Pronunciamento de Izalci Lucas em 02/09/2025
Presidência durante a 105ª Sessão Especial, no Senado Federal
Encerramento de sessão especial destinada a celebrar o aniversário de 89 anos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH.
- Autor
- Izalci Lucas (PL - Partido Liberal/DF)
- Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Cultura,
Homenagem,
Indústria, Comércio e Serviços,
Turismo:
- Encerramento de sessão especial destinada a celebrar o aniversário de 89 anos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH.
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/09/2025 - Página 34
- Assuntos
- Política Social > Cultura
- Honorífico > Homenagem
- Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços
- Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços > Turismo
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, INSTITUIÇÃO EMPRESARIAL, ASSOCIAÇÃO DE CLASSE, INDUSTRIA, HOTEL, TURISMO.
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF) – Bem, eu tenho falado sempre assim: quem não gosta de política vai ser governado por quem gosta. Eu fico muito feliz de, nos últimos meses, nos últimos anos, a gente ter observado que o setor empresarial tem participado um pouco mais da política. A gente está pagando um preço muito alto pela falta, realmente, de participação dos empresários na política.
E aprendi aqui nesta Casa também que "nada de nós sem nós". Nós não podemos continuar aceitando as mudanças, as decisões de pessoas que não conhecem o mundo real. Então, é muito importante que vocês tenham aqui, realmente, representantes do setor no Congresso Nacional. Por isso que eu, se tivesse o título lá do Ceará, já ia votar para Deputado Federal no Baixinho. (Palmas.)
É importante ter alguém aqui que conheça o segmento e que possa, de fato, lutar por isso, como a gente sempre lutou aqui, no Perse, na reforma tributária e outras, na Lei Geral do Turismo... Eu tive o privilégio de participar de todos esses momentos porque entendo e sei da importância do setor empresarial para o Brasil. Infelizmente, no Brasil é quase que um desafio, um milagre, os empresários sobreviverem com essa política de falta de segurança jurídica, falta de, realmente, previsibilidade. E a gente sabe que vocês precisam planejar, e planejar para médio e longo prazo.
Então, Baixinho, parabéns pela condução desse seu mandato. Espero que o seu sucessor possa realmente dar continuidade a esse excelente trabalho.
Eu quero aqui agradecer a presença de cada um de vocês.
Cumprida a finalidade desta sessão especial, declaro, então, encerrada a sessão.
Muito obrigado.