Pronunciamento de Izalci Lucas em 09/09/2025
Presidência durante a 112ª Sessão Especial, no Senado Federal
Encerramento de Sessão Especial destinada a comemorar o Dia do Administrador e celebrar o Jubileu de Diamante (60 anos) da regulamentação da profissão de administrador e da criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Administração.
- Autor
- Izalci Lucas (PL - Partido Liberal/DF)
- Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Data Comemorativa,
Homenagem:
- Encerramento de Sessão Especial destinada a comemorar o Dia do Administrador e celebrar o Jubileu de Diamante (60 anos) da regulamentação da profissão de administrador e da criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Administração.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/09/2025 - Página 22
- Assuntos
- Honorífico > Data Comemorativa
- Honorífico > Homenagem
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, CATEGORIA PROFISSIONAL, ADMINISTRADOR, REGULAMENTAÇÃO, PROFISSÃO, CRIAÇÃO, CONSELHO FEDERAL, CONSELHO REGIONAL, ADMINISTRAÇÃO.
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF) – Antes do encerramento, faremos a entrega de um certificado e de uma medalha comemorativa dos 60 anos da criação do Conselho Federal de Administração pela dedicação e contribuição significativa ao fortalecimento da Administração, ao longo desses 60 anos.
Convido o Sr. Conselheiro Fábio Macêdo, para fazer a entrega ao Senador Alan Rick. (Palmas.)
(Procede-se à entrega do certificado e da medalha comemorativa dos 60 anos da criação do Conselho Federal de Administração ao Sr. Alan Rick.) (Palmas.)
Convido o Sr. Conselheiro Francisco Almeida Costa para fazer a entrega ao Sr. Rogério Ramos, representando aqui o Senador Eduardo Gomes. (Palmas.)
(Procede-se à entrega do certificado e da medalha comemorativa dos 60 anos da criação do Conselho Federal de Administração ao Sr. Rogério Ramos, representante do Sr. Eduardo Gomes.)
Convido o Sr. Conselheiro Gilmar Camargo para fazer a entrega ao ex-Senador José Agripino, que será representado pelo Senador Efraim Filho.
(Procede-se à entrega do certificado e da medalha comemorativa dos 60 anos da criação do Conselho Federal de Administração ao Sr. Efraim Filho, representante do Sr. José Agripino.)
Quero aqui dizer da minha alegria e honra por presidir esta sessão em homenagem aos 60 anos do Conselho Federal de Administração, em homenagem aos administradores, e aproveitar esta oportunidade para dizer algumas coisinhas rápidas.
Quem não gosta de política vai ser governado por quem gosta.
É muito comum as pessoas não participarem da política. E olha que eu já fui Senador, Deputado Distrital, Deputado Federal, Professor, Contador, Juiz do Trabalho, mas não tem nenhuma atividade mais nobre do que a política, porque ela muda a vida das pessoas – para melhor ou para pior, depende da escolha.
É incrível como hoje, no setor privado, as pequenas empresas, médias empresas, grandes empresas têm um cuidado muito grande em buscar os seus administradores. Qualquer pequena empresa mal gerida quebra.
Agora, infelizmente, no nosso país, para fazer a gestão da nossa cidade, do nosso município, a gente bota qualquer um, muitas vezes em troca de uma cesta básica, de uma pinga, de uma receita médica. Aí você vai administrar uma cidade, que é muito mais complexa do que qualquer empresa, qualquer pequena empresa e média empresa.
Os Governadores, muitos deles são também sem nenhum conhecimento de gestão, de administração, de noção de planejamento estratégico.
Este país não tem hoje um plano de nação. Cada ministério parece que é um governo diferente; não há integração.
Até há pouco tempo, os responsáveis pela administração, pela contabilidade pública não eram nem contadores. E a maioria dos administradores nas funções de administrador dos órgãos públicos – municipal, estadual, federal – não são administradores.
Nós temos que exigir, realmente, para que este país cresça, para que tenha realmente progresso e tenha uma boa administração, que a gente tenha, de fato, nas funções que são dos administradores, administradores.
É evidente que o Conselho Federal e os conselhos regionais têm um papel fundamental nisso.
Vamos lá, vamos autuar, vamos multar todo mundo, mas nós não podemos continuar com esta gestão precária, caótica que é a gestão pública do país, onde só se fala em aumentar imposto, aumentar imposto. É muito fácil aumentar imposto.
Eu quero aqui que hoje, além da comemoração, seja um dia de reflexão. Essa é a reflexão que eu faço, para que a gente possa, de fato, participar mais para a gente mudar os rumos do nosso país.
Agradeço imensamente a participação a cada um de vocês; de uma forma muito especial, aos alunos de administração, aos professores.
Cumprida a finalidade desta sessão especial, eu agradeço e declaro encerrada esta sessão solene.
Muito obrigado.