Pela ordem durante a 96ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogios à empresa Equatorial Energia, responsável pela distribuição de energia elétrica no Estado do Maranhão (MA), por estar levando energia a povoados isolados na região dos Lençóis Maranhenses.

Autor
Weverton (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MA)
Nome completo: Weverton Rocha Marques de Sousa
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Energia:
  • Elogios à empresa Equatorial Energia, responsável pela distribuição de energia elétrica no Estado do Maranhão (MA), por estar levando energia a povoados isolados na região dos Lençóis Maranhenses.
Publicação
Publicação no DSF de 21/08/2025 - Página 76
Assunto
Infraestrutura > Minas e Energia > Energia
Indexação
  • ELOGIO, EMPRESA, DISTRIBUIÇÃO, EMPRESA DE ENERGIA ELETRICA, ESTADO DO MARANHÃO (MA), PARQUE NACIONAL DOS LENÇOIS MARANHENSES, AGRADECIMENTO, INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVEIS (IBAMA), INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE (ICMBIO).

    O SR. WEVERTON (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - MA. Pela ordem.) – Sr. Presidente, primeiro, quero aqui subscrever a fala do Senador Rogério Carvalho em relação à condução que V. Exa. teve no Colégio de Líderes.

    Segundo, desejo boa sorte à próxima Ouvidora da Antaq, Sra. Renata, uma excelente técnica, e tenho certeza de que ela será aprovada aqui por esta Casa.

    Gostaria também, Presidente, de fazer o registro do Sr. José Jorge. Quero aqui cumprimentá-lo.

    Eu já fui, ainda como Deputado Federal, crítico das empresas de energia elétrica. Tenho leis, inclusive, aprovadas. Uma delas é a proibição do corte de energia nos dias de sexta, sábado, domingo, véspera de feriado. Essa lei tem sido importante na proteção das minorias, das trabalhadoras, daqueles trabalhadores, dos chefes de famílias que, muitas das vezes, saíam, na sexta-feira de manhã, de casa atrás de vencer o dia – isto mesmo: vencer o dia –, para arrumar ali o dinheirinho, o trocado para comer e trazer comida para dentro de casa, e, muitas das vezes, chegavam de tarde em casa, na sexta-feira, e olhavam a sua energia cortada, sem dar chance a essas famílias que pudessem ter, pelo menos, o direito à água gelada e a um ventilador no final de semana.

    Quero também aqui fazer o reconhecimento do processo evolutivo da relação que nós tivemos, e hoje a empresa Equatorial, no Maranhão e em vários estados, mas em especial lá, tem feito um excelente trabalho e melhorou muito a chegada dessa política pública tão importante, que é a energia elétrica.

    Presidente, a Equatorial, recentemente, recebeu a autorização do Ibama, a última licença que estava faltando para podermos levar a luz elétrica – isto mesmo: energia elétrica – àqueles povoados, às comunidades isoladas da área dos Lençóis Maranhenses. São quase 2 mil pessoas que serão atendidas nessa importante ação da Equatorial, em parceria com o Governo do estado, com a Prefeitura de Barreirinhas, com a Prefeitura de Primeira Cruz e também com o Município de Santo Amaro.

    Eu quero agradecer aqui ao Ibama, ao ICMBio e a todos que fizeram coro com essa condição que eles estão nos dando de levar energia elétrica a esses povoados que ainda tinham problema de acesso a ela.

    Também ao Barro Vermelho, lá na região de Paulino Neves, uma região turística. Quem não o conhece está convidado. Agora pode ir à barraca do Seu Ivan e a outras barracas tomar aquela água gelada e cervejinha gelada, Senador Omar, e comer a comida fresquinha, porque chegou energia elétrica também. Isso vai fortalecer, e muito, ali o turismo e também atender melhor quem vai procurar aqueles serviços importantes em Paulino Neves.

(Soa a campainha.)

    O SR. WEVERTON (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - MA) – Agora, neste momento, está sendo já trabalhada a assinatura da autorização do Luz para Todos – eu quero também agradecer ao Presidente Lula –, que vai terminar de levar energia aonde faltava, porque ele iniciou lá atrás, mas ainda temos alguns pontos, no Brasil e, principalmente, no Maranhão, a que precisa ser levada energia elétrica, que parece ser um item tão simples para quem já a tem em casa, mas quem não a tem sabe o quanto é importante ou sonha com que possa chegar essa política pública, e agora ela vai chegar de verdade.

    Por último, Presidente, eu gostaria de agradecer ao seu Pedro Cervi e ao André Cervi, da Fazenda Tanque, em Balsas, no Maranhão. Eles realizaram um dia de campo hoje pela manhã. Eu, 5h da manhã, fui a Balsas, lá no meu estado, participar desse encontro com os agricultores, produtores da região do Matopiba. A Fazenda Tanque está lançando agora o projeto e a planta do frigorífico Balsas, com incentivo do Município de Balsas...

(Soa a campainha.)

    O SR. WEVERTON (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - MA) – ... e do Governo do estado para que o estado tenha o seu terceiro frigorífico. Um estado grande como o Maranhão, que exporta mais de 1 milhão de bezerros e garrotes por ano, tem condição de ter os seus próprios frigoríficos, aumentar a capacidade de processar a sua carne e, com isso, gerar mais emprego e mais riqueza no nosso estado.

    Era isso, Sr. Presidente.

    Mais uma vez, parabéns a todos os produtores que participaram desse importante encontro hoje pela manhã, liderados pelo Seu Cervi e acompanhados por todos os produtores de outras regiões do meu estado, como é o caso da região norte, junto com os meus queridos amigos de São Mateus e de também Matões do Norte.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/08/2025 - Página 76