Pronunciamento de Jaime Bagattoli em 08/09/2025
Discurso proferido da Presidência durante a 110ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão Especial destinada a homenagear o Sr. Assis Canuto. Destaque para o papel decisivo do homenageado na distribuição de terra a milhares de famílias no Estado de Rondônia (RO).
- Autor
- Jaime Bagattoli (PL - Partido Liberal/RO)
- Nome completo: Jaime Maximino Bagattoli
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso proferido da Presidência
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Política Fundiária e Reforma Agrária:
- Sessão Especial destinada a homenagear o Sr. Assis Canuto. Destaque para o papel decisivo do homenageado na distribuição de terra a milhares de famílias no Estado de Rondônia (RO).
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/09/2025 - Página 8
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Economia e Desenvolvimento > Política Fundiária e Reforma Agrária
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, CIDADÃO, ASSIS CANUTO, RELEVANCIA, ATUAÇÃO, COORDENADOR, INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRARIA (INCRA), COLONIZAÇÃO, Reforma Agrária, TERRITORIO FEDERAL DE RONDONIA, ESTADO DE RONDONIA (RO), EX-DEPUTADO, DEPUTADO FEDERAL.
O SR. PRESIDENTE (Jaime Bagattoli. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RO. Para discursar - Presidente.) – Antes de pronunciar o meu discurso, eu quero fazer um agradecimento ao Carlos Magno, ex-Deputado, foi Deputado Federal, duas vezes Prefeito por Ouro Preto do Oeste, onde se iniciou, como foi visto agora nesse vídeo, essa transformação do nosso território de Rondônia, que depois virou estado, em 1981, e foi essa pujança dessa reforma agrária feita no Estado de Rondônia um modelo exemplar para o nosso país, na Amazônia, ainda dentro do território.
Assis Canuto, não só o Senador Jaime Bagattoli, o Senador Marcos Rogério, o Senador Confúcio Moura, os nossos Deputados Federais, nossos Deputados Estaduais, mas 1,6 milhão de pessoas do Estado de Rondônia eu tenho certeza de que, na data de hoje, estão olhando e agradecendo ao senhor por tudo o que tem feito pelo Estado de Rondônia, principalmente para os pequenos produtores rurais, os médios e os grandes também. Meu muito obrigado.
Esta Casa hoje se reúne para homenagear o Sr. Assis Canuto, um brasileiro que escreveu seu nome na história do Estado de Rondônia. Seja como servidor do Incra ou político de carreira, Canuto teve um papel decisivo na distribuição de terra a milhares de famílias que buscavam, naquela região, esperança, trabalho e uma vida digna.
Durante a década de 1970, quando Rondônia ainda era território federal, Assis Canuto liderou a implantação de projetos de assentamentos que transformaram para sempre a realidade da região. Com um caráter pacífico e uma visão única de desenvolvimento, esse então servidor do Incra não se limitou apenas a distribuir terras, ele também promoveu a abertura de estradas, a construção de escolas rurais e ofereceu um suporte fundamental aos agricultores que vinham de todos os cantos do país.
Natural de Itumbiara, em Goiás, Assis Canuto conquistou o reconhecimento do povo rondoniense, tornando-se também filho da terra. Ali ele permaneceu para testemunhar o momento histórico que foi a elevação de Rondônia à condição de estado da Federação. A partir disso, sua trajetória política foi marcada pelo mesmo espírito desbravador que o marcou como servidor do Incra. Ao longo dos anos que se seguiram, ele foi Prefeito de Ji-Paraná, Vice-Governador de Rondônia e Deputado Federal Constituinte.
Na prática, Canuto é de uma classe política que hoje faz falta ao país, de gente que tem compromisso com o desenvolvimento e o bem-estar da população. Quando olhamos a trajetória de Assis Canuto, encontramos lições preciosas. Uma delas é a de que a política, quando exercida com racionalidade, equilíbrio e respeito, pode não só trazer dias melhores para o povo, mas garantir um futuro mais justo às próximas gerações.
Enquanto servidor do Incra, Canuto compreendeu uma verdade fundamental: a terra ociosa não beneficia ninguém; terra sem uso não gera emprego, não produz alimentos, não contribui para as exportações, não gera divisas para o país, nem fixa as famílias no campo; pelo contrário, alimenta o êxodo rural, o inchaço das cidades.
O trabalho dele mostrou que a reforma agrária é e continuará sendo um poderoso instrumento de progresso. Em tempos marcados pela polarização, ele nos ensina que é possível navegar pela política, mantendo o respeito e a boa vontade e, acima de tudo, tendo compromisso com o futuro da nação.
Que seus exemplos inspirem as atuais e futuras gerações de servidores públicos e líderes políticos que precisam, mais do que nunca, resgatar os mesmos valores que fizeram de Assis Canuto um nome indispensável na história de Rondônia e do Norte do Brasil!
Nosso muito obrigado. (Palmas.)
Neste momento, concedo a palavra ao Sr. Assis Canuto, homenageado desta sessão especial.