Pronunciamento de Eduardo Girão em 26/08/2025
Pela ordem durante a 99ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Pela ordem sobre o Requerimento (RQS) n° 632, de 2025, que "Requer voto de repúdio ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo discurso proferido na cidade de Sorocaba/SP, no dia 21 de agosto de 2025".
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Atividade Política,
Governo Federal:
- Pela ordem sobre o Requerimento (RQS) n° 632, de 2025, que "Requer voto de repúdio ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo discurso proferido na cidade de Sorocaba/SP, no dia 21 de agosto de 2025".
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/08/2025 - Página 103
- Assuntos
- Outros > Atividade Política
- Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- REQUERIMENTO, VOTO DE CENSURA, REPUDIO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DISCURSO, MUNICIPIO, SOROCABA (SP), UTILIZAÇÃO, FOTOGRAFIA, HOMEM, NEGRO, AUSENCIA, DENTES, PROPAGANDA, GOVERNO FEDERAL, PAIS ESTRANGEIRO, HIPOTESE, DISCRIMINAÇÃO, PESSOA CARENTE.
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Obrigado, Presidente.
Só para requerer também ao senhor, nos termos do art. 222 do Regimento Interno do Senado Federal, a inserção em ata do voto de repúdio meu ao discurso do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, proferido na cidade de Sorocaba, Estado de São Paulo, no dia 21 de agosto de 2025, no qual ele se refere, de forma repugnante, à figura de um homem negro em sua propaganda do Governo Federal.
Eu requeiro ainda que seja enviada cópia do presente voto, conforme dados em anexo, porque, no dia 21 de agosto, durante o evento realizado na cidade do interior de São Paulo, Sorocaba, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, proferiu uma fala profundamente lamentável e discriminatória. Ao comentar sobre uma imagem publicada em revista, o Chefe do Executivo afirmou ter questionado, à época, o ministro sobre a adequação da fotografia para representar o Brasil no exterior, dizendo – abro aspas –: "Você acha isso bonito? Isso é fotografia para você colocar representando o Brasil no exterior? Um cara sem dente e ainda negro?".
Tal declaração, além de insensível, carrega um conteúdo que associa negativamente à imagem de uma pessoa negra e em situação de vulnerabilidade a desvalorização da representação nacional. O uso dessas características – a ausência de dente, a cor de pele – como critérios para desqualificar a imagem de um cidadão brasileiro revela uma visão incompatível, completamente em confronto com os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da igualdade e não discriminação.
É inaceitável que, justamente, o mais alto mandatário da nação perpetue estigmas contra a população negra e em situação de pobreza – algo, aliás, que ele disse...
(Soa a campainha.)
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... que defendia –, reforçando estereótipos que deveriam ser combatidos com políticas públicas e com a promoção e o respeito à inclusão.
Diante da gravidade desta fala e de seu impacto simbólico e social, mostrando a hipocrisia, este voto de repúdio se impõe como um ato necessário de defesa da dignidade de todos os brasileiros e brasileiras, independente de sua cor, condição econômica ou aparência física.
Assim, expressamos o nosso mais veemente repúdio à declaração do Presidente da República, reafirmando o nosso compromisso com a promoção da igualdade, da Justiça e do respeito à diversidade que compõe a verdadeira imagem do povo brasileiro.
Muito obrigado, Sr. Presidente.