Pela ordem durante a 96ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas às medidas cautelares impostas pelo STF ao Senador Marcos do Val, e apelo para que seja aberto processo de "impeachment" contra o Ministro Alexandre de Moraes. Comentários sobre a punição imposta pelos EUA ao Ministro através da chamada "Lei Magnitsky".

Autor
Jorge Seif (PL - Partido Liberal/SC)
Nome completo: Jorge Seif Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Judiciário, Relações Internacionais:
  • Críticas às medidas cautelares impostas pelo STF ao Senador Marcos do Val, e apelo para que seja aberto processo de "impeachment" contra o Ministro Alexandre de Moraes. Comentários sobre a punição imposta pelos EUA ao Ministro através da chamada "Lei Magnitsky".
Publicação
Publicação no DSF de 21/08/2025 - Página 67
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
Indexação
  • CRITICA, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), MEDIDA CAUTELAR, PROCESSO PENAL, SENADOR, MARCOS DO VAL, DEFESA, IMPEACHMENT, MINISTRO, ALEXANDRE DE MORAES.
  • COMENTARIO, PUNIÇÃO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), ALEXANDRE DE MORAES.

    O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC. Pela ordem.) – Sr. Presidente, para quem fizer um estudo mínimo do que é o peso da Lei Magnitsky, não me orgulha – ao contrário, envergonha – a nossa pátria amada Brasil, que, ao longo de 200 anos, teve um relacionamento amistoso, de parceria, de lucratividade econômica e militar com os Estados Unidos da América... Só para lembrar os senhores, quem gosta ou quem não gosta dos Estados Unidos, é a maior economia do mundo, o maior poder bélico do mundo e a maior democracia do mundo, um símbolo para o Ocidente! Esses caras com esse poderio, que apoiam o Estado de Israel, do qual o senhor é oriundo... Eu sou oriundo de coração, o senhor é de corpo e alma. Então, eu não me orgulho hoje, pois o Ministro Alexandre de Moraes, que deveria guardar a Constituição, é um violador de direitos humanos e jogou o Brasil na lama, jogou o Brasil ao lado dos piores países, das piores ditaduras, dos piores perseguidores de direitos humanos, por coisas como as que estão fazendo com o Senador Marcos do Val, que é meu colega. Independentemente se eu concordo ou discordo dele, ele é um Parlamentar eleito. Será que o Ministro Alexandre de Moraes poderia ler a Constituição? Ao que eu saiba, ele é um constitucionalista. O que estão fazendo com o Bolsonaro, o que estão fazendo com o pessoal do 8 de janeiro, o que estão fazendo com um colega nosso aqui eleito... Não precisa concordar com ele, não, porque eu não concordo, não, mas ele é um Parlamentar eleito e tem direitos descritos na Constituição Federal, a qual o Ministro Alexandre de Moraes deveria guardar e observar!

    E é por isso que, na história da República brasileira, foram obtidas 41 assinaturas pelo impeachment de...

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC) – ... um ministro. Sabem por quê? Porque ele é um violador de direitos de Senador, é um violador de direitos humanos, é um violador de direitos de cidadão brasileiro, é um violador contumaz e envergonha a pátria amada Brasil; persegue seus opositores, persegue quem não gosta dele, persegue políticos e persegue jornalista! Nós vivemos uma ditadura patrocinada e liderada por Alexandre de Moraes! E é por isso que a maioria deste Senado... E parabéns aos Senadores que, com coragem, assinaram, porque todos nós aqui, amanhã, podemos ser vítimas, como o Marcos do Val!

    Nós não vamos nos calar, porque, antes de ser Senadores, Senador Alcolumbre – eu o respeito demais e votei no senhor, o senhor sabe disso –, antes de ser Senadores, nós somos cidadãos e devemos, sim, como legisladores, observar as leis do Brasil, a Constituição...

(Interrupção do som.)

    O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC. Fora do microfone.) – ... e fiscalizar o Judiciário.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/08/2025 - Página 67