Pronunciamento de Eduardo Girão em 20/08/2025
Pela ordem durante a 96ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apelo para que seja aberto processo de "impeachment" contra o Ministro do STF Alexandre de Moraes.
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Atuação do Judiciário:
- Apelo para que seja aberto processo de "impeachment" contra o Ministro do STF Alexandre de Moraes.
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/08/2025 - Página 97
- Assunto
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
- Indexação
-
- DEFESA, IMPEACHMENT, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), ALEXANDRE DE MORAES.
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – É só para lhe informar, informar aos colegas e a todos que estão aqui que acabaram de sair duas manchetes muito impactantes que têm a ver conosco aqui e que, mais uma vez, Presidente Davi Alcolumbre, convida-o para uma ação efetiva: "Moraes diz que bancos podem ser punidos se aplicarem sanções dos Estados Unidos no Brasil". Acabou de o Ministro Moraes... quer dizer, ele, que é o sancionado pela violação global de direitos humanos, dizendo que os bancos vão ser punidos. Ou seja, entrega a chave para ele, entregue a chave do Senado, do Brasil. Pelo amor de Deus! E a gente está com a solução, Presidente Davi, a gente está com a solução na mão.
Você ouviu aqui o que eu falei da manchete? O Ministro Moraes acabou de dizer isso.
E quer outra notícia? Um líder religioso – olhem a liberdade religiosa do país –, o Pastor Silas Malafaia, desembarcando no Brasil agora, está sendo alvo... a sua residência, os seus endereços... Ele está retido na Polícia Federal neste momento, no aeroporto.
Que loucura o que está acontecendo no Brasil! Isso pode ser tudo, menos democracia.
Então, Presidente, ajude a gente a trazer a democracia de volta, para acabar com esse clima de ditadura. O senhor tem essa força. O senhor tem as assinaturas, as 41. O senhor sabe o que está acontecendo com o Senador Marcos do Val, o que está acontecendo com milhares de brasileiros que não tiveram direito à defesa, ao contraditório, não tiveram a dupla jurisdição, cujos advogados não tiveram, na maioria das vezes, acesso aos autos. Está tudo errado no Brasil, Sr. Presidente, e o senhor tem o apoio aqui da maioria, o senhor tem o apoio da maioria para agir! Que Deus o guie e o abençoe e que o senhor cumpra o seu dever.
Obrigado, Presidente.