Questão de Ordem durante a 106ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Questão de ordem apresentada, com base no art. 403 c/c art. 145, §§ 1º, 2º e 4º, do Regimento Interno do Senado Federal, na qual se solicita atribuição de número ao requerimento apresentado por S.Exª., destinado a criar CPI da "vaza toga".

Autor
Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
Atuação do Judiciário, Atuação do Senado Federal:
  • Questão de ordem apresentada, com base no art. 403 c/c art. 145, §§ 1º, 2º e 4º, do Regimento Interno do Senado Federal, na qual se solicita atribuição de número ao requerimento apresentado por S.Exª., destinado a criar CPI da "vaza toga".
Publicação
Publicação no DSF de 03/09/2025 - Página 49
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Indexação
  • QUESTÃO DE ORDEM, SOLICITAÇÃO, NUMERAÇÃO, REQUERIMENTO, ORADOR, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), APURAÇÃO, ATUAÇÃO, JUDICIARIO.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Para questão de ordem. Por videoconferência.) – É uma questão de ordem, Presidente.

    Boa tarde. Boa tarde a todos os Senadores e Senadoras.

    Eu gostaria que V. Exa. tomasse conhecimento da questão de ordem que eu procuro esclarecer e em que me baseio, num dia tão extraordinário. Sem dúvida alguma o Brasil está vivendo um momento complexo na sua história, especialmente na sua história recente, na história atual.

    Neste dia, Presidente, além de estarmos assistindo ao início do chamado julgamento do golpe de Estado, da tentativa de golpe de Estado, nós também tivemos, na Comissão de Segurança Pública, a presença do ex-servidor que atendia ao Ministro Alexandre de Moraes, Eduardo Tagliaferro, e a nação brasileira começou a tomar conhecimento do funcionamento do intestino, das intimidades, das partes mais íntimas do inquérito de 8 de janeiro. Já temos comprovações – já temos comprovações – de faltas e fraudes muito graves.

    Portanto, eu quero pedir a V. Exa... Com base no art. 403 do Regimento Interno, com base nos direitos mais elementares que a Constituição nos assegura, e com fundamento no art. 145 do Regimento Interno, §§1º, 2º e 4º, eu quero lhe pedir, Presidente, que o senhor mande numerar a CPI que eu apresentei na semana passada. É um requerimento de CPI com número superior ao necessário, com exatamente 29 assinaturas, que pede a institucionalização, a criação da CPI da "vaza toga", a cujo trailer nós pudemos assistir na Comissão de Segurança Pública, na manhã e no começo da tarde de hoje.

    Esse trailer, esse pequeno esboço a que nós assistimos, revela as entranhas de uma grande fraude judicial, fraude que está, exatamente, municiando, com provas e certidões fraudulentas, o espetáculo que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal está oferecendo a partir do dia de hoje.

    Em nome da gravidade das denúncias feitas, da concretude do que foi apresentado, da verdade que começa a aparecer para todos nós, eu peço a V. Exa. o cumprimento do art. 145 do Regimento, com a numeração e o início dos procedimentos, para que tenhamos instalada a CPI da "vaza toga", que, eu repito, desmoralizará este inquérito (Falha no áudio.) ... julgamento que a nação brasileira começa a assistir no dia de hoje.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/09/2025 - Página 49