Pronunciamento de Eduardo Girão em 01/09/2025
Fala da Presidência durante a 104ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Críticas à mídia pelo silêncio sobre denúncias efetuadas pelo sr. Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do TSE, e sobre a CPMI do INSS.
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
Atuação do Judiciário,
Imprensa,
Previdência Social:
- Críticas à mídia pelo silêncio sobre denúncias efetuadas pelo sr. Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do TSE, e sobre a CPMI do INSS.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/09/2025 - Página 43
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
- Outros > Imprensa
- Política Social > Previdência Social
- Indexação
-
- CRITICA, IMPRENSA, AUSENCIA, DIVULGAÇÃO, DENUNCIA, EX-CHEFE, ASSESSORIA ESPECIAL, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), EDUARDO TAGLIAFERRO, IRREGULARIDADE, ATUAÇÃO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), ALEXANDRE DE MORAES, COMENTARIO, INVESTIGAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO (CPMI), DESCONTO NA FONTE, BENEFICIARIO, INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS).
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Fala da Presidência.) – Muito obrigado, Senador Marcos Rogério.
Eu subi à tribuna pouco tempo atrás e parece que é uma coincidência grande, porque eu falei sobre o mesmo assunto de que o senhor tratou. E eu, inclusive, trouxe um dado aqui de que a grande imprensa brasileira não parece estar interessada nesse assunto. Foi um veículo de comunicação que começou a revelar os Twitter Files, depois parou; e aí o silêncio é sepulcral. Você não vê, isto era para estar nas manchetes, essa denúncia do Eduardo Tagliaferro – já se está na "vaza toga 5"! Um colega nosso, o Esperidião Amin, Senador de Santa Catarina, fez uma CPI, nós assinamos, tem quase 30 assinaturas, ele apresentou já. Isso é uma coisa tão grave, mas tão grave, que a gente não entende por que não está sendo reverberado na grande mídia. Eu acho que – o senhor, inclusive, é jornalista – a gente está vivendo tempos muito estranhos no Brasil com relação ao que é interesse da mídia, o que é interesse do regime que a gente vive hoje. Então, é muito preocupante.
Nós vamos agora lá para a CPMI do INSS, agora, do roubo dos velhinhos, e me parece que também o interesse da mídia no assunto tão grave de bilhões e bilhões que foram roubados dos aposentados... não me parece também ser interesse, porque vai contra o sistema dominante. É uma pena isso.
Quero registrar a presença aqui de grupos que têm vindo ao Senado Federal visitar. Sejam muito bem-vindos! Sempre... Enquanto o Senador Marcos Rogério estava falando, uns dois ou três grupos passaram, enquanto o Senador Confúcio, eu, o Senador Izalci... Não paramos de receber, e é muito positivo isso. São brasileiros e estrangeiros que querem conhecer a história da Casa revisora da República e do Congresso Nacional brasileiro. Sejam sempre muito bem-vindos!
Inclusive, tem um sitezinho, tem um site para quem quiser agendar. Você que está nos assistindo, se quiser visitar o Congresso Nacional, basta acessar o site www.congressonacional.leg.br/visite. Repetindo: www.congressonacional.leg.br/visite. A visitação pode ser realizada em dias úteis, exceto às terças e quartas, porque a gente tem as sessões deliberativas, é uma correria nas Comissões temáticas; mas aos finais de semana e feriados você também pode vir aqui, que é de 9h a 17h.
A Presidência informa as Senadoras e aos Senadores que estão convocadas as seguintes sessões para amanhã, terça-feira: sessão especial semipresencial, às 10h, destinada a celebrar o aniversário de 89 anos da Abih, que é a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; e também uma sessão deliberativa ordinária semipresencial, às 14h, com pauta divulgada pela Secretaria-Geral da Mesa.
Cumprida a finalidade desta sessão, com muita alegria e desejando uma semana maravilhosa a todos vocês, de muita luz, de muita paz – eu, juntamente com o Senador Marcos Rogério aqui –, a Presidência declara o seu encerramento.
Deus abençoe... Tudo de bom para você e sua família.