Pronunciamento de Eduardo Girão em 26/08/2025
Pela ordem durante a 99ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Pela ordem sobre o Requerimento (RQS) n° 626, de 2025, que "Requer a realização de Sessão Especial destinada a homenagear o Jornal O Povo".
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Imprensa:
- Pela ordem sobre o Requerimento (RQS) n° 626, de 2025, que "Requer a realização de Sessão Especial destinada a homenagear o Jornal O Povo".
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/08/2025 - Página 90
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Outros > Imprensa
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- REQUERIMENTO, REALIZAÇÃO, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, O POVO, ESTADO DO CEARA (CE).
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Presidente, na mesma linha, pela ordem aqui, eu requeiro, nos termos do art. 199 do Regimento Interno do Senado Federal, a realização de uma sessão especial, a ser realizada em data oportuna, a fim de homenagear o jornal O Povo. São 97 anos de história e compromisso com o Estado do Ceará.
Tive a oportunidade de conhecer bem esse veículo de comunicação e a família Dummar. Foi fundado em 7 de janeiro de 1928 e o jornal O Povo chega, em 2025, ao marco de 97 anos de atividade ininterrupta, consolidando-se como uma das instituições mais respeitadas do Estado do Ceará e do Brasil, inclusive. Sua longevidade é a prova da credibilidade construída ao longo de gerações e da confiança conquistada junto à sociedade cearense.
Durante quase um século, o O Povo registra, com seriedade e constância, os fatos mais relevantes da vida pública, econômica, social e cultural do nosso estado. Suas páginas guardam a memória de transformações urbanas, dos grandes empreendimentos econômicos, das manifestações culturais e dos desafios enfrentados pelo povo cearense, funcionando como um verdadeiro acervo histórico.
O jornal se destaca também pela capacidade de inovação, acompanhando as mudanças tecnológicas que transformaram o setor de comunicação. Sem abrir mão de sua tradição e seriedade editorial, adaptou-se ao ambiente digital e passou a dialogar com as novas gerações de leitores, ampliando seu alcance e sua relevância, o que é muito importante.
Ontem, inclusive, nós tivemos o anuário 2025-2026 do veículo, que reúne toda a sociedade, e, já há muitos anos... Ontem foram 680 páginas, que dão um raio-X da realidade, tanto da área pública como da privada, da Terra da Luz.
Essa sessão especial não tem apenas o objetivo, Sr. Presidente, de celebrar a história de um veículo de comunicação, mas de reconhecer os serviços prestados ao povo cearense. Ao longo de sua trajetória, o jornal foi espaço de aprendizado e de prática para inúmeros jornalistas, editores, fotógrafos e técnicos, que ajudam a fortalecer o setor de mídia no Ceará e em todo o país.
(Soa a campainha.)
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Inclusive, na área do esporte, em que eu tive a oportunidade de ser Presidente de um clube, o jornal sempre cobriu com muita responsabilidade a área desportiva do estado, incentivando bastante a força do nosso futebol e de outras atividades também.
No meu modo de entender, ao informar com seriedade, ao preservar a memória do nosso estado e ao apoiar iniciativas culturais, sociais e esportivas, o Jornal O Povo tornou-se parte integrante da identidade do Ceará. Assim, o Senado Federal, através da aprovação deste requerimento, prestará justa homenagem a uma instituição que honra a trajetória do nosso estado e que mantém firme sua missão de informar com qualidade, inovação e compromisso com a sociedade.
Diante do exposto, peço aos pares o apoio na aprovação dessa sessão especial.
Sr. Presidente, muito obrigado.