Pela ordem durante a 94ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Celebração da decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que extinguiu a moratória da soja, defendendo pequenos e médios produtores e destacando ganhos de competitividade para o Estado de Mato Grosso (MT) e para o Brasil.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }, Comércio, Desenvolvimento Regional, Economia e Desenvolvimento:
  • Celebração da decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que extinguiu a moratória da soja, defendendo pequenos e médios produtores e destacando ganhos de competitividade para o Estado de Mato Grosso (MT) e para o Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 20/08/2025 - Página 120
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços > Comércio
Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
Economia e Desenvolvimento
Indexação
  • REGISTRO, DECISÃO ADMINISTRATIVA, CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONOMICA (CADE), EXTINÇÃO, MORATORIA, SOJA, DEFESA, PEQUENO PRODUTOR RURAL, MEDIO PRODUTOR RURAL, AUMENTO, COMPETITIVIDADE, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Pela ordem.) – Meu Presidente, Senador Davi, todos os nossos Senadores e Senadoras, eu quero aqui registrar a decisão do Cade de extinguir a moratória da soja.

    A moratória da soja foi um entendimento, um acordo que prejudicava a produção, principalmente dos pequenos e médios produtores brasileiros. E é claro que aqueles que estão lá no campo, produzindo, gerando emprego e, principalmente, ajudando o Brasil na exportação, na sustentação da nossa cesta básica, essas pessoas estavam sofrendo muito, principalmente por essa comercialização que, praticamente, fazia com que o pequeno tivesse que vender a sua produção a qualquer preço. Isso, na verdade, fazia com que Mato Grosso, que é o maior produtor de soja do Brasil – já passou à Argentina –, tivesse, naqueles pequenos e médios produtores, uma dificuldade de enfrentar, principalmente, o custo Brasil.

    Essa decisão do Cade é histórica, e nós queremos registrar aqui, porque o produtor terá também possibilidade, inclusive, de reaver o seu prejuízo na Justiça.

    Eu gostaria que aqui todos os Senadores e Senadoras acompanhassem essa decisão do Cade, porque essa decisão da moratória não foi uma lei que aqui votamos, foi apenas o entendimento das traders, principalmente para impor no Brasil essa dificuldade para os pequenos e médios.

    Eu quero aqui registrar, em nome do Presidente da Aprosoja Mato Grosso, que foi o autor, principalmente, a precursora dessa ação, o Presidente Lucas Beber, e todos os diretores e todos os médios e pequenos produtores. Falo também aqui... Registro o Senador Jayme Campos, a Senadora Margareth Buzetti e também a bancada estadual, liderada pela Deputada Janaina, o Deputado Max, o Deputado Botelho e tantos outros que aqui estão lutando exatamente para fazer com que o nosso pequeno e médio produtor tenham condições de competitividade nesse mercado tão difícil e tão competitivo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/08/2025 - Página 120