Pronunciamento de Izalci Lucas em 05/09/2025
Não classificado durante a 109ª Sessão Especial, no Senado Federal
Encerramento de Sessão Especial destinada a comemorar o Dia Nacional dos Corretores de Imóveis.
- Autor
- Izalci Lucas (PL - Partido Liberal/DF)
- Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Não classificado
- Resumo por assunto
-
Data Comemorativa,
Serviços:
- Encerramento de Sessão Especial destinada a comemorar o Dia Nacional dos Corretores de Imóveis.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/09/2025 - Página 22
- Assuntos
- Honorífico > Data Comemorativa
- Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços > Serviços
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, CORRETOR DE IMOVEIS.
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF) – Eu que agradeço. Fico muito honrado de receber esta singela homenagem, mas, ao mesmo tempo, fico também emocionado e gratificado por presidir esta sessão solene em homenagem aos corretores e corretoras.
Antes de encerrar, eu gostaria de fazer algumas breves considerações, até em função do que o nosso querido Ministro Augusto Nardes falou aqui sobre a questão de confiança, a questão da política de Estado.
De fato, a gente precisa construir mais políticas de Estado, porque, ultimamente, ultimamente não, nos últimos anos, a gente só conhece política de Governo e, normalmente, cada Governo que entra acaba com tudo e começa tudo novamente. E a única forma, olha que eu sou contador, auditor, fui professor, juiz do trabalho, mas não tem nenhuma atividade mais nobre do que a política, porque a política muda a vida das pessoas, para melhor ou para pior, depende da escolha. Então, eu costumo dizer que quem não gosta de política vai ser governado por quem gosta. Então, a gente precisa, realmente, fazer com que as pessoas de bem participem mais, para que a gente possa mudar este país.
Nardes falou aqui também do IOF. Fui o Relator aqui do IOF, nós derrubamos o decreto e, no primeiro dia de recesso, houve uma decisão do Supremo, que hoje governa este país sem limites, e a gente precisa de Senadores aqui que tenham realmente autonomia para fazer o contrapeso. Nós não podemos aceitar apenas um Poder, nós temos três Poderes, que têm que ser realmente, lógico, independentes, mas, para isso, a gente precisa colocar pessoas aqui, que, na linguagem popular, o pessoal diz rabo preso, que não tenham isso, que sejam independentes, senão a gente não vai conseguir superar estes momentos difíceis que nós estamos vivendo hoje.
Então, é uma reflexão que faço, porque aqui nós estamos tratando com líderes, pessoas que têm capacidade de persuasão de convencer as pessoas de a gente ter um cuidado maior na hora das escolhas dos nossos representantes. Aqui na Câmara e no Senado, ninguém caiu de paraquedas, alguém colocou aqui os seus representantes. Então, é muito importante essa consideração, porque a gente precisa mudar este Brasil e, para mudar o Brasil, só o eleitor.
Quero aqui agradecer mais uma vez a presença de cada um de vocês, de forma especial ao nosso querido Ministro Nardes. Tive o privilégio de ser Deputado com ele e participar ativamente, também acompanhando o trabalho dele no Tribunal de Contas, que é uma referência para nós em termos de gestão, governança, que é tudo o que o Brasil precisa. Eu, que sou contador-auditor, fico assim até indignado sobre como as coisas no Brasil são gerenciadas. Qualquer pequena empresa, se não colocar alguém competente, quebra. Agora, a gente coloca Prefeito, Governador e Presidente, muitas vezes, sem preparo nenhum. Por isso a gente não tem.
JK construiu, o último que eu vi aqui, Brasília em mil dias, menos de quatro anos. Hoje, você não tira um habite-se aqui em Brasília em cinco anos.
Então, vocês devem sofrer isso, né? A gente não tem nem escritura aqui, grande parte das terras não tem.
E eu vim para o Congresso não foi por carreira. Eu vim para o Congresso para mudar as leis, para poder fazer. Por isso nós aprovamos a regularização fundiária, o novo ensino médio com educação profissional. Mudamos tudo na área de ciência e tecnologia, inovação, tudo, tanto o marco regulatório quanto a questão econômica, exatamente para poder executar.
Na área pública, só se pode fazer o que é permitido, diferentemente da iniciativa privada, em que você faz o que você quer; você só não pode fazer o que é proibido.
Então, há diferença é muito grande, e só quem foi gestor público sabe a diferença de uma gestão pública de uma gestão privada.
Agradeço a cada um de vocês a presença.
Cumprindo, então, a finalidade desta sessão especial, eu declaro encerrada a sessão.
Obrigado. (Palmas.)
(Levanta-se a sessão às 15 horas e 59 minutos.)