Pronunciamento de Leila Barros em 01/09/2025
Discurso proferido da Presidência durante a 103ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão Especial destinada a celebrar o "Dia do Profissional de Educação Física". Reconhecimento da relevância desse profissional para a saúde pública, o combate ao sedentarismo e o fortalecimento do esporte. Defesa da implementação de políticas públicas de incentivo à prática esportiva em escolas e comunidades. Pesar pelo falecimento do advogado e pioneiro da Educação Física na Universidade de Brasília (UnB), sr. Hezir Espíndola.
- Autor
- Leila Barros (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
- Nome completo: Leila Gomes de Barros Rêgo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso proferido da Presidência
- Resumo por assunto
-
Data Comemorativa,
Desporto e Lazer,
Homenagem,
Saúde Pública,
Trabalho e Emprego:
- Sessão Especial destinada a celebrar o "Dia do Profissional de Educação Física". Reconhecimento da relevância desse profissional para a saúde pública, o combate ao sedentarismo e o fortalecimento do esporte. Defesa da implementação de políticas públicas de incentivo à prática esportiva em escolas e comunidades. Pesar pelo falecimento do advogado e pioneiro da Educação Física na Universidade de Brasília (UnB), sr. Hezir Espíndola.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/09/2025 - Página 9
- Assuntos
- Honorífico > Data Comemorativa
- Política Social > Desporto e Lazer
- Honorífico > Homenagem
- Política Social > Saúde > Saúde Pública
- Política Social > Trabalho e Emprego
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, DIA NACIONAL, TRABALHADOR, CATEGORIA PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO FISICA, COMENTARIO, IMPORTANCIA, TRABALHO, SAUDE, QUALIDADE DE VIDA, INCENTIVO, ESPORTE, PREVENÇÃO, DOENÇA CRONICA, PREOCUPAÇÃO, OBESIDADE, VALORIZAÇÃO, ATUAÇÃO, CONSELHO REGIONAL, DEFESA, POLITICAS PUBLICAS, ESCOLA, COMUNIDADE, PESAMES, MORTE, ADVOGADO, PIONEIRO, CURSO SUPERIOR, UNIVERSIDADE DE BRASILIA (UNB).
A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF. Para discursar - Presidente.) – Bravo, alunos! Bravo, sensacional! Obrigada por estarem aqui conosco nesta sessão tão importante.
Eu gostaria de também registrar a presença na galeria dos alunos do curso de Direito da Faculdade de Direito de Franca, São Paulo. Sejam todos muito bem-vindos.
Sras. Senadoras, Srs. Senadores, profissionais da educação física que hoje nos honram com sua presença, representantes de entidades, autoridades, cidadãs e cidadãos que acompanham esta sessão pelos canais do Senado Federal, é com imensa satisfação e profundo orgulho que declaro aberta esta sessão especial destinada a celebrar o Dia do Profissional de Educação Física.
O Dia do Profissional de Educação Física, comemorado em 1º de setembro, hoje, Dia do Profissional de Educação Física, marca a data de regulamentação da profissão no Brasil pela Lei nº 9.696, de 1998, que criou o sistema Confef-CREFs. Desde então, esses profissionais conquistaram espaço, visibilidade e, sobretudo, responsabilidade social. São eles os guardiões da qualidade de vida, da promoção da saúde e do incentivo ao esporte em todas as suas dimensões. Mais do que uma comemoração, este é um ato de reconhecimento. Reconhecimento a homens e mulheres que, diariamente, se dedicam a transformar vidas por meio do movimento, da disciplina e do cuidado integral com a saúde física e mental da população.
Vivemos um tempo em que, infelizmente, o sedentarismo e a obesidade alcançam índices alarmantes. Segundo o Atlas Mundial da Obesidade, um em cada três brasileiros é obeso. Isso gera impactos diretos na saúde pública, elevando os custos do SUS e diminuindo a qualidade de vida de milhões de pessoas. Mas, felizmente, encontramos nos profissionais de educação física um aliado estratégico. São eles que orientam, movimentam e acompanham cidadãos de todas as idades, classes sociais e níveis de instrução. Com sua atuação, evitamos doenças crônicas, problemas de saúde mental e fortalecemos o esporte de base de alto rendimento.
