Pronunciamento de Magno Malta em 19/08/2025
Pela ordem durante a 94ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Defesa do Vereador Darcio Bracarense, da Câmara Municipal de Vitória (ES), alvo de processo judicial por críticas dirigidas ao Ministro do STF Flávio Dino. Críticas aos Ministros do STF Dino e Alexandre de Moraes, em razão de prolatarem decisões judiciais que supostamente criam insegurança jurídica. Cobrança de que o Senado efetue a votação do impeachment do Ministro Moraes.
- Autor
- Magno Malta (PL - Partido Liberal/ES)
- Nome completo: Magno Pereira Malta
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Atuação do Judiciário,
Atuação do Senado Federal:
- Defesa do Vereador Darcio Bracarense, da Câmara Municipal de Vitória (ES), alvo de processo judicial por críticas dirigidas ao Ministro do STF Flávio Dino. Críticas aos Ministros do STF Dino e Alexandre de Moraes, em razão de prolatarem decisões judiciais que supostamente criam insegurança jurídica. Cobrança de que o Senado efetue a votação do impeachment do Ministro Moraes.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/08/2025 - Página 98
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
- Indexação
-
- DEFESA, VEREADOR, CAMARA MUNICIPAL, VITORIA (ES), PROCESSO JUDICIAL, CRIME CONTRA A HONRA, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), FLAVIO DINO, REPUDIO, ALEXANDRE DE MORAES, INSEGURANÇA JURIDICA, RISCOS, DITADURA, COBRANÇA, SENADO, VOTAÇÃO, IMPEACHMENT.
O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu quero, neste momento, hipotecar o meu apoio ao Vereador Darcio Bracarense, que é do meu partido, Vereador em Vitória.
Por ordem do Ministro Flávio Dino, que está fazendo o maior sucesso com as suas decisões atabalhoadas, na tentativa de proteger o violador dos direitos humanos, o tirano Alexandre de Moraes, e jogou o Sistema Financeiro do Brasil já na beira, nas margens, no limiar da bancarrota...
O Sistema Financeiro brasileiro está sem saber o que fazer, está como uma barata tonta, sem saber para onde vai, dada a insegurança jurídica. E, quando um Ministro, da sua própria lavra, toma a iniciativa de proteger os seus companheiros e de se autoproteger, porque ele imagina que a Magnitsky também virá para ele, ele, que se autointitula comunista e que faz o que Lenin manda... Vi numa entrevista dele: "Eu obedeço ao que Lenin fala". Quem é Lenin? Um assassino!
Então, o Sr. Flávio Dino está dando de presente ao Sistema Financeiro do Brasil... E os banqueiros estão desesperados, eles podiam até procurar uma maneira de minimizar essa situação deplorável que o Brasil está vivendo... E, enquanto isso ocorre, o Sr. Lula continua falando bobagem...
(Soa a campainha.)
O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES) – ... falando bobagem e atacando o Presidente dos Estados Unidos.
Nós, o povo brasileiro, pagaremos, e não é porque o Trump tem qualquer tipo de amizade com Jair Bolsonaro! Imaginem, senhores, um país como os Estados Unidos, democrático, a maior potência bélica desse mundo, e o que Trump está vivendo agora é só porque é amigo da família Bolsonaro?! Ele não tem mais nada para cuidar?! Vocês estão de sacanagem! Vocês estão de sacanagem!
O enfrentamento que ocorre neste momento é porque o Brasil está virando – já se tornou – uma nação de regime totalitário. Nós estamos vivendo numa ditadura, onde as pessoas morrem de medo de abrir a sua boca e falar alguma coisa, principalmente se for contra o Supremo. Eles falam três letrinhas, com medo de Supremo, com medo de Alexandre de Moraes!
(Soa a campainha.)
O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES) – Agora, tudo isso está acontecendo é porque este Senado da República não cumpriu o seu papel de impitimar o Sr. Alexandre de Moraes.
Sr. Presidente, nós temos 41 assinaturas. Nunca tínhamos chegado lá. O Brasil recorre a cada um de nós, dizendo: "Olhem, para que vocês existem?! Para que existe este Senado?!", que, na verdade, neste momento, não passa de ser um fardo para o Brasil, porque não cumpre o seu papel.
Então, o Sr. Flávio Dino, na tentativa de proteger o consórcio, de proteger o ninho dos abutres, joga o sistema financeiro na bancarrota. E àqueles empresários e empresas que conseguiram que as suas taxas fossem baixadas, não foi ação aqui do Brasil, foi ação das próprias empresas lá nos Estados Unidos.
(Interrupção do som.)
(Soa a campainha.)
O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES) – Eu já encerro, porque outros querem falar.
Sr. Presidente, eu e o Senador Girão, juntamente com o Paulo Figueiredo, estivemos lá pela primeira vez – outros estiveram, o Senador Jorge Seif, Senador Flávio, tantos outros Senadores... Hoje alguma coisa que é muito fácil é colocar só na conta do Eduardo Bolsonaro...
(Soa a campainha.)
O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES) – ... mas, para encerrar, Eduardo Bolsonaro não está fazendo nada mais do que cumprir um papel que todo cidadão pode fazer, e que a esquerda fez quando o Lula estava preso, foi ao mundo inteiro atrás de apoio.
Encerro dizendo o seguinte: o Vereador Darcio Bracarense sofre agora um processo por ter citado o Sr. Flávio Dino enquanto Ministro da Justiça em 2023 na sua live, um processo...
Quero dizer ao Darcio que nós estamos juntos, que o seu...
(Interrupção do som.)
O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Fora do microfone.) – ... partido está junto, que tem todo o nosso apoiamento.
O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – Senador Magno, por gentileza...
O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES) – Eu encerro, Sr. Presidente.
Encerrei a minha palavra dizendo só que ele tem o apoio do nosso partido, tem o meu apoio, tem o apoio de todos nós, e que ele não está sozinho na manifestação que ele fez.
Obrigado, desculpe eu ter me...