Pronunciamento de Leila Barros em 01/09/2025
Presidência durante a 103ª Sessão Especial, no Senado Federal
Encerramento de sessão Especial destinada a celebrar o "Dia do Profissional de Educação Física".
- Autor
- Leila Barros (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
- Nome completo: Leila Gomes de Barros Rêgo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Data Comemorativa,
Desporto e Lazer,
Homenagem,
Trabalho e Emprego:
- Encerramento de sessão Especial destinada a celebrar o "Dia do Profissional de Educação Física".
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/09/2025 - Página 21
- Assuntos
- Honorífico > Data Comemorativa
- Política Social > Desporto e Lazer
- Honorífico > Homenagem
- Política Social > Trabalho e Emprego
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, DIA NACIONAL, TRABALHADOR, CATEGORIA PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO FISICA.
A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - DF) – Eu que agradeço, Claudio. Eu não posso nunca esquecer as minhas origens, muito pelo contrário; eu acho que a maior virtude do ser humano é gratidão. E se há uma coisa a que eu sou muito grata é a um profissional de Educação Física que me viu numa quadrazinha lá em Taguatinga, o Prof. Celso Careca, me viu lá no Centro Educacional 02, no Centrão de Taguatinga, jogando uma bolinha, uma bola de handebol em cima do gol, dentro de uma quadra, jogando por cima, e falou: "Olha, aquela menina magrinha tem jeito, hein?". Porque também vocês são muito observadores, não é?
Então, a ele, ao Prof. Celso Careca, ao Marcos Koche, ao Elias, que está aqui, ao Paulo Pernambuco, são tantos profissionais – como o Brasília é um celeiro, não é? –, tantos profissionais bons, o Ulisses e o Ottoline, aqui na área do paradesporto. Então, assim, gente, uma gratidão imensa a todos vocês neste momento, aqui. Eu não faço mais do que... Além de um prazer, Claudio, é o mínimo que eu tenho que fazer, porque eu sei que vocês ajudam a transformar inúmeras vidas. Educação, esporte e cultura neste país é um caminho, assim, é uma das bandeiras que eu mais levanto nesta Casa, porque eu sei que são transformadores, não é?
Eu gostaria de registrar a presença da Márcia Carneiro, que é a Vice-Presidente do Cref-7, que está aqui conosco; do Prof. Fábio Santos Brandão, do instituto Juntos Transformando Vidas; da Profa. Nilza Martinovic, que é da Universidade Católica, inclusive a Católica foi a primeira que ofertou o curso privado de Educação Física, já vai completar 50 anos; da Profa. Mirian, do instituto Associação Juventude Desportiva, que é coordenadora e professora; da Profa. Michele, do instituto Centro Olímpico de Santa Maria; aos centros olímpicos aqui também, que fazem um trabalho lindo – eu tive a oportunidade de ser Secretária, a gente inaugurou o de Planaltina, que estava há um tempão fechado, não finalizava a construção, então foi um momento muito especial, o centro olímpico, aqui, acho que são 11 ou 12, é vida, a gente vê transformando realmente vidas –; e dos Profs. Sensei Alzemir Dias e Sensei Driele Amanda, do instituto Juntos Transformando Vidas.
Gente, mais uma vez, eu gostaria de parabenizar todos os profissionais de Educação Física do nosso país, desde a universidade, da academia, até aqueles que estão nos campos, naqueles campos de terra batida vermelha, nos rincões deste país, ajudando a transformar a vida. São profissionais que realmente merecem o nosso respeito, não só pela promoção, mais uma vez reforçando, da saúde, da atividade física, que é fundamental para a gente ter uma sociedade saudável, mas, mais do que isso, têm um trabalho social, uma alma social, uma alma coletiva que indiscutivelmente – eu sei, porque eu sou prova disso – são profissionais que ajudam a transformar vidas, são os profissionais da educação, educação! É isso aí.
E, cumprida a finalidade desta sessão no Senado Federal, eu agradeço às personalidades, a todos aqui, que nos honraram com suas falas, com suas participações e, acima de tudo, a todos vocês que nos acompanharam nessa bela sessão especial.
Muito obrigada.
E boa semana! (Palmas.)
(Levanta-se a sessão às 11 horas e 20 minutos.)