Pela ordem durante a 100ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelos 18 anos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Elogios ao Instituto Marielle Franco e o Instituto Alziras por estarem lançando, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, duas pesquisas que analisam a violência política de gênero e raça no Brasil.

Autor
Teresa Leitão (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Maria Teresa Leitão de Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem, Meio Ambiente:
  • Homenagem pelos 18 anos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Direitos Humanos e Minorias, Mulheres:
  • Elogios ao Instituto Marielle Franco e o Instituto Alziras por estarem lançando, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, duas pesquisas que analisam a violência política de gênero e raça no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 28/08/2025 - Página 41
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Meio Ambiente
Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE (ICMBIO).
  • HOMENAGEM, LANÇAMENTO, PESQUISA, VIOLENCIA, NATUREZA POLITICA, GENERO, MULHER, RAÇA, NEGRO, INSTITUTO, MARIELLE FRANCO.

    A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE. Pela ordem.) – Só para não o interromper, eu quero que o senhor faça o seu relatório fechadinho.

    É bem rapidinho.

    É um pela ordem em que eu quero ressaltar os 18 anos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), criado para proteger e conservar a biodiversidade brasileira, destacando a sua atuação institucional, que envolve gestão das unidades de conservação federais e fiscalização ambiental.

    Passando para outra matéria, Presidente, para não perder a oportunidade, eu quero também saudar o Instituto Marielle Franco e o Instituto Alziras, que lançam hoje, às 19h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, duas pesquisas que analisam a violência política de gênero e raça no Brasil.

    O evento integra a terceira semana de combate às desigualdades e marca os quatro anos da Lei 14.192 de 2021, que estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra as mulheres.

    Essa legislação foi fruto de forte mobilização do Congresso Nacional, especialmente da Bancada Feminina e de organizações da sociedade civil ligadas à defesa da participação política das mulheres.

    Era isso, Sr. Presidente.

    Um voto de aplauso ao ICMBio!

    E ressalto esse evento que vai haver hoje, às 19h, na Câmara dos Deputados.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/08/2025 - Página 41