Eu, como ex-atleta, sei que devo muito a esses profissionais. Sem eles, não teria chegado à Seleção Brasileira de Voleibol e conquistado os resultados que tanto orgulharam o nosso país. Não poderia deixar de fazer uma menção especial aos educadores físicos do Distrito Federal, muito simbolizados aqui pelo meu professor, que me ajudou a iniciar na minha carreira, aliás, como aluna de Educação Física, o Prof. Elias. Por favor, uma salva de palmas para o Prof. Elias. (Palmas.)
Prazer tê-lo aqui, mestre.
Minha terra natal, que tenho a honra de representar nesta Casa, o DF conta hoje com milhares de profissionais registrados no Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região (Cref7/DF), que tem contribuído para uma realidade bastante positiva. Brasília figura entre as capitais com maior percentual de praticantes regulares de atividade física do país, superando a média nacional de indicadores do IBGE e do Ministério da Saúde. Isso só é possível porque os profissionais de educação física atuam em escolas, academias, clubes, projetos sociais, hospitais, clínicas de reabilitação e em programas de promoção de saúde em comunidades, garantindo acesso, inclusão e cidadania.
Quero, portanto, render minha homenagem ao Cref7/DF, sua diretoria, seus conselheiros e conselheiras pelo trabalho incansável de valorização da profissão e de defesa da sociedade contra práticas irregulares e perigosas.
Esta sessão também é um momento de reflexão e compromisso. Como Parlamento, precisamos continuar a lutar por políticas públicas que incentivem a prática de atividade física e esportiva em escolas, comunidades e espaços públicos, investimentos em infraestrutura adequada garantindo acessibilidade e inclusão, e valorização da profissão, assegurando direitos trabalhistas e condições justas de atuação. Nosso objetivo é que a atividade física seja parte da cultura de cada localidade brasileira, do campo às metrópoles, tornando-se um pilar de saúde pública e, principalmente, de desenvolvimento humano.
Queridas e queridos profissionais de educação física, hoje este Senado se move para homenageá-los; se move porque acreditamos de forma inegociável que vida é movimento; se move porque reconhecemos que melhorar a qualidade de vida da nossa gente é um trabalho em equipe, e vocês são parte essencial dessa equipe; se move porque sabe que o Brasil precisa de cada um de vocês para ser um país mais saudável, ativo e justo. A todas e todos o meu respeito, a minha admiração e os meus mais sinceros parabéns. Que sigamos juntos transformando vidas por meio do movimento!
Muito obrigada. (Palmas.)
Bom, eu solicito à Secretaria-Geral da Mesa a exibição de um vídeo institucional.
(Procede-se à exibição de vídeo.)
A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) – Neste momento, eu peço a todos um minuto de silêncio em homenagem ao Sr. Hezir Espíndola, advogado e pioneiro da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, que infelizmente faleceu ontem. Então, à família, aos amigos do Sr. Hezir, a nossa solidariedade. Por favor, um minuto de silêncio.
(Faz-se um minuto de silêncio.)
A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) – Eu gostaria de registrar a presença do Sr. Coronel de Infantaria Marcelo Flavio Sartori Aguiar; da Sra. Presidente da Federação Brasília Open Boxe, Monica de Oliveira Sales Santos; do Sr. Presidente da Federação Brasiliense de Futebol de Salão, Nivaldo de Oliveira; do Sr. Presidente da Associação de Atletas de Basquetebol, Raphael Silveira; do Sr. Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Distrito Federal, Amarildo Fernandes; do Sr. Presidente da Associação dos Representantes dos Esportes para Pessoas com Deficiência do Distrito Federal, o Sr. Marcelo Ottoline; e do Sr. Presidente do Instituto Odália Santarém e da União das Igrejas Independentes, o Sr. João Benedito Santarém. Sejam todos bem-vindos.
Neste momento, eu vou conceder a palavra ao Prof. Martim Francisco Bottaro, que é o Diretor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, nossa querida UnB.