Pronunciamento de Eduardo Girão em 26/08/2025
Pela ordem durante a 99ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Pela ordem sobre o Requerimento (RQS) n° 626, de 2025, que "Requer a realização de Sessão Especial destinada a homenagear o Jornal O Povo".
Considerações o pedido de impeachment do Ministro do STF Alexandre de Moraes.
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Imprensa:
- Pela ordem sobre o Requerimento (RQS) n° 626, de 2025, que "Requer a realização de Sessão Especial destinada a homenagear o Jornal O Povo".
-
Atuação do Judiciário,
Atuação do Senado Federal:
- Considerações o pedido de impeachment do Ministro do STF Alexandre de Moraes.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/08/2025 - Página 99
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Outros > Imprensa
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- REQUERIMENTO, REALIZAÇÃO, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, O POVO, ESTADO DO CEARA (CE).
- REGISTRO, ASSINATURA, PEDIDO, IMPEACHMENT, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), ALEXANDRE DE MORAES.
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Quero lhe agradecer por ter colocado em pauta a homenagem ao jornal O Povo e quero lhe fazer um apelo como um pai, como uma pessoa que se preocupa com o ser humano. Quem convive com o senhor sabe disso, da sua preocupação, da sua humanidade. Eu quero lhe fazer um pedido. O Senador Marcos do Val, colega nosso, está vivendo um drama que está me deixando preocupado. Num contato que tivemos, ele demonstrou algo que me preocupou com relação ao seu estado emocional, com tudo o que está acontecendo a ele, com as perseguições. Eu queria lhe perguntar sobre providências. Nessas semanas, a gente tem solicitado, feito um apelo ao senhor com relação ao caso dele. Porque a vida da gente passa, mas a consciência fica, e eu me preocupo com algo que possa acontecer à vida dele pelo estado psicológico em que está, pela injustiça brutal que está acontecendo com ele. Ele não aceita isso, como nós, Senadores, também. Pelo menos, eu acredito que a maioria se constranja com o que está acontecendo com esse ser humano. Eu queria lhe perguntar, primeiro, o que é que o Senado fez – ou o senhor – em relação à caçada implacável que está sendo feita ao Senador?
E, segundo, também em relação ao impeachment do Ministro Alexandre de Moraes. Nós temos 41 assinaturas, é a maioria da Casa. Queria saber do encaminhamento para que a gente possa fazer a nossa parte, cumprir o nosso dever enquanto Senadores da República.