um trabalho que, quando, Senador Girão, nós aqui estamos discutindo os problemas do país e, muitas vezes, como o senhor falou, entramos em embates, porque é natural que tenhamos visões de mundo diferentes... E, graças a Deus, nós discutimos e tratamos os problemas aqui sem nunca olhar aquele que nos contraria nas opiniões como inimigo; muito pelo contrário: até às vezes nos convence ou, às vezes, é convencido.

    A gente, nesse estresse, basta voltar ao gabinete e lembrar do trabalho que vocês fazem e que muitos outros fazem. Isso faz para a gente valer a pena continuar nesta luta e nesta construção do dia a dia.

    Mas a fundação, que já realizou milhões de atendimentos médicos especializados, em média, ela realiza, senhores, imaginem, pasmem, 400 mil atendimentos por ano, entre consultas, exames, cirurgias e terapias de reabilitação. Executa, anualmente, mais de 30 mil cirurgias oftalmológicas, contribuindo, de forma significativa, para a redução da cegueira evitável no Brasil.

    A Fundação não se basta nisso. Ela cuida de formar talentos, ela cuida de formar profissionais, para que esses profissionais possam multiplicar o trabalho que ela, há 39 anos, faz.

    O senhor falou, Senador Girão, que nós passamos. É verdade. Nós passamos por aqui e passamos na existência. Mas esses exemplos são os exemplos que ficam, que nos abastecem, que nos dão força. Portanto, Liana e Marcelo, não foi difícil convencer meus pares, a Comissão, quando eu levei a eles o trabalho que é feito pela fundação. Eles tiveram pleno convencimento e premiaram a fundação, fazendo com que, de fato, fosse reconhecido este belo trabalho, como o dos demais que aqui estão presentes.

    Acredito que o Senado Federal, hoje, é quem presta gratidão a vocês, em nome do povo brasileiro.

    Não é fácil. É difícil fazer o bem, por incrível que pareça, mas nos abastece, anima-nos e nos dá o que vocês oferecem a cada um que recebe nos seus consultórios: dá-nos luz, dá-nos caminhos, alimenta-nos de propósitos e faz com que a gente, mesmo que contaminados no dia a dia deste país, que é um grande desafio, consiga se reabastecer com vocês e com o trabalho de entrega, porque não é só... Os que aqui falaram, os exemplos que aqui nós temos não são só da medicina; são do acolhimento.

    O acolhimento cura, e isso é fundamental. Quando nós temos essas duas combinações, nós temos uma combinação perfeita.

    Gostaria aqui ainda de registrar a presença do meu querido amigo Senador Veneziano, paraibano, Veneziano Vital do Rêgo, e do meu colega pernambucano, Senador e médico Humberto Costa.

    Sr. Presidente, senhoras e senhores, muito obrigado. E o Senado fica hoje mais rico em homenagear tantos bons exemplos como o de vocês. Muito obrigado. (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Muito bem, Senador Fernando Dueire, com muita sensibilidade, como sempre aqui, fazendo o seu pronunciamento num momento tão simbólico nesta Casa.

    Eu quero aqui, em primeiro lugar, registrar a presença, como o Senador Fernando sempre muito atento colocou, de dois grandes Senadores aqui presentes nesta sala: Senador Veneziano Vital do Rêgo, da Paraíba, e Senador Humberto Costa, ex-Ministro da Saúde, Senador bastante atuante. Seja muito bem-vindo aqui a esta Casa. Ele está feliz assim é porque uma entidade de Pernambuco ganhou, mas também porque o Náutico dele só está dando goleada agora – não é, Humberto? (Risos.)

    Mas, olha, vamos dar a sequência.

    Eu acabo de receber aqui do Cardeal Sérgio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia...

    Acabaram de enviar aqui, eu peço a permissão de vocês para ler.

Ao Exmo. Sr.

Senador Davi Alcolumbre

Presidente do Senado Federal

Em nome da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, venho expressar a Vossa Excelência e ao Senado Federal a nossa profunda gratidão pela feliz iniciativa da Comenda Santa Dulce dos Pobres e manifestar as nossas congratulações às Instituições agraciadas na Sessão solene de 12 de agosto.

A justa homenagem à Santa Dulce dos Pobres, representada pela entrega dessa Comenda, corresponde ao afetuoso apreço e devoção nutridos por ela na Bahia e em todo o Brasil. O nosso País e o mundo necessitam do coração e dos braços de homens e mulheres que continuem a missão de amar e servir os pobres e fragilizados, como fez Santa Dulce dos Pobres, seguindo os passos de Jesus. Necessitamos que se multipliquem as "Dulces", irmãs de todos, especialmente "dos pobres". Celebrar a sua memória é sempre uma ocasião especial para reaprender com ela a "amar e a servir", lema que expressa bem a sua vida e missão, servindo de inspiração para inúmeras pessoas e instituições, especialmente para as Obras Sociais Irmã Dulce.

Asseguro-lhe as nossas orações, suplicando as bênçãos de Deus para todos os participantes da Sessão de entrega da Comenda Santa Dulce dos Pobres.

Fraternalmente,

Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia.

    Muito obrigado. (Palmas.)

    Imediatamente, eu já convido aqui a Sra. Liana Ventura, que representa a Fundação Altino Ventura, de Pernambuco, instituição a ser laureada com a Comenda Santa Dulce dos Pobres. Tanto eu peço aqui permissão ao nosso querido Senador que a indicou, Senador Fernando Dueire, para também chamar Senador Humberto Costa.

    O SR. FERNANDO DUEIRE (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PE) – Iria pedir isso a V. Exa.

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Estamos sintonizados.

    O SR. FERNANDO DUEIRE (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PE) – Tendo um Senador pernambucano, companheiro, gostaria muito de poder passar o prêmio junto com ele.

    E pediria também que o Dr. Marcelo Ventura...

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Pronto. Muito bem.

    O SR. FERNANDO DUEIRE (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PE) – ... também estivesse aqui conosco neste momento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/08/2025 - Página 24