Discurso durante a 93ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a celebrar o Dia do Médico de Tráfego e os 45 anos da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet).

Destaque para o papel de Hugo Leal e do Senador Dr. Hiran na consolidação de conquistas da categoria no Congresso. Reflexão sobre os impactos da tecnologia, automação e inteligência artificial na mobilidade e na vida em sociedade. Importância da medicina de tráfego para a segurança dos cidadãos diante das mudanças tecnológicas.

Autor
Eduardo Gomes (PL - Partido Liberal/TO)
Nome completo: Carlos Eduardo Torres Gomes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Saúde Pública, Transporte Terrestre:
  • Sessão Especial destinada a celebrar o Dia do Médico de Tráfego e os 45 anos da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet).
Homenagem, Saúde Pública, Transporte Terrestre:
  • Destaque para o papel de Hugo Leal e do Senador Dr. Hiran na consolidação de conquistas da categoria no Congresso. Reflexão sobre os impactos da tecnologia, automação e inteligência artificial na mobilidade e na vida em sociedade. Importância da medicina de tráfego para a segurança dos cidadãos diante das mudanças tecnológicas.
Publicação
Publicação no DSF de 20/08/2025 - Página 20
Assuntos
Política Social > Saúde > Saúde Pública
Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Terrestre
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, CELEBRAÇÃO, DIA NACIONAL, MEDICO, TRAFEGO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO DE CLASSE, MEDICINA, TRAFEGO URBANO.
  • ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ELOGIO, HUGO LEAL, DEPUTADO FEDERAL, DR. HIRAN, SENADOR, DERRUBADA, VETO (VET), PROJETO DE LEI, REGULAÇÃO, MEDICINA, TRAFEGO.
  • IMPORTANCIA, MEDICINA, TRAFEGO, SEGURANÇA, CIDADÃO, CORRELAÇÃO, ALTERAÇÃO, EVOLUÇÃO, TECNOLOGIA.

    O SR. EDUARDO GOMES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - TO. Para discursar.) – Bom dia a todos, a todas e aos que acompanham esta transmissão também da TV Senado, na sessão especial destinada a celebrar o Dia do Médico de Tráfego e os 45 anos da Abramet.

    Agora há pouco, conversava com o Dr. Ademar Vieira, do Estado do Tocantins – médico do trabalho e pai do Dr. Paulo Eduardo, médico especialista nessa área de trânsito – sobre a necessidade da organização da Abramet no nosso Estado. Ele vai entrar em contato.

    Quero falar da importância que é essa atividade, já que ela lida diretamente com a segurança da população através dos seus formuladores no Congresso Nacional, em especial o meu querido amigo Deputado Federal Hugo Leal, especialista nessa área, que tem uma luta muito grande em todos os seus mandatos e que estava, à época, também, como líder, nos auxiliando junto ao então Deputado Federal e hoje Senador da República, para nosso orgulho, o nosso Senador, pelo Estado de Roraima, Dr. Hiran, que foi verdadeiramente um condutor de todas as necessidades da classe e, de verdade, um colaborador para que o Governo Federal, naquela época em que eu exercia a Liderança do Governo no Congresso Nacional, formulasse uma pauta de convencimento à própria burocracia do Estado, com apoio, inclusive, do Presidente Bolsonaro, para que a gente derrubasse o veto e tivesse as conquistas todas consolidadas.

    Eu cumprimento também o José Hiran da Silva Gallo, Presidente do Conselho Federal de Medicina, cuja luta, nesta Casa, tem a ver diretamente com essa causa, mas também com tantas outras em que o Conselho Federal de Medicina tem comparecido à Câmara e ao Senado, defendendo a visão da medicina pública e privada nos assuntos da sociedade brasileira.

    A Sra. Presidente da Associação Médica de Brasília, Francileide Paes da Silva, é quem eu cumprimento também; e cumprimento também o Sr. Presidente da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, Antonio Meira Júnior, que é também um grande batalhador.

    Nós estamos passando por um momento, no Brasil, em que várias matérias que têm relação direta com a sociedade brasileira, com os organismos da sociedade civil organizada e também pública, passam por uma nova visão. Vivemos em tempo de inteligência artificial, mundo virtual, coisas que precisam ser debatidas nesta Casa com muito equilíbrio, com o tempo necessário para o seu amadurecimento, mas talvez um dos pontos mais sensíveis seja diretamente a relação da população brasileira e mundial com o trânsito, que vem mudando de maneira considerável, que vem mudando não só na sua infraestrutura, mas na tecnologia, na forma de condução, na automação. E isso tudo revela uma necessidade de bem-estar para o usuário, mas, acima de tudo, segurança mútua entre usuário, condutor, pedestre e os ambientes todos, até de assistência médica a partir da tecnologia.

    Agora há pouco, vim de um evento ligado à área de tecnologia, já que fui o Relator aqui no Senado da regulamentação de inteligência artificial, e é impressionante como as coisas conversam umas com as outras a partir do momento da mudança tecnológica que a nossa vida atravessa. Só há uma coisa que não pode ser substituída. Por isso, deixei de chamar de inteligência artificial para chamar de inteligência estendida. Ela vai até onde há necessidade do bom senso, da visão do médico, do profissional, daquele que tem a sensibilidade de discernir a individualidade de cada cidadão e a circunstância do ambiente de trabalho.

    Por mais que nós tenhamos a pretensão de vermos todas as nossas atividades automatizadas, digitalizadas, para que a gente tenha uma vida com melhor qualidade, essa qualidade some quando falta a personalidade, a visão sistêmica de uma profissão, principalmente de uma profissão – para não ser redundante – vital, como é a medicina, não só no trânsito, mas em todas as suas nuances, em todas as suas aplicações.

    Por isso, parabenizo o Senador Hiran, parabenizo o Senado Federal por esse importante evento. Temos um dia hoje repleto de sabatinas aqui na Casa para as agências reguladoras, mas não podia deixar de passar aqui para deixar a nossa mensagem, não só do Estado de Tocantins, como também do Presidente Davi Alcolumbre, da Mesa Diretora e de todos os Líderes, dos quais vocês escolheram, talvez, um dos mais capacitados para dirigir hoje esta sessão tão importante.

    Parabéns, Abramet. Contem sempre com a gente aqui.

    Grande abraço.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/08/2025 - Página 20