Pronunciamento de Plínio Valério em 04/09/2025
Discurso durante a 108ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão Especial destinada a celebrar os 46 anos de regulamentação da profissão de biólogo.
- Autor
- Plínio Valério (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
- Nome completo: Francisco Plínio Valério Tomaz
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Pesquisa Científica,
Regulamentação Profissional:
- Sessão Especial destinada a celebrar os 46 anos de regulamentação da profissão de biólogo.
- Publicação
- Publicação no DSF de 05/09/2025 - Página 16
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática > Pesquisa Científica
- Política Social > Trabalho e Emprego > Regulamentação Profissional
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO, REGULAMENTAÇÃO, PROFISSÃO, BIOLOGO.
O SR. PLÍNIO VALÉRIO (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - AM. Para discursar. Por videoconferência.) – Primeiro, meu amigo Senador, o agradecimento pela sua disposição, pelo seu companheirismo em comandar esta sessão tão especial para mim.
Havia previsto já uma entrevista à Revista Oeste para o dia 4, e não foi possível ficar por aí, já estou em São Paulo. Por isso é que eu estou até sem terno.
Mas – viu, Astronauta Marcos? –, muito obrigado, meu irmão. Você tem se mostrado um companheiraço, e é bom que quem esteja aí ouvindo saiba que, quando eu falei, ele logo disse "com o maior prazer", não colocou nenhuma vírgula e nenhum senão.
Obrigado, amigo Senador Marcos Pontes, que tem sido um companheirão – em pouco tempo já podemos nos chamar de amigos.
O Dia do Biólogo foi ontem, e deveria ser ontem, mas, infelizmente, quando a gente marca ou pede alguma sessão, já tinha na frente, e ficou hoje, para o dia 4. Mas, na realidade, o Dia do Biólogo são todos os dias, porque uma profissão dessa, mesmo reconhecida só em 1979, a gente pode remontar aí aos primórdios, lá nos ancestrais, quando mexiam com medicina e história natural – os biólogos estão nisso aí.
Quero saudar a minha amiga Tenente Alcione, que é a Presidente do Conselho Federal e Regional; o nosso amigo Mário Luiz Farias; e, claro, todos os outros convidados. É sempre um prazer enorme estar prestando essa homenagem a todos vocês.
Eu vi aí esse pequeno vídeo e também li, quando a gente precisa fazer homenagem – eu conheço e tenho amigos biólogos –, e queria destacar essa área da saúde. Eles tiveram uma participação muito grande, por exemplo, para identificar o sexo do feto na gestação. Por si só, isso aí já seria suficiente para fazer essa homenagem.
E os conselhos regionais espalhados neste Brasil me parece que são em torno de dez.
E eu ouvi agora que, mais do que ciência de preservação, é de recuperação da vida. Isso é fundamental, isso é muito bonito, isso é lindo. Eu acho que, se eu não fosse jornalista, eu teria sido biólogo.
Um grande abraço a todos vocês. Sintam-se em casa. Em particular, quem estiver aí na minha poltrona, sentado no meu lugar, onde tem "Plínio Valério Amazonas" em particular, um grande abraço.
Minha Tenente, grande abraço, grande homenagem a todos vocês, homenagem merecidíssima!
E eu só queria estar aí, mas, olhem, meu amigo Marcos Pontes está aí e me representa muito bem – Marcão, obrigado!
Parabéns a todos vocês aí. Homenagem justa!
Estou aqui em São Paulo, para uma entrevista. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Astronauta Marcos Pontes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SP) – Agradeço a participação e a amizade do Plínio Valério, um grande Senador, que defende os interesses do Estado do Amazonas. No dia a dia, a gente vê aqui todo o esforço que ele tem em defender o meio ambiente, mas da forma correta, o desenvolvimento sustentável daquela região, pensando em cada uma das pessoas que está ali dentro do estado e que precisa ser considerada. Elas precisam ter a sua qualidade de vida levada em conta também.
O Plínio Valério está aqui, e eu espero que tenha muito sucesso aí em São Paulo também.
Valeu!
O SR. PLÍNIO VALÉRIO (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - AM. Por videoconferência.) – Um abraço.
Obrigado.